×
Menu

Previsões de Manutenção

 
Ao encerrar uma Ordem de Serviço, passa a ser gerada uma previsão de manutenção para o serviço/material informado em cada item, sendo calculada a data e a quilometragem do veículo - para os clientes que utilizam tal categoria para OS - para a próxima manutenção, de acordo com a validade informada no cadastro do mesmo.
Para realizar o gerenciamento das previsões, é possível acessar o menu OSE 2.1-V.
 
Veja mais sobre as ferramentas do Grid Dinâmico utilizado nas manutenções consolidadas! + Saiba mais
 
 

CONFIGURAÇÕES

 
Na empresa, menu OSE 1.2-A, botão <Dados Adicionais>, os campos: + Saiba mais
 
Ao marcá-lo, o sistema começará a gerar as previsões automaticamente ao fechar a OS.
 
 
 
 
No produto, menu 1.6-A, botão <Segurança>, preencher os campos:
 
 
OBS.: Estes campos também estão disponíveis na rotina de alteração geral por campos (menu 1.6-G).
 
 
No cadastro do cliente, menu 1.5-A, é necessário marcar um parâmetro, indicando que devem ser geradas previsões de manutenção para as ordens de serviço cadastradas para o mesmo, botão <Faturamento/OC>, marcar o campo:
 
OBS.: Este campo também está disponível na rotina de alteração geral por campos (menu 1.6-G).
 
 
Previsões de Manutenção
1

Cliente

1. Cliente
Consulta o cadastro do cliente da OS.
 
2

Produto

2. Produto
Consulta o produto da ordem de serviço.
 
3

Mater./Serviço

3. Mater./Serviço
Consulta o material/serviço da OS.
 
4

Ord.Serviço

4. Ord.Serviço
Exibe cadastro da ordem de serviço.
 
5

OS cliente

5. OS cliente
Exibe ordens de serviço do cliente.
 
6

Altera data

6. Altera data
Altera a data da próxima manutenção.
 
7

Cliente comunic

7. Cliente comunic
Indica para as previsões de que o cliente já foi comunicado da manutenção.
 
8

Sinc.previsões

8. Sinc.previsões
Esta rotina é responsável por ler todas as ordens de serviço fechadas com data de conclusão a partir de uma data selecionada e criar as previsões de manutenção. Também permite informar cliente como filtro para criação.
 
Além disso, nesta sincronização são eliminadas todas as previsões de clientes que estão configurados para não controlar previsão de manutenção.
 
 
9

Próx.Manut

9. Próx.Manut
Consulta o histórico de alterações da data da próxima manutenção.
 
 
 

OUTRAS FUNÇÕES

 
Verificação de previsões pendentes de comunicado com o cliente: Esta verificação é feita na entrada do módulo de Gestão de Serviços, uma vez a cada execução, em cada empresa processada. Nesta rotina são lidas todas as previsões e testado se existe alguma com data inferior à do computador e que ainda não foi comunicada ao cliente. Caso exista alguma, é exibida a mensagem abaixo. Se for pressionado o botão <Sim>, será aberto automaticamente o gerenciador de previsões de manutenção.
 
Vale lembrar que esta rotina somente é executada caso o parâmetro "Alerta previsão de manutenção" esteja marcado.
 
 
Consulta de previsões de manutenção vencidas para o veículo: Ao encerrar o cadastro/alteração de uma OS, é feita uma verificação de existência de previsão de manutenção para o cliente+item+material/serviço que não foi cadastrado na OS em questão. Caso exista alguma, é exibido um grid informando quais são estas previsões, permitindo que o usuário retorne na manutenção e inclua o material/serviço.