Os parâmetros dos serviços estão disponíveis no menu AUE 1.7-P , neste menu é definido o comportamento do módulo de forma geral, como o tipo de documento a ser emitido/listado (nota fiscal, recibo e demonstrativo), configurações de aceitações de campos, integrações com os módulos 1-Contabilidade e 6-Controle Financeiro, disponibilidade conforme contratação deste módulos, modelos de formulários, envio de e-mail, controle de comissões e indexadores.
 Descrição da prestação de serviços
Informar neste campo a descrição da prestação de serviço a ser listado nas faturas.
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 Lista
Este campo define a listagem da natureza de operação ou data de vencimento nas faturas e demonstrativos, opções disponíveis:
0-Natureza de operação: Lista a natureza de operação (CFOP) no demonstrativo.
1-Vencimento: Lista a data de vencimento no demonstrativo.
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 Tipo de formulário
Este campo define o tipo ou layout do formulário padrão para impressão das faturas, atualmente o SIGER® possui 20 tipos de formulários.
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 Identificação do serviço NFS-e
Este campo define a identificação dos itens de serviço na nota fiscal de serviço eletronica (NFS-e), opções disponíveis:
1-Conforme empresa: Utiliza como identificação dos itens de serviço na NFS-e padrão ABRASF, conforme configuração da empresa, campo "Agrupamento itens na nota", no menu AUE 1.2-A, botões <Dados adicionais> e <Dados para NFS-e>.
2-Somente observação da nota: Utiliza como identificação dos itens de serviço na NFS-e padrão ABRASF, somente observação da nota, caso não possua observação utiliza a configuração da empresa, conforme opção 1.
3-Discr.serv.c/ind.e c.custo: Utiliza como identificação dos itens de serviço na NFS-e padrão ABRASF a descrição do serviço com centro de custo e índice.
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 Lista valor aproximado de tributos
Este campo define a listagem do valor aproximado de tributos, opções disponíveis:
1-Por item e sem total geral: Lista o valor aproximado de tributos por item, sem listar o total geral no final.
2-Não lista: Não lista o valor aproximado dos tributos.
3-Por item e com total geral: Lista o valor aproximado de tributos por item e lista o total geral no final.
4-Somente o total geral: Lista somente o total geral dos valores aproximados de tributos no final.
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 Tipo impressora
Este campo define o tipo de impressora para o tipo de formulário, opções disponíveis:
M-Matricial
H-HP Deskjet
Este campo é habilitado conforme a seleção do campo "Tipo de formulário", com os tipos 02-Pág.Cheia 16 itens, 03-Meia Pág. 12itens e 28-Espec.EXI 8 itens.
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 Nº vias
Informe neste campo o número de vias padrão a serem impressas.
Este campo é habilitado conforme a seleção do campo "Tipo de formulário", com os tipos 02-Pág.Cheia 16 itens, 03-Meia Pág. 12itens e 28-Espec.EXI 8 itens.
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 Série nota fiscal
Informe neste campo a série padrão das notas fiscais de serviço.
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 Permite pagamento de serviços
Este campo define o controle de pagamentos de itens de serviços das notas de serviço, opções disponíveis:
1-Não permite: Não permite controle de pagamentos.
2-Sim, na manutenção e pagamento: Permite realizar o pagamentos dos itens de serviços na manutenção das notas e no menu de pagamento, AUE 2.1-P.
3-Sim, na alteração e pagamento: Permite realizar o pagamento dos itens de serviços na alteração das notas e no menu de pagamento, AUE 2.1-P.
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 Aceita centro de custo
Este campo define a aceitação do centro de custo no movimento de serviços, opções disponíveis:
1-Não aceita: Não aceita centro de custo no movimento de serviços.
2-Aceita nos itens opcional: Aceita centro de custo nos itens dos serviços permitindo que essa informação não seja informada, ou seja, permite deixar o centro de custo em branco.
3-Aceita nos itens obrigatório: Aceita centro de custo nos itens dos serviços exigindo que essa informação seja informada para cada item.
4-Aceita na nota opcional: Aceita centro de custo na nota dos serviços permitindo que essa informação não seja informada, ou seja, permite deixar o centro de custo em branco.
5-Aceita na nota obrigatório: Aceita centro de custo na nota dos serviços exigindo que essa informação seja informada para nota.
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Aceitação do centro de custo nos itens dos serviços, acessar o botão <...> do item da nota, conforme exemplo.
Na janela "Dados adicionais do item" será habilitado o campo "Centro de custo", conforme exemplo.
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Aceitação do centro de custo por nota, ao avançar na janela "Movimentos dos serviços" será exibida a janela "Rateio de centros de custo", para que seja informado o centro de custo ou o rateio dos centros.
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 Aceita descrição desconto especial
Este campo define a aceitação de conceção de desconto especial, opções disponíveis:
1-Não: Não permite conceder desconto especial.
2-Aceita e lista na fatura: Permite conceder desconto especial e lista na fatura.
3-Aceita, mas não lista na fatura: Permite conceder desconto especial, mas não lista na fatura.
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 Largura descrição e desc.esp
Este campo define a largura ou número de caracteres do item de serviço e descontos especiais, valor mínimo é 35 e máximo 60.
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Exemplo do item de serviço com valor mínimo de 35
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Exemplo do item de serviço com valor máximo de 60
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 Permite múltiplos vencimentos
Este campo define a aceitação de múltiplos vencimentos (desdobramentos) para a fatura.
Se marcando este campo passa a ser exibida a janela "Aceitação dos desdobramentos" ao avançar na manutenção dos movimentos de serviços.
Nessa janela o SIGER® dispõe de três funções para facilitar a criação dos desdobramentos, F3-Usa vencimento padrão do cadastro, F4-Desdobra conforme vencimentos e F6-Desdobra o valor da fatura, essas funções estão disponíveis na linha amarela, quando selecionado o campo "Dsd", conforme imagem a seguir, outra forma para criar os desdobramentos, é informar os desdobramentos manualmente, nessa situação o usuário precisa informar os desdobramentos, prazo ou data de vencimento e valor da duplicata.
Neste exemplo serão criados dois desdobramentos com os prazos de 7 e 14 dias, com o Local de Cobrança 4.
Exemplo da janela de aceitação dos desdobramentos utilizando a função F4.
Função F6-Desdobra o valor da fatura: Essa função possibilita informar manualmente o número de desdobramentos, campo "Nº desdobramentos", o número de dias de intervalo entre um desdobramento e outro, campo "Nº dias intervalo", a data do primeiro vencimento, campo "1º vencimento" e selecionar o local de cobrança, campo "Local de cobrança". O campo “Local de cobrança” não é obrigatório, então senão informa-lo será gravado com o Local de cobrança padrão do cadastro do cliente, conforme configurado no botão <Financeiros> e campo "Local de cobrança".
Neste exemplo serão criados três desdobramentos com o primeiro vencimento em 25/01/2022 e os próximos a cada 7DD, com o local de cobrança 4.
Exemplo da janela de aceitação dos desdobramentos utilizando a função F6.
Função F7-Elimina os desdobramentos informados: Essa função eliminina os desdobramentos informados, caso tenha utilizado as Funções F3, F4 ou F6 ou informado manualmente e precisa recriar os desdobramento.
Obs.: No botão <...> (Dados adicionais para desdobramento) é possível informar ou mudar o local de cobrança do desdobramento, bem como verificar a data de fluxo do fluxo (fluxo de caixa). O campo “Local de cobrança” não é obrigatório, então senão informa-lo será gravado com o Local de cobrança padrão do cadastro do cliente.
Se desmarcado, o campo de vencimento é aceito no movimento de serviço, conforme exemplo a seguir, neste caso aceita apenas um único vencimento.
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 Permite agrupamento de itens
Este campo define o agrupamento dos itens da nota na emissão da fatura.
Se marcado, ao emitir a fatura, os itens que possuirem a mesma configuração de código de serviço na prefeitura e código do serviço LC 116/03 iguais, nos serviços associados. + Saiba mais
Se desmarcado, serão listados os itens desagrupados.
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 Alerta mudança para agendamento
Este campo define o alerta nas mudanças efetuadas para agendamento na geração de movimento para o próximo mês.
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 Dados adicionais
Este botão acessa as informações adicionais de recibos, demonstrativos, protocolos, impostos e envio de e-mail, essas configurações serão abordadas no tópico específico. + Saiba mais
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 Índices
Este botão acessa as configurações de aceitação de indexadores, serão abordadas no tópico específico. + Saiba mais
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 Lista valor extenso
Este campo define a listagem do valor do serviço por extenso no recibo.
Se marcado, lista o valor por extenso, exemplo na imagem a seguir.
Se desmarcado, não lista o valor por extenso, exemplo na imagem a seguir.
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 Imprime itens c/valor zerado
Este campo define a impressão no corpo da fatura de serviços itens com valor zerado.
Se marcado, permite a impressão de itens de servilo com valor zerado, exemplos da manutenção de serviços e NFS-e a seguir.
Se desmarcado, não permite a impressão de itens de servilo com valor zerado.
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 Imp.endereço da empresa na NF
Este campo define a impressão do endereço da empresa na emissão da fatura, não se aplica para NSF-e, esse campo está associado ao tipo de formulário, logo este campo é habilitando selecionando os tipos "04-Espec.RIL 16 itens C/De" ou "20-Espec.RIL 16 itens S/De".
Se marcado, lista o endereço da empresa.
Se desmarcado, não lista o endereço da empresa.
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 Aceita quantidade nos itens
Este campo define a aceitação do campo para informar a quantidade nos itens dos serviços. Quando marcado o campo será exibido o campo "Quantidade" na manutenção de movimentos de serviços, conforme demonstrado na imagem.
Obs.: Este recurso normalmente utilizando na cobrança de outros serviços, como exemplo, serviços de cópias/impressões, emulumentos, entre outras despesas variáveis.
Na configuração do serviço/despesa pode ser informado o valor unitário do serviço, conforme exemplo na imagem a seguir, quando incluir este item de serviço basta informar a quantidade que o SIGER® calcula o valor total do item.
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 Controla vencimentos por item
Este campo define o controle de vencimento por item de serviço, este campo é habilitado quando o campo "Permite múltiplos vencimentos" estiver desmarcado.
Se marcado, controla vencimentos por item de serviço, o campo "Data de vencimento" para a ser aceito no botão <...> (Dados adicionais do item) do item de serviço, conforme demonstrado nas imagens a seguir.
Se desmarcado, não controla vencimentos por item de serviço.
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 Sugere vencimento
Sugere vencimento na manutenção da nota de serviço através do vencimento especial do cadastro do cliente.
Se marcado, sugere o vencimento especial configurado no cadastro do cliente, botão <Financeiros> campo "Vencimento especial". + Saiba mais
Configuração do vencimento especial no cadastro de cliente.
Se desmarcado, não sugere o vencimento especial configurado no cadastro do cliente.
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 Utiliza indexadores
Este campo define a utilização de indexadores para cálculo das faturas de serviço, opções disponíveis:
1-Sim, diversos indexadores: Utiliza diversos indexadores para cálculo das fatutas de serviço, selecionando essa opção é habilitado o botão <Índices>. + Saiba mais
Quando selecionada essa opção, na manutenção dos movimentos de serviços, o SIGER® passa a aceitar a quantidade do índice ao invés do valor do serviço, conforme demonstrado na imagem a seguir.
Ao informar a quantidade do índice, o sistema exibe a janela "Índices para aceitação de serviços", o usuário precisa selecionar o código do índice a ser calculado o valor do serviço para emissão da nota/recibo/demonstrativo.
Na emissão da nota/recibo/demonstrativo será calculado o valor do serviço, conforme demonstrado no exemplo da NFS-e, a quantidade de índice 2 e valor do índice R$ 125,00, valor total R$ 250,00.
2-Não: Não utiliza indexador para cálculo das fatutas de serviço, selecionando essa opção é desabilitado o botão <Índices>.
3-Sim, indexador único: Utiliza indexadores único para cálculo das fatutas de serviço, selecionando essa opção é habilitado o botão <Índices>. + Saiba mais
Quando selecionada essa opção, na manutenção dos movimentos de serviços, o SIGER® passa a aceitar a quantidade do índice ao invés do valor do serviço, conforme demonstrado na imagem a seguir, diferentemente da opção 1, não será exibida a janela "Índices para aceitação de serviços", pois será calculado o valor do serviço com base no indexador único previamente configurado no botão <Índices>. A emissão da nota, recibo ou demonstrativo segue o mesmo padrão da opção 1.
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 Exibe/aceita indexadores
Este campo define a aceitação da tabela de indexadores na emissão da fatura.
Se marcado, exibe/aceita a tabela de indexadores na emissão da fatura.
Se desmarcado, não exibe/aceita a tabela de indexadores na emissão da fatura.
Para maiores informações sobre a aplicação dos indexadores acessar o link + Saiba mais
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 Integração financeiro
Este botão acessa as configurações de integração com o financeiro, serão abordadas no tópico específico. + Saiba mais
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 Integração contábil
Este botão acessa as configurações de integração com o financeiro, serão abordadas no tópico específico. + Saiba mais
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