Usuário FuncionárioCriação do usuário FuncionárioOs perfis de acesso dos usuários com nível Funcionário são criados automaticamente no Portal de Gestão de Pessoas quando é realizada a carga incial inicial de funcionários do SIGER® para o Portal.
Primeiros acessos do usuário Funcionário ao PortalPrimeiro acesso: O usuário receberá em seu endereço de e-mail uma mensagem indicando que o seu cadastro no Portal de Gestão de Pessoas está pronto. Este e-mail conterá um link de acesso a página de login do Portal.
No primeiro acesso deste usuário ao Portal de Gestão de Pessoas ele deverá informar o seu endereço de e-mail no respectivo campo e neste momento será solicitada a informação da senha que ele irá utilizar de forma permanente. Esta senha precisa ser formada por no mínimo 8 caracteres e conter letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
Tendo sido cadastrada a senha, o usuário será direcionado para sua página inicial no Portal de Gestão de Pessoas, que será apresentada conforme a imagem abaixo.
![]() Funcionalidades do Portal para o FuncionárioNo menu lateral da página do funcionário no Portal de Gestão de Pessoas é possível acessar as funcionalidades disponíveis, como o envio de solicitações ao RH e também o acesso aos seus recibos de pagamento.
Envio de solicitações: para enviar solicitações ao RH, o funcionário deve acionar o botão <Minhas solicitações> no menu lateral e depois o botão <Adicionar>, no canto superior direito da janela, conforme demonstrado na imagem abaixo.
![]() Feito isto, serão exibidas as opções de modelos de solicitações disponíveis. Estes modelos podem variar de acordo com as práticas de cada RH, na imagem abaixo (meramente ilustrativa), o modelo de solicitação selecionado foi de “Envio de atestado”. Conforme demonstrado na imagem, é possível tanto incluir uma mensagem por escrito na solicitação, quanto anexar o documento de atestado em diversos formatos.
![]() Para que a solicitação seja enviada ao RH, basta clicar no botão <Incluir> no canto inferior direito da janela.
Retorno de solicitações: o Funcionário poderá acompanhar a situação das suas solicitações, bem como os retornos das mesmas conforme forem ocorrendo na própria página de solicitações do seu perfil no Portal, acionando o botão <Minhas Solicitações> no menu lateral da página.
![]() Recebimento de recibos: para acessar os seus recibos de pagamento, o Funcionário deve acionar o botão <Recibos> no menu lateral da sua página. Será exibida então a relação dos seus recibos disponíveis para download, em ordem decrescente, com o mais recente sendo exibido no topo da lista, conforme demonstrado abaixo.
![]() Para fazer o download do recibo, basta acionar o botão <Download> ao lado do recibo desejado. Os recibos são baixados em formato PDF.
Contestação de recibos: caso seja necessário avisar ao RH sobre alguma necessidade de ajuste no recibo de pagamento, o Funcionário pode utilizar a função “Contestar” existente na página de recibos de pagamento.
Para enviar a contestação do recibo ao RH, o Funcionário deve acionar o botão <Contestar> ao lado do referido recibo.
![]() Feito isto, será exibida na tela uma janela na qual o Funcionário deve informar o motivo da contestação do recibo. Conforme demonstrado na imagem abaixo.
![]() Ao clicar em “Contestar recibo” o Funcionário estará confirmando o envio da contestação ao RH, que receberá uma solicitação do tipo “Contestação de Recibo” já com o respectivo recibo em anexo e a mensagem incluída pelo funcionário.
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