Fluxo de caixa é o movimento financeiro apurado entre entradas e saídas da organização, ou seja, todas as receitas (vendas, juros recebidos, aluguéis recebidos, entre outros) decrescidas dos gastos (custo da mercadoria/produto ou serviço vendido, impostos, despesas operacionais, entre outros).
Para efetivar o controle de fluxo de caixa é preciso registrar todas as movimentações com critério, disciplina e transparência, por um período temporal específico ou com o objetivo de projetar valores em longo prazo.
Essa projeção permite avaliar possibilidades de investimento ou aquisições, além de orientar os gestores quanto às decisões estratégicas que impactam na saúde financeira da empresa, como avaliação de portfólio de produtos, ações promocionais, entre outros.
O fluxo de caixa é uma importante ferramenta para ajudar sua empresa a desviar de obstáculos que atrapalham o crescimento do negócio. Por exemplo, com o fluxo de caixa, você passa a controlar com mais precisão as contas a pagar e receber.
Com um sistema atualizado regularmente, fica mais fácil identificar as datas importantes de pagamento e recebimento, o que é ideal para planejar seus investimentos. Além disso, a ferramenta também oportuniza visualizar a situação geral das finanças e apontar os gastos que podem ser reduzidos para gerar economias no orçamento. O fluxo de caixa não é importante apenas para consultar as finanças empresariais no momento, mas também para planejar os próximos passos no plano financeiro da organização.
A principal listagem de fluxo de caixa é emitida no menu FIN 4.1-L (Listagem de Fluxo de Caixa Analítica), mas também é possível gerar os gráficos através do menu FIN 4.1-G + Saiba mais e para análise em formato de calendário, utilizar o menu FIN 4.1-A + Saiba mais.
 Cadastro
Este campo define se serão processados os documentos de clientes e fornecedores, opções disponíveis na seleção:
1-Cliente: Nessa seleção serão processados somente os documentos de clientes.
2-Fornecedores: Nessa seleção serão processados somente os documentos de fornecedores.
3-Ambos: Nessa seleção serão processados somente os documentos de clientes e Fornecedores, essa opção é a padrão do relatório.
|
 Agrupar por
Este campo define a forma como os documentos serão agrupados no relatório, dependendo da seleção deste campo, outros campos da seleção podem ser desabilitados, opções disponíveis:
01-Não agrupa: Não agrupa os documentos.
02-Local de cobrança: Os documentos serão agrupados e subtotalizados pelo local de cobrança dos documentos.
03-Grupo de cadastro: Os documentos serão agrupados e subtotalizados pelo grupo de cadastro dos clientes e fornecedores.
04-Natur.de cobrança: Os documentos serão agrupados e subtotalizados pela natureza de cobrança dos documentos.
05-Local/Nat. cobrança: Os documentos serão agrupados e subtotalizados pelo local de cobrança e pela natureza de cobrança dos documentos.
06-Grupo cad/Local cobr.: Os documentos serão agrupados e subtotalizados pelo grupo de cadastro dos clientes e fornecedores e pelo local de cobrança dos documentos.
07-Dia/Local de cobrança: Os documentos serão agrupados e subtotalizados pelo dia de fluxo de caixa e pelo local de cobrança dos documentos.
08-Conta plan. financeiro: Os documentos serão agrupados e subtotalizados pela conta de planejamento financeiro dos documentos, essa opção estará disponível caso a esteja em uso o módulo adicional Planejamento Financeiro.
|
 Ordem
Este campo define a ordem na qual os documentos serão ordenados/classificados dentro de uma determinada data de fluxo, opções disponíveis:
1-Cadastro/Documento/Desd: Ordenação pelo código do cadastro, número e desdobramento do documento.
2-Alfabética/Documentos/Desd: Ordenação alfabética dos cadastros, número e desdobramento do documento.
3-Alf.Cliente/Alf.Fornec.: Ordenação alfabética dos cadastros de clientes e fornecedores.
4-Alf.Fornec./Alf.Cliente: Ordenação alfabética dos cadastros de fornecedores e clientes.
5-Valor/Documento/Desd: Ordenação por valor, número e desdobramento do documento.
6-Valor Cliente/Valor Fornec.: Ordenação por valor dos clientes e fornecedores.
7-Val.Fornec/Val.Cliente: Ordenação por valor dos fornecedores e clientes.
|
 Totalização
Este campo define a totalização dos documentos, opções disponíveis:
1-Diária: Será feita a totalização diária e apenas uma totalização ao final do relatório.
2-Diária / Semanal: Será feita a totalização diária podendo definir um dia da semana para ocorrer a totalização semanal.
3-Diária / Mensal: Será feita a totalização diária gerando a totalização mensal sempre ao final de cada mês.
4-Apenas total geral: Lista o total dos documentos somente no final do relatório. Nessa opção o relatório de fluxo fica no formato resumido/sintético.
|
 Dia para totalização
Ao escolher a opção de totalização "2-Diária / Semanal", será habilitado este campo para ser informado em qual dia da semana ocorrerá a totalização.
|
 Listar
Este campo define quais as datas do documento que serão listadas no relatório, opções disponíveis:
1-Movimento/Vencimento
2-Movimento/Fluxo
3-Vencimento/Fluxo
|
 Considera saldo disponibilidades
Este campo define como será considerado o saldo de disponibilidade dos caixas/contas correntes, para processamento dos movimentos dos caixas e contas correntes na montagem do saldo inicial do fluxo de caixa, opções disponíveis:
1-Data de movimento: Considera saldo de disponibilidades pela data dos movimentos dos caixas e contas correntes.
2-Data de conciliação: Considera saldo de disponibilidade pela data de conciliação dos movimentos dos caixas e contas correntes, serão processados somente movimentos conciliados. Se a empresa não utiliza as rotinas de conciliação dos movimentos de caixa/conta corrente, não utilizar essa opção.
|
 Observações
Este campo define se devem listar as observações dos documentos e das ordens de compra no relatório de fluxo, opções disponíveis:
1-Não listar: Não listar as observações dos documentos e ordens de compra.
2-Listar observações: Listar as observações dos documentos.
3-Obs./ordens de compra: Listar as observações dos documentos e das ordens de compra (essa opção será considerada se a empresa tutilizar a integração com o módulo 8-Controle de Compras).
|
 Tipo de moeda
Este campo define o tipo de moeda em que o fluxo será listado. Quando selecionada a moeda diferente da moeda dos documentos, será feita conversão dos valores dos mesmos, inclusive saldo inicial informado manualmente.
|
 Data de referência para vencimentos
Data que será usada para indicar a situação do documento. Exemplo: documento 123 foi incluso dia 05/01, e pago em 20/05, se a data de referência for 10/01, o relatório irá considerar o documento em aberto, pois era a situação dele na data de referência.
O valor dos documentos vencidos até a data de referência serão listados de forma sintética, ou seja, acumulada. Caso não seja informada, os documentos serão listados normalmente ou de forma detalhada.
|
 Integra previsão de compras
Quando marcada, serão consideradas as ordens de compra não entregues com previsão de saída no fluxo de caixa, considerando a data de vencimento ou vencimentos informados na ordem de compra, baseados na data de previsão de entrega da ordem de compra.
Desmarcada, não processa as ordens de compra para previsão de saída do fluxo.
Observação: Esta configuração será exibida caso a empresa utilize o módulo 8-Controle de Compras.
|
 Considera somente vlr.mercadorias
Esta configuração será habilitada somente quando marcada a check box "Integra previsão de compras".
Marcada, as ordens de compra de importação consideram para valor de fluxo somente o valor das mercadorias, sem considerar os valores de impostos e despesas gerais como frete, seguro etc.
Desmarcada, será considerado o valor total da ordem de compra.
|
 Integra previsão de vendas
Marcada a check box, os pedidos não faturados serão considerados como previsão de entrada no fluxo de caixa, considerando o(s) vencimento(s) a partir da data de previsão de entrega, informados nos pedidos de venda.
Desmarcada, não serão processados os pedidos não faturados para previsão de entrada no fluxo.
Observação: Esta configuração será exibida caso a empresa possua o módulo 5-Vendas e Faturamento.
|
 Somente totais diários p/cli/for
Marcada a check box, não serão listados os documentos no fluxo, listará somente o total dos documentos por dia para cada cliente e fornecedor.
Desmarcada, listará o fluxo detalhando os documentos de clientes e fornecedores.
|
 Documentos sem fluxo
Marcada a check box, listará, inclusive, os documentos que não possuem o campo "Fluxo de caixa" marcado no documento do financeiro.
Desmarcada, serão listados somente os documentos que possuem a configuração "Fluxo de caixa" marcada.
Observação: Os documentos podem ser gravados no financeiro com a configuração "Fluxo de caixa" desmarcada, dependendo da configuração da espécie de documento, do local de cobrança ou caso o usuário tenha desmarcado manualmente.
Como identificar que o documento está marcado para não listar ou processar no relatório de fluxo de caixa, exemplo na imagem a seguir.
|
 Salta página por agrupamento
Marcada a check box, a cada agrupamento será realizado o salto da página. Ou seja, cada agrupamento será listado numa página.
Esta configuração será habilitada quando selecionada opção diferente de "01-Não agrupa" na combo box "Agrupar por".
|
 Integra previsão de contratos
Quando marcada, serão considerados os contratos com previsão de entrada ou saída no fluxo de caixa, dependo do tipo de contrato (clientes ou fornecedores).
Desmarcada, não processa os contratos para previsão de fluxo.
Observação: Este configuração será exibida caso a empresa possua o módulo M-Gestão de Contratos.
|
 Saldo inicial
Este campo permite definir o saldo inicial a ser considerado no fluxo de caixa, este campo é importante para correta análise do relatório de fluxo de caixa, pois será a partir dessa seleção que o SIGER® processará os movimentos dos caixas/contas correntes para calcular o saldo inicial do relatório, se não informar o saldo ou selecionar as opções de processamento do saldo, o relatório sempre iniciará com saldo zero. Opções disponíveis:
1-Informa manual: Permite informar manualmente o saldo inicial a ser considerado no fluxo de caixa, essa opção é utilizada quando não é realizado o controle de caixa/conta corrente no SIGER®, então o responsável pela emissão do relatório pode informar manualmente o saldo das contas correntes.
Exemplo do relatório informando o saldo manualmente:
2-Saldo anterior à data inicial: Calcula o saldo inicial processando os movimentos do caixa/conta corrente até o dia anterior ao início do fluxo. Por exemplo, se emitir o fluxo de caixa com a data inicial de fluxo no dia 01/09, o SIGER® processará os movimentos de caixa/conta corrente até o dia 31/08.
Exemplo do relatório:
3-Saldo dos movimentos: Calcula o saldo inicial processando todos os movimentos do caixa/conta corrente, inclusive movimentos posteriores ao início do fluxo.
Observação: Quando selecionadas as opções 2 ou 3, o SIGER® exibirá a janela "Caixa/conta corrente" para selecionar os caixas e contas correntes para compor o saldo das disponibilidades.
Na tabela genérica 11-Caixa/conta corrente possui o campo para definir se os caixas e contas correntes integram com fluxo de caixa + Saiba mais, então para os caixas que não devem ser considerados na emissão dos relatórios de fluxo de caixa, selecionar a opção "3-Não exibe" e para os caixas que serão considerados na composição do saldo das disponibilidades, selecionar a opção "1-Sim".
|
 Previsão pagtos à vista
Valor médio de pagamentos à vista há considerar nos dias úteis (de segunda à sexta-feira) e sábados, se houver movimento para o dia.
Quando informado valor neste campo, será projetado este valor como previsão de pagamentos à vista nos dias úteis, conforme demonstrado no exemplo a seguir.
|
 Previsão vendas à vista
Valor médio de vendas à vista há considerar nos dias úteis (de segunda à sexta-feira) e sábados, se houver movimento para o dia.
Quando informado valor neste campo, será projetado este valor como previsão de recebimentos à vista nos dias úteis, conforme demonstrado no exemplo a seguir.
|
 Data limite para previsões
Este campo define a data de fluxo limite para as previsões consideradas na listagem do fluxo. Previsões com data de fluxo posteriores não serão listadas.
Previsão compreendem aos documentos tipo P-Previsão.
|
 Considera valor de entrada original
Se marcada esta check box, será considerado o valor original de entrada da ordem de compra para listagem do fluxo sem considerar impostos, descontos e acréscimos.
Desmarcada, lista o valor total da ordem de compra, considerando os impostos, descontos e acréscimos.
Esta configuração será habilitada somente quando marcada a check box "Integra previsão de compras".
|
 Lista obs. das ordens de compra
Se marcada listará a observação da ordem de compra no fluxo de caixa.
Esta configuração será habilitada somente quando marcada a check box "Integra previsão de compras".
|
 Considera data de entrega p/item
Se marcada, será considerada a data de entrega de cada item como base para o cálculo dos vencimentos da previsão de vendas, gerando os vencimentos no fluxo por item.
Esta configuração será habilitada somente quando marcada a check box "Integra previsão de vendas".
|
 Salta página por data de fluxo
Se marcada esta check box, será listada cada data de fluxo numa página, ou seja, salta a página ao trocar a data de fluxo.
|
 Empr.a consolidar
O fluxo de caixa possibilita a consolidação de empresas, desde que as mesmas compartilhem os mesmos cadastros de clientes e fornecedores. Caso as siglas de empresas selecionadas não compartilhem os cadastros, será exibida mensagem de atenção, conforme exemplo a seguir.
Importante: Em caso de dúvidas com o compartilhamento de cadastros, entrar em contato com o Suporte da Rech, pois a mudança deste parâmetro pode comprometer a integridade da base de dados.
|
 Local de cobrança
Este botão acessa Seleção padrão - Locais de cobrança (Tabelas genéricas). Através dessa seleção é possível filtrar quais os locais de cobrança serão considerados para listagem do fluxo, inclusive salvar a seleção realizada.
|
 Nat.cobrança
Este botão acessa Seleção padrão - Natureza da cobrança (Tabelas genéricas). Através dessa seleção é possível filtrar quais as naturezas da cobrança serão consideradas para a listagem do fluxo, inclusive salvar a seleção realizada, caso utilize essa tabela nos documentos do financeiro.
|
|