×
Menu

Variação Monetária

 
Conceito de variação cambial é a diferença que ocorre no valor do produto, comparando a data de compra e o dia de pagamento. Essa variação acontece em função do fluxo cambial, ou seja, a desvalorização ou a valorização de determinada moeda em relação à outra.
 
Variações ativas: são os ganhos de câmbio, ou seja, quando ocorre a elevação dos valores dos direitos ou a diminuição dos valores das obrigações. 
 
Variações passivas: São as perdas de câmbio, ou seja, quando ocorre diminuição dos valores dos direitos e a elevação dos valores das obrigações.
 
O que é variação cambial na contabilidade?
As variações cambiais em decorrência de crédito a receber e/ou obrigações a pagar em moeda estrangeira deverão, por ocasião do levantamento de balanços, proceder à atualização da expressão monetária, em reais, desses valores com base na taxa cambial vigentes na data do respectivo balanço.
 
O SIGER® possui o módulo adicional do controle financeiro, para controle da variação monetária/cambial, disponível no menu FIN 7.1 (Variação Monetária).
 
Por se tratar de um módulo adicional, deve ser contratado junto ao comercial da Rech.
 
Os documentos do financeiro podem ser vinculados a indexadores ou outras moedas, acessar o link  + Saiba mais para acessar o cadastro e configurações dessa tabela.