×

Configurações para habilitar cálculo da

rentabilidade do item do pedido

 
A parametrização é toda feita dentro do módulo de Vendas e Faturamento. De forma que, a primeira configuração a ser feita diz respeito a permitir que o sistema carregue para dentro do item do pedido o custo "base" do item que será utilizado para calcular margem e rentabilidade.
 
Onde esta configuração é feita?
Menu FAT 1.2-A
Botão <Itens do Pedido>
 
 
Campo: "Custo unitário"
Neste campo será definida a "aceitação" do custo no item do pedido.
Ou seja: Você irá configurar o sistema para que ele passe a exibir o custo no item do pedido.
 
 

Quais as opções disponíveis?

 
1-Sim, c/manutenção
O que esta configuração faz?
Resposta: Traz automaticamente o custo para o item do pedido, porém, permite que o usuário edite manualmente esse "custo" carregado.
Exemplo: Supondo que foi definido para o sistema dar "carga" automática do custo do item do pedido considerando o "custo de aquisição" vinculado ao cadastro do produto. Porém, um determinado usuário poderá, pontualmente, editar o valor deste custo carregado alterando o resultado da rentabilidade somente "daquele item" do respectivo pedido. 
Atenção: Essa alteração manual do custo não irá refeletir na alteração do custo de aquisição do cadastro do produto e apenas valerá para "aquele item daquele pedido".
 
2-Não
O que esta configuração faz?
Resposta:  Nada. Ou seja: Não carrega custo para o item do pedido e não permite que seja feito o cálculo da rentabilidade do mesmo.
 
3-Sim,somente exibe
O que esta configuração faz?
Traz automaticamente o custo para o item do pedido e não permite que o usuário edite manualmente esse "custo" carregado.
É praticamente a mesma coisa que a opção 1 contudo sem a possibilidade do usuário "mexer" no custo e afetar o cálculo da rentabilidade.
 
4-Sim, regrava na emissão
O que esta configuração faz?
Traz automaticamente o custo para o item do pedido e não permite que o usuário edite manualmente esse "custo" carregado.  Ou seja: temos a mesma configuração aqui que a opção 3.
A grande diferença é que, ao emitir a nota fiscal de venda "daquele pedido" o SIGER® irá regravar o custo promovendo a sua atualização.
Situação prática: Supondo que foi definido para o sistema dar "carga" automática do custo do item do pedido considerando o "custo de aquisição" vinculado ao cadastro do produto.
O pedido foi lançado no dia 01/11/2021 e o custo carregado para cálculo da rentabilidade foi o que estava vigente nesta data.
Porém, o pedido foi faturado no dia 11/11/2021 e nesse caso a empresa gostaria que o custo carregado para o pedido fosse atualizado para o que estivesse vigente na data de faturamento.
Isso presumindo que houve, entre os dias 01/11 e 11/11 uma aquisição "nova" deste item que alterou o custo de aquisição do referido.
 
A próxima parametrização a ser feita diz respeito a "qual custo" iremos trazer para dentro do item do pedido.
Considerar: Na primeira parametrização nós configuramos como o custo é carregado.
Na segunda parametrização nós configuramos qual o custo que é carregado.
 

Onde esta configuração é feita?

Menu FAT 1.2-A
Botão <Itens do Pedido>
Campo: "Origem do Custo"
 
Neste campo será definido qual o custo que será automaticamente carregado no item do pedido para o cálculo da rentabilidade.
 
 

Quais as opções disponíveis?

 
1- Preço de reposição
Preço de reposição do cadastro de produtos. + Saiba mais
 
2-Custo médio
Custo médio do estoque (necessita que tenha o módulo de estoques contratado)
 
3-Última compra
Valor da última compra do cadastro de produtos
 
4-Custos dos materiais da formulação 
Custo dos materiais da formulação do item da venda.
Como funciona?
Primeiro é necessário cadastrar uma formulação (estrutura/ficha técnica/engenharia) para o produto que será inserido no pedido. Existe um manual para cadastro de formulaçao clique aqui para ler sobre este assunto -> + Saiba mais.
Em seguida é preciso compreender qual é o critério que o SIGER® utiliza para formar o custo do produto formulado a partir das matérias primas/insumos inseridos em sua formulação.
Resposta: por padrão, o sistema valoriza os insumos da formulação pelo preço de reposição do cadastro.
 
5-Custo de aquisição
Custo de aquisição do cadastro de produtos. + Saiba mais
 
6-Custo gerencial
Custo de gerencial do cadastro de produtos. + Saiba mais
 
7-Custo base calculado
Custo base calculado do cadastro de produtos. + Saiba mais
 
Por fim, temos a última parametrização que diz respeito ao % “global” inerente aos impostos incidentes sobre a venda. Ou seja: Esse campo representa o % total de  Impostos p/ margem de contribuição.
Tais quais: PIS/COFINS/CSLL/IRPJ/SIMPLES
 

Onde está essa configuração?

CAMPO: "% Imposto para margem de contribuição"
Localizado no menu FAT 1.2-A
Botão: <Dados p/Pedido>
 
Vide prints abaixo: