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Integração Folha com financeiro

 

INTRODUÇÃO

A rotina de integração da folha de pagamento com o módulo de financeiro visa criar no contas a pagar os documentos financeiros para as obrigações geradas pela folha de pagamento. Cada obrigação vai gerar um documento a pagar, sendo que em alguns casos podem ser criados documentos separados por setor, por funcionário e por rateio de centro de custos de acordo com o rateio de centro de custo informado no cadastro do empregado.
A integração funciona a partir da criação das regras de integração. Essas regras definem a forma de apuração do valor de cada obrigação e define a forma como será criado o documento no financeiro e sua contabilização quando esse documento for pago.
Depois de criadas as regras de integração, só será necessário fazer manutenção das mesmas quando ocorrer alguma alteração na folha de pagamento que gerem reflexo na geração das obrigações, como por exemplo a criação de novos eventos.
 
 

CONFIGURAÇÕES

FPA 1.2-ANo cadastro da Empresa, clicar no botão < Integrações > e marcar a flag no campo "integra com financeiro".
 
 
 

REGRAS DE INTEGRAÇÃO

FPA 4.C-M. Cada tipo de documento a ser gerado no financeiro será uma regra de integração e ambas são criadas no menu citado no inicio deste tópico.
Elas servem para definir o formato do documento a ser gerado no financeiro, a contabilização desse documento se for o caso,  e definir os filtros a serem usados para apurar o valor desse documento.
Existem dois tipos de apuração dos valores a pagar referentes à folha de pagamento: por regime de caixa e por regime de competência.
Por regime de caixa são os valores de IRRF a recolher, liquido de férias a pagar, liquido de rescisão a pagar e GRRF a pagar. Todos os demais são por regime de competência.
Na janela de manutenção consolidada das regras, criar uma a uma de acordo com cada situação.
 
 

CRIANDO AS REGRAS

A seguir será apresentado um roteiro passo a passo para a criação dos principais documentos financeiros a pagar referente aos valores da folha de pagamento incluindo todos os tipos de recibos e encargos.
Esse documento parte do princípio de que o usuário já possua entendimento sobre a dinâmica de criação de documentos no módulo financeiro para as obrigações de folha de pagamento, bem como de sua devida contabilização quando do efetivo pagamento.
Poderá ser necessária a ajuda do responsável financeiro para a criação das regras de integração, passando informações como por exemplo código de fornecedor, tipos de fornecedores (por exemplo, um fornecedor para cada funcionário), código da conta contábil, espécie de documento.
Aconselha-se que essas regras de integração sejam criadas em conjunto o usuário da folha de pagamento e o usuário do financeiro.
 
Passos para a criação das regras:
Ao acessar ao menu 4.C-M, vai abrir a tela abaixo.
 
 
Ao clicar no botão < incluir >  vai abrir a tela abaixo para colocar as informações da regra de integração a fim de gerar o documento financeiro da folha mensal. Normalmente, o Pro Labore é pago em data diferente do recibo mensal dos funcionários ou é destinada em outra conta. Dessa forma, é necessário criar uma regra de integração separada uma para funcionários e outra para pro labore.  A tela abaixo serve como modelo, deve ser preenchido os dados solicitados conforme a regra a ser criada, em cada campo, abaixo da imagem, consta uma pequena explanação para os conteúdos.
 
  • PRIMEIRA: SALARIO MENSAL A PAGAR

Esta primeira regra, detalha cada campo da tela de cadastro do SIGER® para um melhor entendimento das informações necessarias em cada campo,  considerando o planejamento financeiro e desejo de cada Cliente.  A mesma é de Salarios a pagar e já está preenchida. É por funcionario e por rateio de centro de custo que stá informado no cadastro do funcionario. Caso não queira fazer por rateio, apenas deve alterar o campo rateio para nenhum ou único se for o caso. Leia atentamente cada tópico.
 

 
Integração Folha com financeiro
1

Descrição da regra

Informar neste campo o nome da regra, no caso acima é "Salários a pagar", ou seja, o liquido a pagar a funcionários.
 
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Tipo de origem

Por ficha, essa opção é usada quando o documento financeiro a ser criado tem origem no recibo do funcionário, independentemente do tipo de recibo.
 
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Regime de apuração

Essa opção é usada quando o valor a ser pago possui a regra de apuração pelo regime de competência, ou seja,                     quando a apuração se refere ao mês.
 
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Configurações

No botão < eventos da ficha > será feita a seleção das regras para apurar os valores a serem pagos.  Ao clicar nele será exibida           uma nova tela. Nessa tela serão feitas varias configurações.
 
 
a) Inicialmente no campo "evento da ficha" deves selecionar "inclui e exclui", clicar "nos 3 pontinos" e "incluir o evento 5622" de liquido.
 
 
 
b) Clicar em <filtros adicionais> na parte inferior da tela acima e selecionar "tipo de recibo" mensal;
 
 
c) Depois, ir no campo “Código do funcionário”, selecionar <Filtros avançados> e clicar nos "3 pontinhos".
 
 
Vai abrir a tela a seguir,  ir novamente em <filtros avançados>.
 
 
Surgirá a tela abaixo, no campo "localizar", pesquisar pela "categoria do trabalhador". Ir em seleção na parte inferior da imagem, colocar "intercalada",  clicar nos "3 pontinhos" da direita e vai abrir uma nova tela.
 
 
Nesta tela, selecionar os itens indicados conforme a próxima imagem, avançar e confirmar. Os diretores serão excluídos pois terão outra regra especifica.
 
 
Na imagem abaixo, temos um resumo dos filtros efetuados, utilizando o botão < Eventos da ficha >. Que são os funcionarios pelas categorias do trabalhador exceto diretores, o evento de liquidos 5622 e o tipo de folha mensal, pois esta regra é por funcionario e para o tipo de folha mensal. Deverá ser construída outras regras iguais a esta para os demais tipos de folha ( adto salario, adto 13º salario, 13º salario integral, folha complementar, etc. Exceto férias e rescisão que terão regras especificas.
 
 
5

Totais da folha

Este campo serve para fazer as configurações para sistema achar os valores que vão compor a regra quando o < tipo de origem > for por totais, não será aberta por funcionario.
Neste caso serão selecionados os tipos de folha totalizadas e os eventos totalizadores conforme imagem abaixo.
 
 
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Fornecedor

Aqui define o tipo de fornecedor que da origem as informações.  Neste deve será necessario o auxilio do profissional do financeiro, ele vai saber indicar a informação correta. Selecionar no campo “Fornecedor” a opção desejada, se nenhuma das demais opções se enquadram no cenário da empresa, selecionar a opção “1-Único”. No caso em especifico, no campo “Fornecedor” foi informado o código 2- empregado pois será gerado um documento por empregado ao financeiro. Ver a opção de acordo com o planejamento financeiro de cada empresa.
 
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Espécie

A espécie, também é definida pelo financeiro, de acordo com seu planejamento.
 
8

Fornecedor

Este campo deve ser informado o código do fornecedor sempore que ele for único ou se não tiver informação no                campo anterior.
 
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Data do vencimento

Neste campo informar a data de pagamento a que se refere cada regra.
 
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Dia fixado

Informar o dia do pagamento, quando o vencimento for informado em dia fixo. Exemplo GPS pago em dia fixo no mês           seguinte, sabemos que é no dia 20, então coloca ali o dia 20.
 
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Histórico contábil

Preencher coma auxilio do financeiro e contabilidade, serve para quando a informação gerada na regra vai para o                financeiro e para a contabilidade.
 
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Forma de conta contábil

Parâmetros da contabilidade, conferir com setor contabil. No caso em especifico está nenhuma.
 
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Conta contábil

Também verificar com a contabilidade u financeiro, se for o caso. Pode haver integração financeira e não possuir integração contabil.
 
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Forma de centro de custo

Pode ser unico, rateio ou nenhuma, depende da estrutura de cada Cliente, ver com Contabilidade e financeiro. No exemplo em especifico ermeneceu "nenhuma".
 
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Centro de custo

Se optares por centro de custo único, informar o código do mesmo neste campo.
 
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Forma de conta financeiro

Verificar com o financeiro, a informação vai depender do modelo de planejamento financeiro aplicado na empresa.            No caso está única.
 
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Conta financeiro

No campo anterior está como conta única, neste campo informar o código desta conta do financeiro.
 
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Forma de centro de custo

Neste indicar a forma de geração das informações, se será único, por rateio ou nenhuma, também deves verificar                com o financeiro, de acordo com seu planejamento. NO caso em especifico está por rateio de centro de custos que                está      no cadastro do funcionario em FPA 1.8-A no botão <rateio centro de custo>.
 
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Centro de custo

Caso tenha optado por centro de custo único, informar o código do mesmo neste campo.
 
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Inativação

Serve para informar a data de inativação da regra, caso não a utilize mais
 
 
 
  •  SEGUNDA: PRO LABORE A PAGAR

    Para a criação desta regra, a lógica é a mesma da regra anterior, só mudou a categoria do trabalhador que nesta é de Diretor.

     

     
Na imagem abaixo, a tela em detalhes do botão <Eventos da ficha>. Vejam que o campo "tipo de evento" nesta regra está "Intercalada Rubricas afetam liquido, ali também poderia ser informado o evento 5622 e a regra funcionaria de igual forma.
 
 
 
  • TERCEIRA: INSS A PAGAR

    Veja que esta regra é por totais, ou seja, a regra vai pegar o valor total do INSS a recolher apurado na folha e levar ao financeiro este total rateado por centro de custo conforme informações contidas no cadastro dos empregados.

     

     
Veja as configurações necessárias no campo "Tipo de folha totalizada" e em "Evento Totalizado".
 
 
Detalhes das configurações do botão < Totais da folha>
 
 
  • QUARTA: FGTS A PAGAR ( Sefip )

    Este modelo em especifico também é pelo total apurado pelo sefip e vai levar ao financeiro com rateio pelo centro de custo. Veja abaixo a imagem da construção da mesma.

     

     

    Detalhes, das configurações do botão <Totais da folha>

     

     
     
  • QUINTA: IRRF A PAGAR

Veja que esta regra é por regime de caixa, pois o IRRF precisa ser recolhido de acordo com a data dos pagamentos realizados aos funcionarios. Nesta informa-se também todos os eventos de IRRF ocorridos nos calculos de folhas conforme imagem abaixo.

 

 

Detalhes das configurações do botão < Eventos da Ficha>.

 

 

Nomes dos eventos acima informados.

 

 
 
  • SEXTA: INSS 13º SALARIO A PAGAR

 

Criada por totais e com rateio de centro de custo ao financeiro.

 

 

Detalhes das configurações do botão <totais da folha>.

 

 
  • SETIMA: INSS FOLHA COMPLEMENTAR A PAGAR

 

Criada por totais e com rateio de centro de custo ao financeiro.

 

 

Detalhes das configurações do botão <totais da folha>.

 

 
  • OITAVA: ADIANTAMENTO DE SALARIO A PAGAR

     

Criada por funcionario e com rateio de centro de custo ao financeiro.

 

 

Detalhes das configurações do botão <eventos da ficha>.

 

 
  • NONA: SALARIO FOLHA COMPLEM A PAGAR

     

Criada por funcionario e com rateio de centro de custo ao financeiro.

 

 

Detalhes das configurações do botão <eventos da ficha>.

 

 
  • DECIMA: ADIANTAMENTO 13º SALARIO A PAGAR

     

Criada por funcionario e com rateio de centro de custo ao financeiro.

 

 

Detalhes das configurações do botão <eventos da ficha>.

 

 
  • DECIMA PRIMEIRA: 13º SALARIO INTEGRAL A PAGAR

     

Criada por funcionario e com rateio de centro de custo ao financeiro.

 

 

Detalhes das configurações do botão <eventos da ficha>.

 

 
  • DECIMA SEGUNDA: FERIAS A PAGAR

     

Criada por regime de caixa, pois a regra será gerada cada vez que tiver calculo de férias e encaminhamento do pagamento ao financeiro para pagamento.

 

 

Detalhes das configurações do botão <eventos da ficha>.

 

 

Importante saber que  neste caso ao gerar a regra de integração o usuário terá que clicar na aba < eventos da ficha> e ir no item " código do funcionario" e selecionar o empregado a que se refere as férias.

 

 

Se quiser selecinar a data do pagamento do calculo das férias deve clicar no botão < filtros adicionais>  ir no campo " data de pagamento da ficha" ir em "seleção"na parte inferior da tela e selecionar o dia do pagamento e depois gerar a regra. Veja telas abaixo.

 

 
  • DECIMA TERCEIRA: RESCISÃO A PAGAR

     

Criada por regime de caixa, pois a regra será gerada cada vez que tiver calculo de recisão e encaminhamento do pagamento ao financeiro para pagamento.

 

 

Detalhes das configurações do botão <eventos da ficha>. Nas configurações deste botão, possui informado o evento de liquidos da recisão e os tipos de ficha financeira rescião e rescisao complementar. Veja as imagens a seguir.

 

 

Importante saber que  neste caso ao gerar esta regra de integração o usuário terá que clicar na aba < eventos da ficha> e ir no item " código do funcionario" e selecionar o empregado a que se refere a rescisão e se quiser selecinar a data do pagamento do calculo da rescisão, deve clicar no botão < filtros adicionais>  ir no campo " data de pagamento da ficha" ir em "seleção"na parte inferior da tela e selecionar o dia do pagamento er depois gerar a regra. Veja telas abaixo.

 

 
  • DECIMA QUARTA: FGTS A PAGAR - GRRF

     

Esta regra foi criada por regime de caixa, pois é conforme a data de pagamento de cada guia de GRRF originada em recisões e rescisões complementares. Nesta é necessario informar os eventos da ficha o tipo de recibo rescisão erescisão complementar e os códigos de afastamentos das recisões que originam os valores a recolher na GRRF. Veja as configurações abaixo.

 

 

Detalhes das configurações dobotão < Eventos da ficha>.

 

 

Configuração dos eventos, clicar no botão <Eventos da FICHA> e ir no item "eventos da ficha", "incluir e excluir" e incluir os eventos 38,425,39 e 4529.

 

 

Ao clicar nos "3 pontinhos" da parte inferior direita abre a tela para a pesquisa e seleção dos eventos.

 

 

Para selecionar os tipos de ficha financeira deves, clicar no botão < Eventos da ficha>, depois no botão < filtros adicionais>, e no rodape esquerdo da tela selecionar filtros avançados e clicar nos 3 pontinhos da parte inferior direito e marcar as flags de rescisão e rescisão complementar.

 

 

Na sequencia para selecionar os códigos, clicar no botão < Eventos da ficha >, em <filtros adicionais >, ir em seleção e filtros avançados, clicar nos 3 pontinhos na base inferior direita e no botão < filtros adicionais> em seguida pesquisar " códigos de saque" ir em seleção na base inferior esquerda da tela, selecionar "intercalada" , clicar nos 3 pontinhos na base interior direita e selecionar as flags conforme figura abaixo.