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Atualização do Preço de Reposição, Custo de Aquisição e Custo Gerencial

 
Existe no SIGER® uma rotina que recalcula o preço de reposição, custo de aquisição e custo gerencial.
 
Esta rotina é bastante útil em situações onde, por exemplo, em virtude de parametrização do sistema estes valores (preço de reposição, custo de aquisição e custo gerencial) foram gravados de forma incorreta não estando de acordo com as especificações do usuário/cliente.
 
Evidentemente, o mais aconselhável nestes casos onde se constata que uma configuração do SIGER® ocasionou gravação de custos inadequada é que após a parametrização ser "corrigida", que os movimentos sejam refeitos no sistema (ex: excluir a nota fiscal de entrada que gerou o último custo e lançar ela novamente), porém, nem sempre isto é possível por uma série de fatores (impossível reverter o saldo, mês já encerrado, etc). Para tal, existe esta rotina.
 
Este manual explica como a rotina funciona uma vez que este é um procedimento bastante delicado que inclusive em caso de dúvidas deve ser feito com acompanhamento de um técnico da Rech Informática.
 
ATENÇÃO! Essa rotina não serve para atualizar custos no módulo de estoques!
Ela serve para atualizar os custos do Cadastro de produtos (constantes no botão [Inf.Econômicas]). + Saiba mais
 

O QUE A ROTINA FAZ?

Basicamente, atualiza o preço de reposição, custo de aquisição e custo gerencial dos produtos indicados levando em consideração a última nota fiscal processada para o período indicado.
 
Algumas empresas, inclusive, utilizam essa rotina com frequência pois optam pela não atualização do preço de reposição automaticamente via lançamento da nota. Assim podendo efetuar a rotina manualmente e conferindo produto a produto quais foram as alterações neste valor.
 

EXEMPLO PRÁTICO DE USO DA ROTINA:

Para facilitar o entendimento abaixo vamos listar um exemplo prático para aplicação desta rotina.
 
Situação: O preço de reposição do SIGER® por conceito é o seguinte -> Preço que será pago pela empresa quando ocorrer a necessidade de repor o produto no estoque, ou seja, o valor de compra efetivo sem dedução de impostos tais como PIS e COFINS e sem acréscimos de despesas tais como frete. Ou seja, é o valor unitário do item com ou sem ICMS próprio dependendo da parametrização do sistema.
 
Onde fica essa parametrização?
Menu 1.1-P, botão [Estoque], botão [Atualização de preços] (pode acessá-lo de qualquer módulo)
Campo: "Tipo de atualização do preço de reposição" + Saiba mais
 

USO/OPERACIONALIZAÇÃO DA ROTINA:

 
Vamos agora a uma simulação de execução da rotina detalhando os principais pontos envolvidos nela.
Acessando o módulo LFI - LIVROS FISCAIS menu 2.1-T
 
 
Sistema irá abrir a janela de seleção/configuração específica da rotina.
Veja que em vermelho já é exibida uma notificação sobre o menu e o que ele faz.
 
 
Vamos agora aos campos da seleção:
 
Atualização do Preço de Reposição, Custo de Aquisição e Custo Gerencial
 
1

Data inicial e final

Insira a data inicial e a data final para processamento das notas fiscais.
Ex: Gostaria de processar notas fiscais de entrada que foram lançadas entra 01/06/2021 a 30/06/2021
 
2

Produto inicial e final

Neste campo serão inseridos os produtos a serem processados.
Atenção: A rotina ainda não está preparada para aceitar seleção padrão.
Então se deseja intercalar produtos, deve executar a rotina mais de uma vez sendo uma para cada produto neste caso inserindo o mesmo código no campo "inicial" e "final".
 
3

Atualizar

Escolha quais os custos você gostaria de atualizar. O sistema apresenta as seguintes alternativas:
Sendo então:
1-Atualiza somente o preço de reposição dos produtos indicados
2-Atualiza o custo de aquisição dos produtos indicados
3-Atualiza o custo gerencial dos produtos indicados
4-Todas as opções acima. Ou seja: Atualiza todos os custos dos produtos indicados
ATENÇÃO! Essa rotina não serve para atualizar custos no módulo de estoques!
Ela serve para atualizar os custos do cadastro de produtos (constantes no botão <Inf.Econômicas>)
 
4

Altera preço de reposição

Indica que faz a alteração de preço de reposição que teve alteração manual promovida pelo usuário.
Ou seja: Usuário acessou menu 1.6.A (por exemplo) indicando um produto e depois clicando em <Inf.Econômicas>
 e aí alterou o preço de reposição daquele produto manualmente.
A rotina fará alteração neste caso do referido valor inserido manualmente processando o último movimento nos livros (compra) de acordo com a data inicial/final imputada.
 
5

Altera custo de aquisição alterado manualmente

Indica que faz a alteração do custo de aquisição que teve alteração manual promovida pelo usuário.
Ou seja: Usuário acessou menu 1.6.A (por exemplo) indicando um produto e depois clicando em <Inf.Econômicas>
e aí alterou o custo de aquisição daquele produto manualmente.
A rotina fará alteração neste caso do referido valor inserido manualmente processando o último movimento nos livros (compra) de acordo com a data inicial/final imputada.
6

Altera custo gerencial alterado manualmente

Indica que faz a alteração do custo gerencial que teve alteração manual promovida pelo usuário.
Ou seja: Usuário acessou menu 1.6.A (por exemplo) indicando um produto e depois clicando em <Inf.Econômicas>
e aí alterou o custo gerencial daquele produto manualmente.
A rotina fará alteração neste caso do referido valor inserido manualmente processando o último movimento nos livros (compra) de acordo com a data inicial/final imputada.
 
7

Considera itens movimentados sem local de estoque

Conforme comentado anteriormente, o sistema processa os movimentos dos livros (entrada por compra) para regravar os valores. Existem situações onde a nota de entrada é lançada sem integrar o estoque.
Essa opção indica se deve considerar ou não notas fiscais lançadas desta forma.
 
8

Gera novo histórico de custo e atualiza no produto

Indica se o sistema deve gravar o "novo" valor apurado a partir do processamento executado também atualizando o histórico do do produto ou se deve apenas emitir um relatório prévio destas alterações.
 
Como assim histórico do produto?
No cadastro de produtos (menu 1.6) no botão <Inf.Econômicas> temos a informação do histórico de alterações dos valores (preço de reposição, custo de aquisição e custo gerencial). Ao atualizar o custo e gravar novo histórico o sistema promove alterações nesta tela.
 
Botões de histórico:
 
 
Histórico:
 
 
9

Locais de estoque

Abre seleção padrão de locais de estoque para processamento.
Serve para indicar por exemplo, para processar movimento vinculados a somente alguns locais de estoque, por exemplo.
 
 
Continuando...
Avançar,  o sistema irá proceder com a atualização.
Ao concluir o processo ele irá solicitar ao usuário o seguinte:
 
 
Ao clicar em <Sim> o SIGER® irá listar um txt com os valores alterados.
Veja que o sistema lista "VALOR ANTERIOR", "VALOR ATUAL", "% DE VARIAÇÃO" (entre um e outro)
 
 
Adicionalmente, o sistema lista a chave do movimento que causou esta atualização.
 

LIMITAÇÃO DA ROTINA:

 
Algumas notas fiscais possuem conhecimento de frete vinculados a ela.
Ou seja: a nota de compra foi lançada em uma data e mais tarde o usuário lançou um conhecimento de frete vinculado a mesma.
A questão é que o valor desse frete não está sendo considerado na atualização via LFI 2.1-T
 
 
Informações adicionais:
 
Cadastro do produto, Informaçõe econômicas + Saiba mais
Informações complementares sobre Preço de Reposição e Custos do Produto + Saiba mais