Configurações de Históricos

 
Para que possam ser importados os movimentos do extrato para conciliação ou criação de lançamentos no SIGER®, é necessário vincular o texto do histórico do extrato com o código do histórico financeiro/contábil do SIGER®. Esta configuração pode ser feita no menu FIN 3.7-M.
 
Importante: Se utiliza extrato pelo Financeiro e configurou na empresa que não obriga históricos, esta configuração não é necessária. Neste caso podem ser configuradas apenas as matrizes de lançamento de caixa conforme necessidade.
 
Existem descrições de extrato disponibilizadas pelo SIGER® para facilitar o uso e cadastro inicial, mas a informação de textos encontrados nos arquivos deve ser feita de acordo com a necessidade dos usuários.
 
Caso seja feita importação e o histórico encontrado no arquivo não estiver cadastrado no SIGER®, a janela abaixo é aberta para configuração.
 
Configurações de Históricos
1

Banco

A vinculação de históricos é feita por banco, ou seja, as configurações do banco serão usadas para todas as contas correntes pertencentes a este.
 
2

Histórico do extrato

Texto que será comparado com o extrato para vinculação de históricos e matriz de lançamento.
O SIGER® sempre encontrará a configuração mais específica para vinculação.
 
Exemplo:
Aqui temos dois lançamentos do extrato com históricos diferentes:
 
Situação 1
 
Ambos os históricos irão usar as configurações do histórico "LIQ. COBRANCA", pois contém esta literal em ambos os movimentos.
 
Situação 2
 
Ambos os históricos irão usar as configurações do histórico "LIQ. COBRANCA", pois contém esta literal em ambos os movimentos. Mesmo que haja um histórico que também se encaixe na segunda linha irá usar o primeiro registro encontrado. Se for necessário fazer uma configuração mais específica esta deve estar em uma sequência anterior (conforme situação 3).
 
Situação 3
 
Neste caso haverá distinção de classificação. Para o movimento que tem "LIQ.COBRANCA S/REGISTRO" no arquivo irá usar "LIQ. COBRANCA", pois a primeira descrição não se equipara. Para o movimento que tem "LIQ.COBRANCA SIMPLES" no arquivo irá usar "LIQ. COBRANCA SIMPLES", pois a primeira descrição testada será equivalente.
 
3

Histórico de entrada/saída

Existem duas colunas para vinculação de históricos, uma para lançamentos de entrada e outras para movimentos de saída. Isso se deve ao fato que transferências entre contas levam o mesmo histórico para conta origem quanto a destino.
 
Exemplo:
4

Matriz de lançamento entrada/saída

Vinculação da matriz que irá criar novos lançamentos no SIGER®.
É possível informar matriz para criação de lançamento de entrada e de saída.
Informe as duas matrizes quando, no extrato bancário, o banco usa o mesmo histórico para entrada e de saída. Desta forma, na importação de extrato bancário, SIGER® utilizará a matriz configurada de entrada ou de saída conforme o tipo movimento do extrato bancário.
 
Exemplo:
Na configuração de uma conta corrente na qual sairá o dinheiro para aplicação, o banco pode enviar o histórico "BB RF CP" tanto para aplicação (saída) quanto para resgate (entrada). Nesse caso, deve ser criada uma linha usando o histórico "BB RF CP" e informando a matriz de lançamento para aplicação na coluna "Matriz do caixa saída" e a matriz de lançamento para resgate na coluna "Matriz do caixa entrada".
 
Não é um campo obrigatório. Para mais detalhes das configurações da matriz de lançamento: + Saiba mais
 
5

F3-Copiar

Copiar vinculação do histórico de extrato de outra empresa.
Utilizado quando existem várias siglas de empresas cadastradas, pois a vinculação de históricos do extrato com históricos financeiro contábeis do SIGER® é feita por sigla.
 
6

F4-Replicar

Replicar vinculação do histórico de extrato para outras empresas
Semelhante a função copiar; faz o envio das configurações para outras siglas - para situações onde existem muitas siglas cadastradas, sem precisar copiar individualmente.