Gerenciador de Envio
No gerenciador de envio, menu FPA 7.8-V, é possível filtrar a situação de cada tarefa, tais como: Pendente de envio, Validada, Envio com erro, entre outras, assim como a data da geração e data prevista de envio. É possível incluir o número de protocolo de envio e o número do recibo de entrega no eSocial. Todas estas configurações estão no botão <F9-Filtros>.
- Conheça a janela do gerenciador de envio para eSocial, menu FPA 7.8-V e seus principais botões e funções.


Verificar lotes
Botão utilizado para buscar retorno no eSocial das tarefas que estão com a situação "Esperando retorno".

Enviar pendências
Botão utilizado para enviar as tarefas ao eSocial. Para enviar as tarefas, precisa marca-las e clicar no botão <Enviar pendências>.

Funcionários iniciais
Botão utilizado para fazer a carga inicial dos funcionários para serem enviados ao eSocial. O botão somente deve ser utilizado para carregar os funcionários contratados antes de obrigatoriedade do eSocial.

Tabelas iniciais
Botão utilizado para fazer a carga inicial das tabelas iniciais, tais como S-1000, S-1005, S-1020, S-1010 e S-1070. Utilizando quando for cadastrado nova empresa. Após configurar na empresa, menu FPA 1.2-A, botão <Dados p/eSocial>, as datas referente as tabelas inicias, eventos não periódicos e eventos periódicos, SIGER® vai gerar a mesma data informada.

Remover tarefas
Botão utilizado para remover as tarefas do gerenciador de envio. Desta forma, a tarefa ficará com a situação deletada. Observação: não é recomendado remover as tarefas do gerenciador, principalmente as tarefas com a situação envio com erro e validado.

Ajustar tarefa
Botão utilizado para ajustar a situação de uma tarefa, Exemplo: ajustar a tarefa deletada para pendente de envio ou envio com erro.

Reabertura (S-1298)
Botão utilizado para fazer a reabertura da folha no eSocial. No SIGER®, precisa marcar a tarefa S-1299, clicar no botão <Reabertura (S-1298)>, marcar a tarefa do S-1298 e enviar. Ao validar a tarefa do S-1298, será criada nova tarefa de fechamento S-1299. Observação: ao validar a tarefa S-1298 a folha já estará aberta no eSocial, sendo possível fazer os ajustes necessários.

Visualizar erros
Botão utilizando para visualizar o erro, quando a tarefa enviada ao eSocial, voltar com a situação "Envio com erro". Neste botão é possível identificar o erro e qual a solução para resolver. Exemplo: Erro na tarefa do S-1200 e na mensagem do erro diz que não foi localizado a rubrica 39 na tabela 1 do eSocial para competência 202207, para resolver este erro, será necessário incluir a rubrica (evento) 39 para competência julho/2022 pelo menu FPA 7.8-N, informando a competência, na tela seguinte, selecionando o layout 1010 e no botão <F9-Seleção>, selecionar a SIGLA da empresa e na próxima tela informe o código do evento que deseja incluir no gerenciador de envio, menu FPA 7.8-V.

Gerar XML
Botão utilizado para gerar o XML da tarefa selecionada. A geração do XML é utilizado para verificar as informações que será enviados ao eSocial.

Relatório totalizad.
Botão utilizado para gerar os valores de INSS calculado pelo SIGER® e pelo eSocial. Mesmo relatório gerado em Excel no menu FPA 7.8-T.

Retificar
Botão utilizado para retificar tarefas já validadas. Exemplo: para retificar o S-1200, selecione a tarefa do S-1200 validado e ao clicar no botão <Retificar>, vai gerar nova tarefa do S-1200 com o tipo "Retificação".

Consulta entidade
Botão utilizado para consultar a tarefa, origem que gerou a tarefa selecionada, Exemplo: marcar a tarefa do S-2206 e se clicar no botão <Consultar entidade>, SIGER® vai abrir o cadastro do funcionário. Se marcar a tarefa do S-1200 e clicar no botão <Consultar entidade>, irá abrir a ficha financeira do funcionário referente a competência do S-1200.

Gerar exclusão S-3000
Botão utilizado para gerar a exclusão dos layouts periódicos e não periódicos. Ao clicar na setinha do botão <Gerar exclusão S-3000>, irão abrir 3 opções:

Somente inclusão: utilizado para gerar S-3000 da tarefa selecionado, sendo necessário marcar a tarefa e enviar.
Com envio automático: utilizado para enviar automático a exclusão, desta forma, SIGER® vai gerar S-3000 e vai enviar de forma automática.
Com reinclusão: utilizado para gerar a tarefa da exclusão S-3000 e a nova tarefa a ser enviada novamente após o ajuste do erro.

SST inicial
Botão utilizado para carregar as tarefas do SST inicial, irá gerar os layouts S-2220 - Monitoramento da Saúde do trabalhador e S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivo.

Treinamento inicial
Botão utilizado para carregar os treinamentos iniciais, será gerado o S-2206 para os funcionários que tem treinamento cadastrado no módulo RHU referente as NR's 10 e 12.
BOTÃO <F9-FILTROS> do gerenciador de envio, menu FPA 7.8-V.
Para melhor visualizar as tarefas no Grid do gerenciador de envio, podemos utilizar o filtro botão <F9-Filtros>, podendo filtrar por SIGLA, Layout de geração, Situação de Envio, Período de Competência, Data e horário de geração de registro e Data e horário previsto de envio.


Sigla da empresa que gerou o evento
Informar a SIGLA INICIAL e FINAL da empresa que deseja visualizar as tarefas geradas para envio ao eSocial. No campo 1-Esta entre, tem outros filtros, basta clicar na setinha do botão.


Layout de geração
Opção para selecionar os layout que serão mostrado no gerenciador. SIGER® trás como padrão os layouts das tabelas referente a folha de pagamento, como as tabelas iniciais, tabelas de eventos não periódicos e tabelas eventos periódicos.
Para visualizar a lista de layouts clique no botão
.



Situação de envio
SIGER® trás como padrão a situação das tarefas, Pendente de envio, Envio com erro e Esperando retorno. Sendo possível selecionar outras opções, como Validado, Deletado e Retificado, para selecionar outra opção, precisa clicar no botão
.



Período de competência
Permite selecionar a competência que deseja visualizar as tarefas a serem enviadas ou que já foram validadas.

Data e horário de geração do registro
Permite filtrar as tarefas pela data e horário de geração.

Data e horário previsto de envio
Permite filtrar as tarefas pela data e horário previsto de envio.
Configurar colunas no Grid do Gerenciador de envio, menu FPA 7.8-V
O Grid do gerenciador de envio, menu FPA 7.8-V, abre padrão com as colunas Situação, Empregador, Layout, Identificador do registro, Per.compet., Data e hora geração e Data e hora previsto de envio, sendo possível, alterar a ordem das colunas e incluir e excluir colunas no gerenciador. Para configurar as colunas no gerenciador de envio, botão <Configurar colunas que serão exibidas no Grid>, selecione o campo a ser incluído e clicar no botão INCLUIR.

Exemplo: Incluir o código do funcionário no Grid ao lado da coluna "Identificador do registro", menu FPA 7.8-V, clicar no botão <Configurar colunas que serão exibidas no Grid>, clique no campo "Código do funcionário" e no botão <F3-Inserir>. Selecione o campo na direita no quadro Colunas do grid e clique no botão <F5-Subir> para posicionar a coluna acima do "Identificado do registro".

Observação: no botão <Configurar colunas que serão exibidas no Grid>, será possível incluir, excluir coluna do grid, assim como ajustar ordem de cada coluna.