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Backup do SIGER®

 
Aqui você encontra orientações e recomendações sobre como fazer o Backup da base de dados do sistema SIGER®.
 

PERIODICIDADE DA GERAÇÃO DAS COPIAS

 
Para a base de dados do SIGER®, recomenda-se que:
  • Seja feita a cópia DIARIAMENTE
  • E também seja feita a cópia MENSAL
 
IMPORTANTE: Cada cópia deve ser armazenada em unidades de mídia diferentes.
 
Cópia DIÁRIA
Utilizar uma unidade de armazenamento da cópia (pen-drive, por exemplo) para cada dia da semana.
Uma unidade para a cópia da segunda-feira outra para a cópia da terça-feira e assim por diante.
 
Cópia MENSAL
Utilizar 2 unidades de armazenamento diferentes para as cópias mensais, mantendo sempre as cópias dos dois últimos meses, uma em cada unidade.
A cópia MENSAL é recomendável para caso de haver necessidade de recuperação de dados mais antigos.
 
Em que momento fazer a execução da cópia?
A cópia da base de dados do SIGER® deve ser feita num momento que tenha menor fluxo na rede, geralmente no início da manhã, meio-dia ou no final do expediente.
É altamente recomendável que ninguém esteja utilizando o sistema no momento da geração da cópia.
 

MÓDULO DE BACKUP DO SIGER®

 
O SIGER® fornece uma ferramenta para geração de cópias das base de dados do SIGER®.
 
Essa ferramenta facilita bastante o processo de cópia pois gera um arquivo compactado contendo todas as informações da base de dados.
Após esse arquivo ser gerado, ele deve ser armazenado de acordo com a Política de Backup da empresa.
 
ATENÇÃO: Essa ferramenta executa a cópia SOMENTE da base de dados do software SIGER®, não faz a cópia de nenhuma outra informação de qualquer outro software.
 

O módulo de backup do SIGER® é acessado da seguinte forma

 
  • Ativar o Painel de Ferramentas do SIGER® a partir de qualquer módulo acessando o menu 9.4-A - Ferramentas
  • Executar o ícone "Backup da Base de Dados do SIGER®"
 
 

Configurações

 
Na opção "Alterar Configurações" do módulo de backup do SIGER® é possível determinar padrões para a localização e nome do arquivo de cópia.
 

Backup do SIGER®

1

Localização da pasta onde será gravado

1. Localização da pasta onde será gravado
Aqui você deve informar onde o arquivo de cópia deve ser gerado pelo SIGER®.
 
2

Nome base que será utilizado

2. Nome base que será utilizado
Informe o nome do arquivo de cópia a ser gerado.
 
3

Adiciona data no nome

3. Adiciona data no nome
Se marcado, vai colocar no nome do arquivo de cópia a data em que o arquivo foi gerado. O formato da data é "aaaammdd". Recomendável marcar essa configuração.
 
4

Adiciona hora no nome

4. Adiciona hora no nome
Se marcado, vai colocar no nome do arquivo de cópia o horário em que o arquivo foi gerado.
 
5

Faz cópia de segurança pelo SIGER®

5. Faz cópia de segurança pelo SIGER®
Se marcado, vai realizar a cópia de segurança por dentro do SIGER®.
 
6

Envia e-mail com resultado

6. Envia e-mail com resultado
Quando envia e-mail, indica que se envia apenas quando ocorreu algum erro ou sempre.
 
7

Dias configurados no agendador

7. Dias configurados no agendador
Os dias marcados irão gerar cópia.
 
8

Inclui os arquivos XML na cópia

8. Inclui os arquivos XML na cópia
Selecione o período do qual serão compactados os arquivos da NF-e.
 
9

Inclui arquivos de imagem na cópia

9. Inclui arquivos de imagem na cópia
Quando marcado, as imagens também serão copiadas para o backup.
 
10

Inclui dump com as tabelas do BD

10. Inclui dump com as tabelas do BD
Quando marcado, incluirá o dump com as tabelas do banco de dados no backup.
 
11

Ferramenta de exportação

11. Ferramenta de exportação
Ferramenta utilizada para realizar a exportação das tabelas, se deve incluir.
Dump:  Gera dump das tabelas da base de dados utilizando a ferramenta tradicional de dump SQL. Vantagem: consome menos espaço em disco. Desvantagem: tende a ser um processo mais lento em bases muito grandes.
Mariabackup: Gera um backup físico de todas as tabelas do banco de dados utilizadas pelo SIGER®. Vantagem: Tende a ser um processo mais rápido quando comparado ao dump tradicional. Desvantagem: pode consumir mais espaço em disco
 
12

Adiciona o dia da semana no nome

12. Adiciona o dia da semana no nome
Se marcado, vai colocar o dia da semana (com três caracteres) no nome do arquivo de cópia a data em que o arquivo foi gerado. Recomendável marcar essa configuração.
 
13

Nível de compactação

13. Nível de compactação
Indica como será feita a compactação.
 
14

E-mails

14. E-mails
E-mails que receberão confirmação ou relatório de erros do backup.
 
15

Número máximo de tarefas p/ exportação

15. Número máximo de tarefas p/ exportação
Indica número máximo de tarefas para exportação.
 
16

Inclui revisões do orçamento da cópia

16. Inclui revisões do orçamento da cópia
Quando marcado, inclui os arquivos de revisão do orçamento na cópia.
 
17

Integra com Google Drive

17. Integra com Google Drive
Quando marcado, enviará a cópia do backup para o Google Drive.
 
18

Apagar arquivo após sincronizar com Google Drive

18. Apagar arquivo após sincronizar com Google Drive
Quando marcado, excluirá o arquivo de backup gerado em disco, caso o envio para o Google Drive conclua com sucesso.
 
 

GERADOR DE CÓPIA DO SIGER®

 
O gerador da cópia do SIGER® é auto-explicativo, bastando seguir as orientações contidas na tela em cada etapa do processo.
Basicamente, o processo é composto de 2 etapas bem simples.
 
Seleção da EMPRESA
Nesta etapa é indicado se deve ser feita cópia das informações de todas as empresas da base de dados ou de uma empresa especificamente.
Para maiores garantias, é recomendável sempre efetuar cópia de todas as empresas.
 
Seleção do DESTINO
Nesta etapa basta indicar a localização (unidade:\pasta) onde deve ser gravado o arquivo compactado contendo as informações da base de dados.
Assim que o arquivo for gravado na pasta indicada, o processo chega ao seu final.
 
Lembre-se:
O processo de criação de um arquivo compactado contendo uma cópia das informações da base de dados é apenas uma parte da atividade de gerenciamento de cópias de segurança.
Veja "Política de Backup" para maiores informações sobre como definir uma política de backup adequada à sua empresa.
 

GERAÇÃO AUTOMÁTICA DA CÓPIA DA BASE DE DADOS DO SIGER®

 
É possível executar a geração do arquivo de cópia da base de dados sem ter que entrar no SIGER®.
Com esse recurso, você pode criar um atalho no desktop ou mesmo criar uma tarefa agendada para que a cópia seja executada em dias e horários pré-determinados.
 

Linha de Comando para chamada do SIGER® para geração da cópia

 
SIGER.EXE VS-USUARI:uuuuuuuu VS-SENUSU:ssssssss VS-FLGFUN:COP VS-DIRCOP:dddddddd
 
"uuuuuuuu" corresponde ao nome do usuário que será utilizado para logar no SIGER®
"ssssssss" corresponde à senha do usuário que será utilizado para logar no SIGER®
"dddddddd" corresponde à localização onde o arquivo de cópia deve ser gravado.
 
Opcional, se não informado utiliza a localização configurada em "Configurações".
Máximo 58 caracteres.
 
Exemplo:
SIGER.EXE VS-USUARI:RECH VS-SENUSU:12345 VS-FLGFUN:COP VS-DIRCOP:C:\TMP\Copias_do_SIGER\
 
O nome do arquivo será gerado de acordo com as configurações de montagem do nome feitas em "Configurações".
Importante: A execução deste comando deve ser feita a partir da mesma localização utilizada para execução normal do SIGER®.
 

Criação de Tarefa Agendada

Para criação da TAREFA AGENDADA, acessar o Painel de Controle do Windows e executar "Tarefas agendadas" -> "Criar nova tarefa agendada".
Propriedades da tarefa agendada:
"Executar" = <inserir linha de comando indicada acima>
"Iniciar em" = <informar a mesma localização utilizada no atalho de chamada normal do SIGER®>
Atenção: Propriedades relativas a periodicidade da execução devem ser definidas com base na Política de Backup da empresa.