Análise ABC de Clientes e Fornecedores

 
A análise ou curva ABC é o nome dado a um popular método de classificação de informações por grau de importância, que pode ser aplicado a clientes e fornecedores.
 
A análise ABC é um indicador que classifica os clientes e fornecedores, ajudando a identificar uma dependência excessiva de alguns deles na gestão da empresa.
 
Com ele é possível identificar qual o valor faturado por cada cliente e quanto esse valor representa no total faturado pela empresa, a mesma análise se aplica a fornecedores, identificando o valor de compra por cada fornecedor e quanto esse valor representa no total da despesa.
 
A análise ABC de clientes e fornecedores do SIGER® é emitida no menu FIN 4.7-L (Análise ABC Clien/Fornec.), pode ser gerado o gráfico no menu FIN 4.7-G (Gráfico de Análise ABC) + Saiba mais.
 
Análise ABC de Clientes e Fornecedores
 
1

Ordem

Este campo define a ordenação da listagem da análise ABC, opções disponíveis:
1-Valor faturamento: Ordena a análise pelo valor de faturamento, para clientes e por valor de compra para fornecedores.
2-Valor da dívida: Ordena a análise pelo valor da dívida dos cadastros.
3-Cód.Cliente/Forn.: Ordena a análise pelo código dos cadastros.
4-Alf.Cliente/Forn.: Ordena a análise em ordem alfabética dos cadastros.
 
2

Tipo

Este campo define a ordenação dos valores da análise em ordem crescente ou decrescente, opções disponíveis:
1-Descrescente
2-Crescente
 
3

Quantidade de cadastros

Este campo define a quantidade de cadastros a serem listados na análise, 0 (zero) ou em branco serão listados todos os cadastros processados na seleção.
 
4

Acumula matriz/filial

Este campo define se acumula os cadastros das filiais nos da matriz dos clientes e fornecedores.
 
5

Empresas a consolidar

A análise ABC possibilita a consolidação de empresas, desde que as mesmas compartilhem os mesmos cadastros de clientes e fornecedores. Caso as siglas de empresas selecionadas não compartilhem os cadastros, será exibida mensagem de atenção, conforme exemplo a seguir.
 
 
Importante: Em caso de dúvidas com o compartilhamento de cadastros, entrar em contato com o Suporte da Rech, a mudança deste parâmetro pode comprometer a integridade da base de dados.
 
6

Total por representante

Este campo define a totalização por representante, para aplicação nos cadastros de clientes. Se marcado será listado uma linha de totais do representante.
 
Exemplo da análise ABC de clientes totalizando por representante:
 
 
7

Acumula por holding

Este campo define a acumulação dos cadastros por Holding ou grupo de empresas. Se marcado não serão listados os cadastros da Holding, somente o total da Holding e o campo "Total por representante" será desabilitado.
 
Para os cadastros sem vínculo com Holding, serão listados normalmente.
 
Exemplo do relatório acumulando por Holding.
 
 
 
8

Acumula cadastros restantes

Este campo define a acumulação dos cadastros restantes, quando delimitado a quantidade de cadastros no campo "Quantidade de cadastros".
 
Será habilitado somente quando informado o número de cadastros no campo "Quantidade de cadastros".
 
O relatório será listado da seguinte forma:
 
 
9

Subtrai devoluções

Este campo define se o valor das notas de devoluções serão subtraídas dos totais de compras ou de faturamento, quando marcado, se desmarcado o valor das devoluções não será acumulado aos totais.
 
 
Ao avançar na janela "Seleção - Listagem da análise ABC de cliente/fornecedor" será exibida a "Seleção padrão - Cadastro cliente/fornecedor" e "Seleção padrão - Documentos do financeiro".
 
Na "Seleção padrão - Cadastro cliente/fornecedor" deve ser selecionado ou definido o tipo de análise, cliente ou fornecedor, filtrando o campo "Tipo de cadastro" com a opção "2-Direta" e na seleção do campo C-Cliente ou F-Fornecedor.
 
Na "Seleção padrão - Documentos do financeiro" verificar quais campos serão filtrados, dependendo dos dados que serão analisados.