×
Menu

Requisições de Estoque

 
Procuramos exemplificar com a ilustração abaixo o macro fluxo de um processo de gestão de materiais tradicional. O SIGER® foi preparado para efetuar eletronicamente os controles representados.
 
 

RECURSOS

 
 
 

CONCEITOS

 
Requisições de Estoque
É muito comum nas organizações que as pessoas se dirijam ao almoxarifado (estoque) para solicitarem os materiais que necessitam para desempenhar suas atividades, as quais não estão necessariamente restritas às de produção, pois os processos de manutenção e conservação, entre outros, também requisitam materiais.
Convencionamos chamar o documento eletrônico fruto desta operação de REQUISIÇÃO DE ESTOQUE.
 
Como pode ser visto no fluxograma do tópico anterior, a requisição de estoque é o documento que dispara diversos outros eventos de controle e ressuprimento.
Em muitas empresas este processo é iniciado a partir do envio de uma mensagem eletrônica ou telefonema, tornando praticamente impossível rastrear o pedido.
Levamos em consideração, como cenário ideal, um ambiente em que qualquer colaborador que tenha sido autorizado possa incluir requisições de estoque, as quais figurariam em uma tela de acompanhamento, desenhada para utilização pelo(s) encarregado(s) do almoxarifado.
Esta requisição de estoque poderia conter diversos produtos, para cada qual poderia ser informada a quantidade, data da necessidade, além de outros dados relacionados à apropriação de custo do seu consumo.
 
Também seria possível gerar requisições de estoque a partir do módulo de produção (Gestão Industrial), a partir da programação gerada para as ordens de produção.
 
A partir destes conceitos, foi concebida no SIGER® uma ferramenta com base na seguinte proposta de rotina operacional: