Geração automática de MDF-e
Mediante contratação do adicional do Módulo Transporte e Logística, "CT-e e MDF-e automático a partir da NF-e" e do adicional "Gera MDF-e", o SIGER® pode gerar e emitir o MDF-e a partir da emissão da nota fiscal. Após a contratação do adicional, é habilitada a alteração da checkbox nos parâmetros da empresa do módulo FAT, no botão “Integrações”, botão “Transporte/Logística”, que controla individualmente por empresa se a mesma emite CT-e/MDF-e na emissão de notas. Também é possível configurar as informações de seguro e tipo de carga padrão. Basta acessar na empresa do TLO o menu 1.2-A, botão [MDF-e].
Após feita a configuração, durante a emissão de notas pelo módulo FAT, seja através da emissão normal, no menu 2.3-N, ou a partir da inclusão de pedido e emissão de nota, através da geração e emissão de nota a partir da balança rodoviária, ou qualquer forma de emissão de nota do faturamento, será gerado e emitido o MDF-e.
Para que seja gerado o MDF-e, o transportador informado na nota deve ter, no módulo TLO, empresa com o mesmo CNPJ do transportador e ter cotação de frete informada na nota, nesse caso, a emissão irá gerar primeiro o CT-e e então o MDF-e. Ou o transportador da nota deve ser o próprio emitente gerando assim, somente o MDF-e. Também é necessário que na emissão da nota, sejam informadas as informações de placa do veículo e condutor.
A impressão do MDF-e é acionada durante a emissão da nota, no momento em que o mesmo é gerado. O MDF-e gerado herda da nota de origem diversos dados, como o contratante e valor total da carga. Define também o condutor e o veículo de acordo com as informações preenchidas no momento da emissão.