Emissão Automática de Notas
Um processo de faturamento mais ágil e eficiente nas empresas pode ser alcançado com o uso da funcionalidade de Emissão Automática de Notas Fiscais do SIGER®!
A funcionalidade é direcionada principalmente a empresas que precisam emitir muitas notas em um curto espaço de tempo e está aplicada tanto para emissão de NF-e quanto para NFS-e, podendo ser acessada no menu FAT 2.3-X.
O SIGER® permite que o usuário configure uma seleção de pedidos (veja marcador 1 na figura) que caracterize a fila de emissão automática (marcador 2). Após o acionamento da emissão (3), o sistema constantemente aplica essa seleção aos registros de pedidos da base de dados e aciona o faturamento (2.3-N) de todos pedidos enquadrados.
A série a ser utilizada para a emissão é identificada automaticamente pelo SIGER® (2).
Caso ocorra alguma restrição na emissão automática de NF de um determinado pedido, o mesmo tem sua posição alterada de "Liberado" para "Liberado, c/restrição no faturamento", o que faz com que saia da fila de emissão e permita passar por uma avaliação. É possível monitorar pedidos que porventura tenham se enquadrado em tal situação no quadro Notas não faturadas (4) ou em qualquer outra sessão do SIGER® através do menu 2.1-G-Gerenciamento de pedidos, onde também é permitido remetê-los novamente à fila de emissão após os ajustes.
Já os pedidos sem restrição (que tendem ser a grande maioria) têm suas NF-e ou NFS-e geradas automaticamente, bem como todas suas integrações realizadas. O quadro de Notas faturadas (5) acumula esses registros.
A área de processamento na tela (6) informa o andamento do lote atual (2) de notas que estão sendo emitidas.
Após a conclusão do processamento do lote o quadro de Notas por faturar (2) é limpo e os novos pedidos que porventura passem a se enquadrar serão exibidos e processados como um novo lote.
No momento, a impressão de documentos como DANF-e e boleto, se necessárias, devem ser acionadas manualmente em menus de cópia. Lembra-se que tais documentos continuam com a possibilidade de envio por e-mail no momento da emissão, mesmo na emissão automática.