O demonstrativo do planejamento financeiro possibilita a análise horizontal e vertical dos movimentos do planejamento financeiro, possui o formato semelhante ao DRE contábil (demonstrativo do resultado do exercício), porém com a visão financeira.
Este relatório possibilita o comparativo entre os valores previstos e realizados, analisando o período por mês, bimestre, trimestre, semestre ou anual.
Em função do seu formato em colunas, não possui opções de saída de impressão, será gerado sempre em planilha XLS ou XLSX (planilha Excel).
O demonstrativo é gerado no menu FIN 6.3-P (Demons.Result.Planej.Fin.).
Tipo de movimento a listar
Este campo define o tipo de movimento a ser listado no relatório, opções disponíveis:
1-Documentos: Lista somente documentos.
2-Caixa/conta corrente: Lista somente movimentos de caixa/conta corrente, ou seja, os movimentos incluídos no menu FIN 3.4-I.
3-Doctos/Caixa/ct.cor: Lista documentos e movimentos de caixa/conta corrente.
Tipo de documento
Este campo define os tipos de documentos que serão listados no relatório, opções disponíveis:
1-Oficiais: Lista somente documentos tipo O-Oficial, que são adiantamentos, duplicatas e devoluções.
2-Previsões: Lista somente documentos tipo P-Previsão, os documentos inclusos no menu FIN 2.2-I.
3-Todos exceto previsões: Lista todos os tipos de documentos, O-Oficial e U-Outros, exceto os documentos tipo P-Previsão.
4-Todos: Lista todos os tipos de documentos, inclusive previsões.
Como identificar o tipo de documento na consulta dos documentos do financeiro:
Tipo O-Oficial
Tipo U-Outros
Tipo P-Previsão
Classificar por
Este campo define a classificação dos documentos no relatório, opções disponíveis:
1-Data de emissão: Classifica os documentos pela data de emissão do documento, nessa opção, caso o documento possua desdobramentos ou parcelas, será listado o valor de todos os desdobramentos e/ou parcelas, pois a data de emissão será a mesma, conforme demonstrada no exemplo a seguir.
2-Data de fluxo: Classifica os documentos pela data de fluxo do documento.
3-Data de vencimento: Classifica os documentos pela data de vencimento do documento.
4-Data de pagamento: Classifica os documentos pela data de pagamento do documento.
5-Data de crédito: Classifica os documentos pela data de crédito do documento.
Para facilitar o entendimento e identificação das datas nos documentos, na imagem abaixo estão destacados os campos de datas utilizados para classificar o relatório.
Considera documentos pagos por
Este campo define com qual data serão considerados os documentos pagos, opções disponíveis:
1-Fluxo: Considera os documentos pagos pela data de fluxo.
2-Pagamento: Considera os documentos pagos pela data de pagamento.
3-Crédito: Considera os documentos pagos pela data de crédito.
4-Não considera: Desconsidera documentos pagos.
Exibição da conta
Este campo define a forma de exibição da conta de planejamento, opções disponíveis:
1-Código estruturado: Exibe o código estruturado da conta de planejamento, exemplo:
00001.00001.00001 - RECEITA DE VENDAS
2-Código de acesso: Exibe o código de acesso da conta de planejamento, exemplo:
1 - RECEITA DE VENDAS
Listar
Este campo define a listagem dos valores no demonstrativo, opções disponíveis:
1-Somente realizado: Lista somente os valores previstos das contas, exemplo do demonstrativo.
2-Somente previsto: Lista somente os valores realizados das contas, exemplo do demonstrativo.
3-Previsto/Realizado: Lista os valores previstos e realizados, exemplo do demonstrativo.
Colunas de total
Este campo define a listagem de colunas totalizadoras, opções disponíveis:
1-Não: Não lista colinas totalizadoras.
2-Total: Lista coluna com valor total dos períodos listados.
3-Saldo: Lista coluna com saldo dos períodos listados, exemplo do demonstrativo.
4-Total e saldo: Lista uma coluna com o valor de total e outra com o valor do saldo dos períodos listados.
Linhas de total
Este campo define a listagem de linhas totalizadoras, listar em combinação com o campo "Listar", selecionando a opção "3-Previsto/Realizado", opções disponíveis:
1-Não: Não lista linha totalizadora.
2-Resultado do mês: Lista linha com o valor do resultado do mês (realizado - previsto), exemplo do demonstrativo.
3-Resultado acumulado: Lista linha com valor acumulado dos meses (saldo anterior + resultado do mês), exemplo do demonstrativo.
4-Result.mês e acumulado: Lista uma linha com o resultado do mês e outra com o resultado acumulado, exemplo do demonstrativo.
5-Result.acum.realizado: Lista uma linha com o valor acumulado dos meses, considerando somente os valores realizados, exemplo do demonstrativo.
Lista totalizador
Este campo define a listagem de totalizadores entre as colunas, opções disponíveis:
1-Não: Não lista totalizadores entre contas.
2-Subgrupo: Lista totalizador para o subgrupo da conta, essa opção agrupa os registros a partir do código do subgrupo e não leva em consideração o grupo da conta. A descrição do subgrupo listado será o primeiro subgrupo válido. Exemplo do relatório.
3-Grupo: Lista totalizador para o grupo da conta, exemplo do relatório.
4-Subgrupo/Grupo: Lista totalizador para o subgrupo e para o grupo da conta, exemplo do relatório.
5-Agrupaento: Lista totalizador para o agrupamento da conta, exemplo do relatório.
6-Conta/Grupo: Lista totalizador para conta e para o grupo da conta, exemplo do relatório.
7-Conta/Subgrupo: Lista totalizador para a conta e para o subgrupo da conta, exemplo do relatório.
8-Conta/Agrupamento: Lista totalizador para a conta e para o agrupamento, exemplo do relatório.
9-Centro de custo: Lista totalizador para o centro de custo, exemplo do relatório.
Lista saldo anterior
Este campo define a lista de coluna de saldo anterior.
Exemplo do relatório listando somente realizado.
Exemplo do relatório listando previsto e realizado.
Lista contas sem saldo
Este campo define a listagem das contas não movimentadas no período selecionado, exemplo do relatório marcando o campo.
Processa Cotações/OC
Este campo define se deve considerar como valores realizados as cotações de compras aprovadas e ordens de compras emitidas e não entregues.
Observação: Este campo será exibido caso a empresa possua contratado o módulo 8-Controle de Compras.
Processa movtos de estoque
Este campo define se serão processados os movimentos do planejamento financeiro gerados por entrada ou saída interna do estoque.
Envia relatório por e-mail
Se marcado, realiza o envio do relatório para os destinatários de e-mail informados através do botão [E-mail].
Cadastro
Este botão acessa a "Seleção padrão - Cadastro de cliente/fornecedor", possibilitando a seleção de cadastros de clientes e/ou fornecedores específicos para emissão da listagem.
Empresas
Os relatórios do planejamento financeiro possibilitam a consolidação de empresas, desde que as mesmas compartilhem os mesmos cadastros de clientes e fornecedores. Caso as siglas de empresas selecionadas não compartilhem os cadastros, será exibida mensagem de atenção, conforme exemplo a seguir.
Importante: Em caso de dúvidas com o compartilhamento de cadastros, entrar em contato com o Suporte da Rech, a mudança deste parâmetro pode comprometer a integridade da base de dados.
Caixa/Cta.Corr.
Este botão acessa a "Seleção padrão - Caixa/conta corrente", para seleção dos caixas/contas correntes que serão processados no relatório, quando selecionada a opção "2-Caixa/conta corrente" ou "3-Doctos/Caixa/ct.cor" no campo "Tipo de movimento a listar".
Agendar execução
Permite agendar a execução da listagem analítica do planejamento através do agendador de tarefas do SIGER®.
C.Custo
Este botão acessa a "Seleção padrão - Centros de custo", para seleção dos centros de custos que serão processados no relatório.
E-mail
Se marcado o campo "Enviar relatório por e-mail", permite informar uma lista de destinatários de e-mail que receberão o relatório.
Lista notas não faturadas
Este campo define se serão processadas as notas fiscais que ainda não foram faturadas, ou seja, as notas consultadas no menu FIN 2.1-C e não possuem o número de fatura.
Exemplo da consulta de notas não faturadas no financeiro.
Processa juros e descontos
Este campo define o processamento dos movimentos do planejamento financeiro de juros e descontos dos documentos pagos no período.
Os descontos ou juros são os valores informando nos seguintes campos do documento do financeiro, conforme exemplo na imagem a seguir.
No botão [Movimento do planejamento financeiro] é possível identificar a conta de planejamento, conforme exemplo.
Listar média
Este campo define a listagem de coluna com a média de valor dos períodos entre a data inicial e final da listagem.
Exemplo do demonstrativo listando a coluna de média
Listar % sobre total
Este campo define a listagem de coluna de percentual sobre o agrupador. O campo é habilitado quando selecionada as opções de listagem de totalizadores, no campo "Lista totalizador".
Exemplo do demonstrativo com a coluna de percentual.
Listar somente totalizador
Este campo define a listagem somente os totalizadores de acordo com a seleção do campo "Lista totalizador". O campo é habilitado quando selecionada as opções de listagem de totalizadores, no campo "Lista totalizador".
Exemplo do demonstrativo somente com os totalizadores de subgrupo e grupo.
Número de meses
Este campo é habilitado quando selecionado o campo "Lista saldo anterior".
Informar o número de meses a considerar para a montagem do saldo anterior.
Filtra cxa/cta corrente de quitação documento
Este campo define se filtra o caixa/conta corrente de contrapartida da quitação do documento, quando existir mais de um, considera somente o primeiro.
Carta para envio de e-mail
Se marcado o campo "Enviar relatório por e-mail", permite informar um modelo de carta que será usado para montagem do corpo do e-mail e assunto. Só serão aceitos modelos de carta que possuam corpo do e-mail e assunto informados.