Documentos que não são originados de notas emitidas ou notas lançadas, como recibos, despesas, adiantamentos e previsões, precisam ser lançadas manualmente no financeiro. A manutenção destes segue o mesmo princípio de Duplicatas Mercantis e de Duplicatas de Serviço.
LANÇAMENTO DE OUTROS DOCUMENTOS
São outras despesas/recebimentos que precisam ser lançados no financeiro.
Teremos os mesmos campos do documento, porém não irá aceitar espécies oficiais:
01- DM: Duplicata Mercantil
02- DEV: Devolução
04- DS: Duplicata de Serviço
LANÇAMENTO DE ADIANTAMENTO
Possui uma maneira resumida do lançamento, já que não teremos outros dados fiscais necessários.
LANÇAMENTO DE PREVISÕES
As previsões tem como principal objetivo demonstrar futuros recebimentos e despesas no fluxo de caixa.
O mais comum é a inclusão de despesas fixas, como energia elétrica, aluguÉis, despesas administrativas.
Seguirá o mesmo princípio da inclusão de documentos, porém irá permitir espécies Oficiais, e terá indicado que é um documento de previsão.
No lançamento do documento oficial, o sistema identifica a existência de previsão e sugere a manutenção dela. Para isso, o sistema se utiliza de 3 informações que devem coincidir entre o documento oficial e a previsão:
- espécie de documentos;
- cadastro de cliente ou fornecedor;
- período do vencimento (o vencimento da previsão e o vencimento do documento oficial devem estar dentro do mesmo mês).
INCLUSÃO MÚLTIPLA
Para inclusão de documentos ou previsões com diversos desdobramentos de uma única vez.
 Desdobramento inicial
Desdobramento do primeiro documento a ser criado.
Em caso de parcelamento ou financiamento, sugere-se iniciar em 01. Isso facilita no controle dos pagamentos, pelo número do desdobramento.
|
 Nº de desdobramentos
Quantidade de desdobramentos à serem criados.
|
 Intervalo p/vencimento
Intervalo de vencimento entre um desdobramento e outro, em dias.
Quando zerado, incrementa apenas o mês, ou seja, se no documento informou 15/03/X2, o vencimento seguinte será 15/04/X2 e, assim, sucessivamente.
|
 Vencimento em dia não útil
Orientação para vencimentos em dias não úteis. São 3 opções:
1 - Cria: vai criar o vencimento em dia não útil (finais de semana e feriados);
2 - Não cria: caso o vencimento seja em dia não últil, não criará o documento;
3 - Posterga: caso o vencimento caia em dia não útil, o sistema move esse vencimento para o próximo dia útil seguinte.
|
 Informa intervalo p/emissão
Quando desmarcado, data de emissão é única.
Essa configuração é bem importante para quem gera o planejamento financeiro pela data de emissão (por competência).
É comum usar no Planejamento Financeiro empréstimos, financiamentos e grandes compras parceladas, distribuídas pelo parcelamento. Nesse caso, usa-se a criação de emissão com intervalo.
|
 Intervalo p/emissão
Intervalo de emissão entre um desdobramento e outro, em dias.
Quando zerado, incrementa apenas o mês, ou seja, se no documento informou 01/03/X2, a data de movimento seguinte será 01/04/X2 e, assim, sucessivamente.
|