×

Configurações GNRE

 
  • Não existe configuração para indicar se exibe ou não a mensagem indicando a necessidade de gerar GNRE ao emitir uma nota. Se é necessário pagar o ICMS em Guia separada, o SIGER® exibe o alerta.
  • É apenas um alerta, um lembrete, não é um bloqueio.
  • Se a empresa possui Inscrição Estadual como contribuinte substituto na UF destino, não é necessário pagar em guia separada o ICMS, logo, não irá exibir a mensagem.

    A indicação da IE de substituto é feita na empresa do Faturamento, menu 1.2-A, botão <IE Contr.Substituto>


     
O recolhimento antecipado do ICMS através da GNRE é necessário quando existe destaque do diferencial de alíquota no formato de ST (Venda destinada ao consumo em outra UF, de produtos sujeitos ao ICMS ST) ou nas vendas com partilha (vendas para consumidor final em outra UF).
 
Ao emitir notas que se enquadrem em alguma dessas situações, o SIGER® exibe a seguinte mensagem, após a emissão da NF-e:


 
Como controle adicional, é possível configurar no menu FAT 2.1-G a coluna “Gera GNRE”, que irá indicar se o pedido após faturado deverá gerar a GNRE.
 
 
 
Esse mesmo campo está disponível também no menu FAT 2.3-B, caso queiram controlar após a emissão da NF-e.

 
Posteriormente, a geração do arquivo para geração das guias é feita no menu FAT 3.5-N.
Esse menu gera um TXT com os dados, que podem ser importados depois no programa que gera a GNRE.
 
 
 
IMPORTANTE: A coluna “Gera GNRE” não muda de situação após geração da GNRE pelo menu 3.5-N, ela é apenas um indicativo da necessidade da nota de ter pagamento adiantado do ICMS.