Configurações
-
Configurações na empresa
Para habilitar a geração do DSP na manutenção de empresas da contabilidade 1.2-A botão <Dados dos termos> o campo “Natureza do estabelecimento” deve ser configurado com o código 2134 (Cooperativa). Além disso, em <Dados adicionais> deverá ser marcada a check-box “Gera DSP”.

-
Configurações nas contas contábeis
Nas contas contábeis de resultado é necessário configurar o tipo de participação das contas no contexto do DSP, as configurações do DSP nas contas contábeis estão nos Dados Adicionais do cadastro de contas para contas contábeis no botão <Dados DSP>. A configuração das contas pode ser efetuada individualmente nas contas pela rotina de alteração 1.6-A/1.6-H botão <Alterar>.

Também é possível configurar mais de uma conta por vez mediante a rotina de alteração geral disponível na rotina 1.6-H botão <Alteração Geral> opção 6-Dados DSP.

Tipo de valor - Indica o tipo de ato ao qual a conta contábil irá pertencer.

Proporcionaliza na listagem - Define se os valores lançados nas contas contábeis devem ser proporcionalizados na listagem da DSP por tipo de ato após a apuração do DSP, caso não configurado os valores da conta serão considerados integralmente para o tipo de ato configurado na opção Tipo de valor.
Calcula % de proporcionalização - Indica se a conta contábil é utilizada para o cálculo de proporcionalização dos atos na apuração do DSP. Obrigatoriamente devem ser configuradas contas do tipo Cooperado e Não Cooperado sendo essencial configurar pelo menos uma conta de cada tipo para cálculo de proporcionalização. Nas contas deverá ser marcada a check box “Calcula % de proporcionalização”.

-
Lançamentos padrões
Para que o SIGER® possa criar automaticamente os lançamentos contábeis de apropriação do Ato Não Cooperado, é obrigatório no menu 1.9-I a inclusão de lançamentos contábeis padrões, abaixo segue um exemplo de lançamento padrão para apropriação de Dispêndios com Pessoal para Despesas com Pessoal.
