Movimentos

 
Neste tópico serão demonstrados os campos no documento do financeiro onde são gravadas as informações de outras moedas e os movimentos do financeiro relacionados à variação monetária, como a inclusão/integração de documentos, liquidação e contabilização.
 
Obs.: Para gravar documentos no financeiro em outras moedas, o cadastro de cliente ou fornecedor deve ser do exterior, o SIGER® não aceita gravar outras moedas com cadastros do próprio país.
 
Quando integrado o documento no financeiro, seja oriundo da emissão de nota fiscal de importação ou exportação, manutenção de documentos ou notas do financeiro, é gravado no documento o valor original do documento, a quantidade da moeda estrangeira, a moeda e a taxa no momento da emissão, essa informações podem ser visualizadas na consulta consolidada dos documentos do financeiro, conforme demonstrado na imagem a seguir.
 
 
Nessa simulação será utilizado o menu FIN 2.1-N para demonstrar a inclusão de nota gravando outras moedas no documento. Ao avançar na janela "Manutenção de notas - Entrada de NF fatura" o sistema exibe a janela "Tipo e taxa da moeda/indexador" para gravar na fatura, conforme demonstrado nas imagens a seguir.
 
 
 
Na janela "Tipo e taxa da moeda/indexador" selecionar a moeda ou indexador, caso a moeda selecionar não esteja configurada para atualizar automaticamente + Saiba mais, a taxa deve ser informada manualmente.
 
Ao avançar nessa janela, será exibida a janela "Aceitação dos desdobramentos", no campo "Valor em US$" deve ser informado à quantidade da moeda estrangeira, a literal deste campo é dinâmica, ou seja, será ajustada ou alterada conforme o tipo da moeda selecionada.
 
 
Consulta do documento gravado no financeiro, destacando as informações em outra moeda, neste exemplo em Dólar.
 
 
No momento do pagamento do documento o sistema exibe a janela "Data de referência e taxa da moeda/indexador" para informar a data de referência e taxa/cotação da moeda ou do indexador na data de pagamento do documento, a partir dessas informações será calculada a variação monetária passiva ou ativa.
 
 
 
O cálculo da variação monetária deste pagamento será demonstrado no relatório de variação por regime de competência, menu FIN 7.1-L. + Saiba mais
 
 
Outra forma de realizar a quitação de documento de cliente ou fornecedor do exterior, é através do acerto financeiro no menu FIN 2.A-I, utilizando o recurso disponível na seleção do acerto financeiro "Permite documentos em outras moedas", exemplo na imagem abaixo, para mais detalhes sobre a inclusão de acerto financeiro acessar o link + Saiba mais.
 
 
A contabilização da variação será demonstrada pelo relatório de integração contábil, emitido no meu FIN 3.5-R. + Saiba mais, para mais detalhes sobre a integração contábil da variação monetária acessar o link + Saiba mais.
 
 
As contas e históricos contábeis para contabilização das variações monetárias (ativa e passiva), são configuradas nos históricos financeiros + Saiba mais, podem ser acessados pelo menu FIN 1.4-A (Tabelas por Empresa), selecionando a tabela 12-Históricos financeiros ou no menu FIN 1.1-H (Hist. das variaç.nos pagtos), conforme exemplificado com a imagem a seguir.