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Gerenciador de Débitos Automáticos

 
A partir do menu FIN 2.7-D é possível acessar o gerenciador de débitos automáticos. Este menu serve para que sejam registradas cobranças para clientes que optem pela modalidade de débito automático, podendo registrar no banco:
 
  • Inclusão de cadastros como optantes do débito automático
  • Exclusão de cadastros como optantes do débito automático
  • Inclusão de cobrança via débito automático
  • Exclusão de cobrança via débito automático
     
 
 
Gerenciador de Débitos Automáticos
1

Criar instruções

Os códigos de movimentos estão disponíveis para geração conforme a janela abaixo.
Selecione o código do movimento bancário desejado e acione o botão <OK> .
 
 
Na seleção padrão de documentos do financeiro efetue os filtros conforme necessidade. Após, será aberto o grid de documentos para seleção individual dos registros.
No grid serão carregados apenas os títulos de cadastros que tenham o local selecionado no gerenciador como local para débito automático, conforme o cadastro de optante.
A inclusão e exclusão de optantes deve ser gerada pela manutenção de contas correntes.  + Saiba mais
 
2

Excluir instruções

As Instruções podem ser excluídas através deste botão, selecione as Instruções no Grid Instruções bancárias e clique no botão <Excluir instruções>.
O registro da Instrução excluída permanece vinculada ao Documento, havendo a necessidade pode ser rastreada ou consultada via Gerador de Relatórios.
 
3

Gerar lote

O próximo passo após criar as instruções é a geração do lote, o qual é responsável por agrupar instruções.  Ao criar um Lote ainda não será feita a geração do arquivo de remessa, este procedimento será feito numa próxima etapa.
Para criar o Lote selecione as Instruções no Grid Instruções bancárias e clique no botão <Gerar lote>.
 
4

Adicionar ao lote

Este botão permite adicionar Instruções a um Lote existente, selecionando o botão <Adicionar ao lote> será carregada a janela Lotes bancários.
Por uma questão de segurança, apenas é permitido adicionar instruções aos lotes que ainda não tiveram arquivos gerados.
 
5

Cons.documento

Este botão acessa a consulta do Documento Financeiro a partir da Instrução selecionada no Grid Instruções Bancárias.
Essa opção não permite a seleção de múltiplos Documentos.
 
6

Filtros

Este botão acessa a Seleção padrão - Locais de cobrança (Tabelas genéricas).
Sugerimos salvar a seleção filtrando somente os Locais de cobrança configurados para enviar remessa de débito automático, diminuindo a exibição dos Locais de cobrança desnecessários para facilitar a utilização da rotina. + Saiba mais
 
7

Configurações

Neste botão estão disponíveis algumas configurações:
 
 
  • Imprime listagem de conferência ao gerar remessa: Se marcado, ao gerar o arquivo de remessa o SIGER® gera automaticamente a Listagem de Conferência do Arquivo de Remessa. Caso desmarcado, o usuário pode gerar a Listagem manualmente pelo botão <Relatório remessa>.
     
  • Relatório padrão: Se informado, será utilizado ao gerar a listagem de conferência do arquivo de remessa. Caso não informado, será utilizado o modelo distribuído pelo SIGER®. (Código do relatório padrão: 620702)    
     
  • Carrega documentos marcados p/ criar instruções: Carrega o grid de seleção com os documentos marcados ao acessar o botão <Criar instruções>.    
     
  • Carrega instruções marcadas: No grid principal de instruções do gerenciador, sempre carrega as instruções bancárias marcadas.
     
  • Atualiza local de cobrança do documento: Ao gerar Instrução de inclusão de cobrança grava o Local de Cobrança em uso no Documento Financeiro e atualiza a data de fluxo.
    Serve para geração da cobrança para documentos que ainda estejam com Local de Cobrança padrão ou Carteira, atualizado com o local para débito automático.
     
  • Gera arquivo de remessa ao criar o lote: Permite selecionar se deve fazer a geração do arquivo de remessa automaticamente ao clicar no botão <Gerar lote>, sem que seja necessário acessar o botão <Gerar remessa>. 
    Opções disponíveis:
       "1-Sim, sempre": faz a geração sem exibir confirmação
       "2-Sim, pergunta": faz a geração exibindo confirmação
       "3-Não": não gera automaticamente
     
8

Consultar lote

Consultar instruções que pertencem ao lote bancário selecionado.
 
9

Relatório remessa

Neste botão é feita a emissão do Relatório de Remessa ou Listagem de Conferência do Arquivo de Remessa. Este relatório possui várias opções de configuração de impressão, como impressão gráfica, PDF e Planilha XLSX. Permite que sejam selecionados vários lotes na mesma impressão.
 
10

Desfazer lote

Este botão exclui o Lote Bancário selecionado, deixando as Instruções em aberto. Como o Lote é um agrupador de Instruções é possível excluí-lo. Confirmando a exclusão as Instruções voltam a estar disponíveis no grid de instruções bancárias.
Exclusão de Lote com remessa gerada:
              - Só será permitido excluir o Lote com maior sequencial de remessa gerado
              - O local de cobrança será atualizado, decrementando o sequencial de remessa
 
11

Retirar instruções

Por este botão é possível remover determinadas Instruções do Lote Bancário, fazendo com que estas voltem ao grid de instruções em aberto.
 
12

Gerar remessa

A geração do arquivo de remessa é o último passo dessa rotina. Selecione um ou mais lotes no grid para gerar os arquivos. Será gerado um arquivo para cada lote selecionado. Os arquivos serão gerados no diretório configurado para remessa no local de cobrança.
 
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Consultar arquivo

Para acessar o arquivo marque o mesmo no grid de lotes bancários e selecione o botão <Consultar arquivo>.
Este recurso funcionará se mantiver os arquivos no diretório de remessa, configurado no local de cobrança. Se mover o arquivo do diretório não há como rastrear.