×
Menu

Requisições e Alçadas

 

REQUISIÇÕES DE COMPRAS - CONCEITO

 
É muito comum nas organizações que as pessoas se dirijam ao setor de compras para solicitarem os materiais que necessitam para desempenhar suas atividades, as quais não estão necessariamente restritas às de produção, pois os processos de manutenção e conservação, administração, entre outros, também requisitam materiais.
Convencionamos chamar o documento eletrônico fruto desta operação de REQUISIÇÃO DE COMPRA.
Como pode ser visto no fluxograma do tópico anterior, a requisição de compra é o documento que dispara diversos outros eventos de controle e ressuprimento.
Em muitas empresas este processo é iniciado a partir do envio de uma mensagem eletrônica, formulário interno ou telefonema, tornando difícil a tarefa de rastrear o pedido.
 
Levamos em consideração, como cenário ideal, um ambiente em que qualquer colaborador que tenha sido autorizado possa incluir requisições de compra, as quais figurariam em uma tela de acompanhamento, desenhada para utilização pelo(s) encarregado(s) do departamento de compras.
Esta requisição de compra poderia conter diversos produtos, para cada qual poderia ser informada a quantidade, data da necessidade, além de outros dados relacionados à apropriação de custo do seu consumo.
Também seria possível gerar requisições de compra a partir do módulo de produção (Gestão Industrial), a partir da programação gerada para as ordens de produção.
 
A partir destes conceitos, foi concebida no SIGER® uma ferramenta com base na seguinte proposta de rotina operacional:
 
 

BLOQUEIO ELETRÔNICO - FUNCIONAMENTO

 
Eventualmente as empresas podem estabelecer políticas que restrinjam a compra de materiais, quer seja em função do tipo de material, quer seja em função do valor monetário do mesmo.
Seria extremamente moroso, além de suscetível a falhas, se o comprador tivesse de avaliar cada requisição que chegasse ao seu conhecimento. Assim sendo, o ideal seria que pudessem ser cadastradas "regras" ou "políticas" de controle, para que o próprio sistema informatizado fosse capaz de realizar este controle, bloqueando as requisições e sujeitando-as a aprovação prévia, antes que se inicie o processo de compra.
 
Pensando nestas questões, foi implementado no SIGER® o "Bloqueio Eletrônico" de requisições, cujo funcionamento está abaixo descrito:
 
Bloqueio por faixas de valor do Grupo/Sub-grupo/Produto
Observe que sempre o valor utilizado para comparação com as faixas cadastradas é o "total" da requisição, não sendo levadas em conta outras requisições do mesmo produto ou solicitante.
 
 
 
Considerando o fato de que a maioria das empresas agrupam seus produtos conforme a afinidade de determinados atributos e, neste caso, faz sentido que as mesmas regras sejam aplicadas a todos , foi possibilitado o cadastramento de regras de bloqueio válidas para todos os produtos de um determinado grupo de produtos, ou mesmo de um sub-grupo de produtos. Em primeiro lugar o SIGER® verifica no cadastro do produto informado na requisição as faixas de valores e a quantidade de assinaturas necessária para cada faixa. Se no produto não houver configuração específica, o SIGER® procura esta configuração no Sub-grupo de produtos (se o sistema estiver configurado para utilizar sub-grupos). Finalmente, se no sub-grupo não houver configuração específica, o SIGER® procura esta configuração no Grupo de produtos.
 
 
Bloqueio simples, sem parâmetros
 
 
 
Bloqueio por valores orçados
 
 

ALÇADAS DE APROVAÇÃO - FUNCIONAMENTO

 
Considerando as situações acima explicitadas, faz-se necessário que algumas pessoas sejam delegadas para efetuar a aprovação ou recusa das requisições que por ventura ficarem bloqueadas. Contudo, em alguns casos, pode não ser suficiente apenas indicar que determinado usuário tem poder para aprovar/recusar, sendo necessário estabelecer limites para o seu poder.
Para suprir esta necessidade foi desenvolvido no SIGER® um controle que convencionamos chamar de "Alçadas de Aprovação". Estas alçadas são especificadas para cada usuário aprovador cadastrado no sistema.
 
Poderes configuráveis
 
 
 
Na configuração das faixas de aprovação, a primeira informação solicitada é a assinatura autorizada.
Em seguida pode ser informado o Grupo de produtos ou o Grupo + Sub-grupo de produtos ou o Produto sobre o qual a assinatura é válida. Opcionalmente estas três informações podem ser deixadas em branco, o que significa que a assinatura é válida para aprovar/recusar requisições de qualquer produto.
Finalmente deve ser preenchido o valor limite de validade da assinatura, ou seja, a mesma será válida para requisições cujo valor total seja igual ou menor do que o valor limite informado.
 
Rotina operacional
Faz-se necessário que o(s) aprovador(es) tenham condições de visualizar as requisições pendentes para que possam analisá-las e aprová-las (ou recusá-las).
Para atender a esta necessidade, foi desenvolvida no SIGER® uma ferramenta para análise das requisições pendentes. Esta ferramenta foi concebida com base na seguinte proposta de rotina operacional:
 
 
 
 
 
Efetuados estes passos, a requisição deverá "desaparecer" da janela do aprovador.
Quando todas as aprovações necessárias forem dadas à requisição, então ela estará liberada para que o departamento de compras inicie o processo de aquisição.