Neste tópico serão abordadas as configurações inerentes aos impostos e tributos para emissão de nota de serviço.
Subst.tributária de PIS/COFINS
Este campo define a substituição tributária de PIS/COFINS.
Regime de PIS/COFINS
Este campo define o regime de PIS e COFINS, utilizada somente para empresas enquadradas no regime não cumulativo e cumulativo, opções disponíveis.
1-PIS/COFINS cumulativo
2-PIS/COFINS não cumulativo
3-PIS cumulativo e COFINS não cumulativo
4-PIS não cumulativo e COFINS não cumulativo
Tipo de receita
Este campo define o tipo de receita para emissão da nota de serviço, opções disponíveis.
1-Operacional
2-Não operacional
3-Outras rec.operacionais
4-Financeira
5-Juros s/capital próprio
Código base cálculo
Este campo define o código para base de cálculo das notas de serviços tomados com direito a credito de PIS/COFINS, referente ao registro A170 do SPED contribuições.
Esse registro é obrigatório para discriminar os itens da nota fiscal de serviço emitida pela pessoa jurídica ou por terceiros, no registro A170 serão informados os itens constantes nas notas fiscais de serviços, especificando o tratamento tributável (CST) aplicável a cada item. Em relação aos itens com CST representativos de receitas, os valores dos Campos de bases de cálculo.
Opções disponíveis:
00-Sem direito a crédito
01-Aquis.bens p/revenda
02-Aqu.bens ult.insumo
03-Serviços p/insumos
04-Energia elét/térmica
05-Aluguéis de prédios
06-Aluguéis de máq/equip
07-Armaz.frete oper.ven.
08-Contraprest.arr.merc.
09-Máq/equip.(cr.s/depr)
10-Máq/equip.(cr.s/aqu.)
11-Amort/Deprec.imóveis
12-Dev.Vend.Suj.Não-Cum
13-Out.operação c/cred.
14-Tranp.Cargas-Subcont
15-Imob.-Custo Incorrido
17-Serv.limp.conserv.
Percentual de presunção
Este campo define o percentual de presunção de lucro para empresas tributadas pelo lucro presumido.Dependendo da atividade, a presunção do lucro presumido, para fins de base de cálculo, no caso de serviços prestados, pode ser de 8% ou 32% no caso do IRPJ, opções disponíveis.
1-Padrão da empresa
2-Presumido 8%
3-Presumido 32%
Código do serviço LC 116/03
Este campo define o código do item da lista de serviços, conforme Lei Complementar 116/03, dispõe sobre o imposto sobre serviços de qualquer natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal.
O SIGER® possui a tabela dos códigos da LC 116/03, para acessa-la utilizar o atalho F8 ou F12.
Anexo do SIMPLES
Este campo define o anexo do Simples Nacional ao qual o serviço está enquadrado, utilizado somente para empresa optante do Simples Nacional, opções disponíveis.
0-Conforme a empresa
1-Anexo 3
2-Anexo 4
3-Anexo 5
4-Anexo II com ISS
Enq.p/cont.prev.s/receita
Este campo define se o serviço prestado pela empresa está enquadrado no cálculo da contribuição previdenciária sobre a receita.
O campo deve ser desmarcado para identificar serviços prestados pela empresa que não se classificam como enquadrados para a contribuição previdenciária sobre a receita, assim como serviços não enquadrados de obras cujo CEI foi emitido antes de 01/04/2013, conforme art. 7º, inciso IV, § 7º da Lei 12.546/2012.
Locação de bem móvel
Este campo define se o serviço é do tipo locação de bem móvel.
Calcula ISSQN
Este campo defina se o serviço é tributado pelo ISS (imposto sobre serviço de qualquer natureza).
Lista carimbo do produto
Este campo define se lista somente o carimbo do produto na nota de serviço.
O carimbo é a tabela genérica "43-Observações para NF/Carimbo", tem a função de listar textos referentes a bases legais ou informações inerentes a emissão da nota, exemplo à seguir, para maiores esclarecimentos acessar o link. + Saiba mais
CNAE
Este campo define o CNAE (código da atividade do serviço) específico para o serviço, para acessar a tabela de códigos clicar no botão ao lado do campo. Se informado o CNAE neste campo será desconsiderado o CNAE da empresa.
% aprox.tributos federais
Este campo define o percentual para cálculo do valor da carga tributária federal aproximada da nota fiscal, conforme lei 12.741.
Para habilitar este campo selecionar a opção "1-Por percentual definido no produto/empresa" no campo "Obtenção do valor", menu FAT 1.2-A, botões <Dados adicionais>, <Enquadramento Fiscal> e <Vl.aprox.trb>, conforme exemplo.
% aprox.tributos municipais
Este campo define o percentual para cálculo do valor da carga tributária municipal aproximada da nota fiscal, conforme lei 12.741, mesma aplicação do campo "% aprox.tributos federais".
ISS por município
Este botão acessa as configurações de ISS por município, para maiores informações acesse o link. + Saiba mais
Código ativ.prest.de serviço
Este campo define o código da atividade de prestação de serviço conforme Tabela 5.1.1 do SPED Contribuições a utilizar na apuração da CPRB (contribuição previdenciária sobre a receita bruta), se não informado utiliza o código de atividade da empresa.
Para acessar a seleção dos códigos utilizar o atalho "F5-Seleção de códigos", ao selecionar o atalho será exibida a "Seleção padrão - Códigos serviços enquad.p/contrib.previdenciária s/receita".
Ao avançar será exibida a janela "Seleção de códigos de serviços".
Código do serviço da prefeitura
Este campo define o código do item da lista de serviços da prefeitura, de acordo com a legislação municipal, esse código deve ser verificado junto ao setor de ISS da Prefeitura do município do emitente.
% ISSQN
Este campo define o percentual de ISSQN para tributação do serviço, este campo será habilitado somente quando marcado o campo "Calcula ISSQN".
Codificação NVE
Este campo define a codificação da NVE (nomenclatura de valor aduaneiro e estatística), que detalha alguns códigos de NCM. Utilizado na NF-e de importação.
% aprox.tributos estaduais
Este campo define o percentual para cálculo do valor da carga tributária estadual aproximada da nota fiscal, conforme lei 12.741, mesma aplicação do campo "% aprox.tributos federais".