Configurações e preparação dos cadastros
Configurações para usar o cálculo de MO/GGF
No cadastro da empresa do módulo de estoque são feitas as seguintes configurações:
-
Tipo de integração com a contabilidade;
-
Contabiliza serviço externo da OP separado;
-
Faz apuração de custos MO/GGF;
-
Calcula MO/GGF em separado.
Para efetuar essas configurações, acessar o módulo de controle de estoques e acessar a alteração do cadastro da empresa, no menu 1-Cadastros, 2-Empresas, A-Alteração de Empresas. Informar a sigla da empresa e clicar no botão <Dados Adicionais>.


 Tipo de integração com contabilidade
Neste campo será configurada a forma como serão criados os lançamentos contábeis dos movimentos de estoque. São quatro opções:
-
-
Nesta opção será criado um lançamento para cada combinação de classificação contábil, tipo de movimento do estoque, variação de movimento de estoque e número de registro de movimento do estoque.
-
-
Nesta opção serão criados lançamentos totalizados por dia para cada combinação de classificação contábil, tipo de movimento do estoque e variação de movimento de estoque.
-
-
Nessa opção serão criados lançamentos totalizados por mês para cada combinação de classificação contábil, tipo de movimento de estoque e variação de movimento de estoque.
-
-
Nesta opção será criado um lançamento totalizado para cada combinação de data, classificação contábil, tipo de movimento de estoque e número do documento.
|
 Contabiliza serv.exter.da OP separado
Em alguns casos, uma determinada empresa possui a fabricação de um produto que numa determinada etapa precisa enviar materiais para ser industrializado por terceiros. O valor desse serviço de industrialização será "guardado" dentro da Ordem de Produção para quando o produto for concluído e entrar no estoque, ele seja valorizado também por esse serviço de industrialização. Essa configuração serve para que esse valor de serviço de terceiros possa ser contabilizado em conta própria, a fim de facilitar a conciliação contábil desses valores.
|
 Faz apuração de custos MO/GGF
Neste campo se configura a forma como o cálculo do custo de produção, ou cálculo do MO/GGF, fará o rateio dos custos industriais para os produtos fabricados e em fabricação no mês. São 5 opções de forma de rateio:
-
Rateio por quantidade produzida
-
Efetua o rateio do MO/GGF pela quantidade produzida.
-
-
Não efetua cálculo de MO/GGF.
-
Rateio por tempo de produção
-
Efetua o rateio de MO/GGF pelo tempo de produção informado nas Ordens de Produção.
-
Rateio por tempo de produção PREVISTO
-
Efetua o rateio de MO/GGF pelo tempo de produção constante na formulação do produto. Na formulação do produto é informado o tempo previsto correspondente a uma unidade. Durante o cálculo do MO/GGF, para encontrar a proporção de rateio de cada OP, esse tempo é multiplicado pela quantidade produzida para encontrar o tempo previsto total de cada Ordem de Produção.
-
Rateio por quantidade pela 2ª unidade
-
Efetua o rateio do MO/GGF pela quantidade produzida convertida na segunda unidade de medida do produto fabricado.
-
Rateio por tempo de produção EFETIVO
-
Efetua o rateio de MO/GGF pelo tempo de produção informado nas Ordens de Produção e apropria os custos industriais na proporção do tempo efetivo utilizado pela fábrica em relação ao tempo total disponível na fábrica. O tempo total disponível deverá ser informado mensalmente e o tempo total efetivo de produção é apurado pelo montante dos registros informados nas Ordens de Produção.
|
 Calcula MO/GGF em separado
Quando a empresa fabrica os componentes do produto principal em Ordem de Produção distinta, esses componentes receberão valorização por MO/GGF. O valor final do componente produzida será composto por Materiais, MO e GGF. Ao ser consumido esse componente na fabricação de um novo produto, os valores de custo desse componente serão absorvidos pelo novo produto, sendo que este também terá valorização por MO/GGF de sua própria etapa de produção. Se esse campo estiver desmarcado, os valores de MO/GGF do componente serão somados ao valor de materiais do novo produto. Se esse campo estiver marcado, os valores de MO/GGF do componente serão mantidos separados em campo próprio para o novo produto.
|
 Calcula prod.em elaboração nas OPs
Se desmarcado todo valor das saídas será agregado nas entradas dos produtos produzidos. Se não tem entradas então será gerado movimento de produto em elaboração.
|
Cadastro de Classificações Contábeis
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.3, Tabela 08-Classificações contábeis.
-
Criar classificações contábeis de acordo com as contas patrimoniais de estoque (MATERIA-PRIMA, EMBALAGEM, PRODUTO PRONTO, etc).
-
Configurar adequadamente as contas contábeis vinculadas às classificações contábeis. Campo "Conta contábil" e janela "Dados específicos por empresa" acessada pelo botão "Dados por empresa". Estas contas são úteis para maior acerto no lançamento de notas de compra e também são utilizadas para geração dos registros contábeis da movimentação de estoque.
Cadastro de Grupos de Produtos
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.4, Tabela 03-Grupos de produtos.
-
Criar classificação de grupos de produtos (produzidos) condizente com o mix de produtos fabricados pela empresa. Serão utilizados para criar agrupamentos de produtos afins como critério de rateio (ver Configuração dos critérios de rateio).
Cadastro de Produtos
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.6.
-
Os produtos produzidos devem estar corretamente classificados nos Grupos de Produtos e Classificações Contábeis;
Engenharia dos produtos - Formulações/Estruturas
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.7
-
Devem ser cadastradas as formulações/estruturas dos produtos produzidos pela empresa.
-
Devem estar corretamente informados os consumos de cada item.
-
Se o tempo PREVISTO de produção é um critério de rateio de MO/GGF utilizado pela empresa, devem ser informados os tempos estimados das operações nas formulações/estruturas.
Cadastro de Centros de Custo
Módulo/Menu: Controle de Estoques ou Contabilidade, 1.4, Tabela 02-Centros de custo.
-
Cadastrar os centros de custo de acordo com as preferências da empresa e conforme as necessidades de apresentação no Mapa de custos.
-
Também devem ser consideradas as necessidades do controle de produção (apontamentos) por centros de custo.
Cadastro de Plano de Contas Contábeis
Módulo/Menu: Contabilidade, 1.6.
-
Criar as contas para apropriação dos valores de MO e GGF na movimentação de estoques. Estas contas devem fazer parte do mesmo grupo contábil das contas que originaram os valores de MO/GGF (ex: SALARIOS, MANUTENÇÃO, ENERGIA ELETRICA, etc) e devem ser contas redutoras. Essas contas receberão lançamentos credores, para reverter os custos industriais do mês e agregar esses custos nas contas de estoque dentro do ativo, ao mesmo tempo que o SIGER® grava esses valores nos movimentos de estoque.
-
Configurar adequadamente o campo "Rateio de centros de custo" em cada conta. Campo localizado na janela "Dados adicionais";
-
Configurar adequadamente o campo "Tipo de custo de fabricação" em cada conta. Campo localizado na janela "Dados adicionais";