Backup do SIGER®
Aqui você encontra orientações e recomendações sobre como fazer o Backup da base de dados do sistema SIGER®.
PERIODICIDADE DA GERAÇÃO DAS COPIAS
Para a base de dados do SIGER®, recomenda-se que:
-
Seja feita a cópia DIARIAMENTE
-
E também seja feita a cópia MENSAL
IMPORTANTE: Cada cópia deve ser armazenada em unidades de mídia diferentes.
Cópia DIÁRIA
Utilizar uma unidade de armazenamento da cópia (pen-drive, por exemplo) para cada dia da semana.
Uma unidade para a cópia da segunda-feira outra para a cópia da terça-feira e assim por diante.
Cópia MENSAL
Utilizar 2 unidades de armazenamento diferentes para as cópias mensais, mantendo sempre as cópias dos dois últimos meses, uma em cada unidade.
A cópia MENSAL é recomendável para caso de haver necessidade de recuperação de dados mais antigos.
Em que momento fazer a execução da cópia?
A cópia da base de dados do SIGER® deve ser feita num momento que tenha menor fluxo na rede, geralmente no início da manhã, meio-dia ou no final do expediente.
É altamente recomendável que ninguém esteja utilizando o sistema no momento da geração da cópia.
MÓDULO DE BACKUP DO SIGER®
O SIGER® fornece uma ferramenta para geração de cópias das base de dados do SIGER®.
Essa ferramenta facilita bastante o processo de cópia pois gera um arquivo compactado contendo todas as informações da base de dados.
Após esse arquivo ser gerado, ele deve ser armazenado de acordo com a Política de Backup da empresa.
ATENÇÃO: Essa ferramenta executa a cópia SOMENTE da base de dados do software SIGER®, não faz a cópia de nenhuma outra informação de qualquer outro software.
O módulo de backup do SIGER® é acessado da seguinte forma
-
Ativar o Painel de Ferramentas do SIGER® a partir de qualquer módulo acessando o menu 9.4-A - Ferramentas
-
Executar o ícone "Backup da Base de Dados do SIGER®"

Configurações
Na opção "Alterar Configurações" do módulo de backup do SIGER® é possível determinar padrões para a localização e nome do arquivo de cópia.
GERADOR DE CÓPIA DO SIGER®
O gerador da cópia do SIGER® é auto-explicativo, bastando seguir as orientações contidas na tela em cada etapa do processo.
Basicamente, o processo é composto de 2 etapas bem simples.
Seleção da EMPRESA
Nesta etapa é indicado se deve ser feita cópia das informações de todas as empresas da base de dados ou de uma empresa especificamente.
Para maiores garantias, é recomendável sempre efetuar cópia de todas as empresas.
Seleção do DESTINO
Nesta etapa basta indicar a localização (unidade:\pasta) onde deve ser gravado o arquivo compactado contendo as informações da base de dados.
Assim que o arquivo for gravado na pasta indicada, o processo chega ao seu final.
Lembre-se:
O processo de criação de um arquivo compactado contendo uma cópia das informações da base de dados é apenas uma parte da atividade de gerenciamento de cópias de segurança.
Veja "Política de Backup" para maiores informações sobre como definir uma política de backup adequada à sua empresa.
GERAÇÃO AUTOMÁTICA DA CÓPIA DA BASE DE DADOS DO SIGER®
É possível executar a geração do arquivo de cópia da base de dados sem ter que entrar no SIGER®.
Com esse recurso, você pode criar um atalho no desktop ou mesmo criar uma tarefa agendada para que a cópia seja executada em dias e horários pré-determinados.
Linha de Comando para chamada do SIGER® para geração da cópia
SIGER.EXE VS-USUARI:uuuuuuuu VS-SENUSU:ssssssss VS-FLGFUN:COP VS-DIRCOP:dddddddd
"uuuuuuuu" corresponde ao nome do usuário que será utilizado para logar no SIGER®
"ssssssss" corresponde à senha do usuário que será utilizado para logar no SIGER®
"dddddddd" corresponde à localização onde o arquivo de cópia deve ser gravado.
Opcional, se não informado utiliza a localização configurada em "Configurações".
Máximo 58 caracteres.
Exemplo:
SIGER.EXE VS-USUARI:RECH VS-SENUSU:12345 VS-FLGFUN:COP VS-DIRCOP:C:\TMP\Copias_do_SIGER\
O nome do arquivo será gerado de acordo com as configurações de montagem do nome feitas em "Configurações".
Importante: A execução deste comando deve ser feita a partir da mesma localização utilizada para execução normal do SIGER®.
Criação de Tarefa Agendada
Para criação da TAREFA AGENDADA, acessar o Painel de Controle do Windows e executar "Tarefas agendadas" -> "Criar nova tarefa agendada".
Propriedades da tarefa agendada:
"Executar" = <inserir linha de comando indicada acima>
"Iniciar em" = <informar a mesma localização utilizada no atalho de chamada normal do SIGER®>
Atenção: Propriedades relativas a periodicidade da execução devem ser definidas com base na Política de Backup da empresa.