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Movimentações por Formulação

 
O SIGER® possui um adicional que permite a realização de movimentos de estoque a partir do cadastro de formulações, menu EST 2.1-B.
 
Ou seja:
Obs: Sistema fará a valorização do custo do produto produzido da mesma forma que faria se fosse usada uma ordem de produção.
 
Vale lembrar: Esse recurso também atende a necessidades inerentes aos registros a serem gerados pelo Bloco K pois ele vincula os movimentos de saída (dos insumos) e de entrada (do produto pronto) a um código de "ordem de produção" (usando a série "FO").
 

PRÉ-REQUISITOS:

Contate a Rech Informática e solicite maiores informações.
 
2. Para correto funcionamento, a empresa deve possuir as formulações cadastradas.
Para maiores informações de como cadastrar formulações/estruturas (ficha técnica) clique aqui ->  + Saiba mais
 

CONFIGURAÇÕES:

Menu: EST 1.2-A, botão: <Estoque>, botão: <Baixa p/ formulação>
 
Irá abrir a tela de configurações deste adicional.
É possível definir alguns comportamentos para o adicional.
 
 
Abaixo breve detalhamento sobre cada configuração:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

OPERAÇÃO

 
Menu: EST 2.1-B
 
 
Movimentações por Formulação
1

Data do movimento

É a data de realização do movimento. É nesta data que serão registradas as saídas e entradas provenientes da operação de "transformação". Veja que devem ser dentro do mês vigente da empresa do estoque.
 
2

Série/Documento

Equivalente ao número da ordem de fabricação por assim dizer.
A série sempre será FO (FO = FOrmulação)
 
3

Produto

Código do produto pronto a ser produzido.
Este produto possui deve ser "formulado" (ou seja: deve possuir uma estrutura cadastrada no menu 1.7) para que a rotina entenda que deve baixar os insumos da formulação do mesmo no movimento que está sendo efetuado. É possível dar um F9 para que o sistema abra somente os itens que possuem formulação já cadastrada no sistema.
Obs: Caso tenha sido marcada a parametrização "Aceita vários produtos prontos" esse campo não é exibido, ao invés dele é exibido um botão <Produtos produzidos> o qual se clicado abre janela para informar uma lista de produtos produzidos.
4

Combinação

Caso sua empresa utilize o cadastro de combinações pode ser informada a combinação do produto pronto a ser produzida.
Obs: se a empresa não utiliza combinações em suas formulações/engenharias, deve desmarcar o parâmetro "Permite cadastrar combinação" no menu 1.1-P, botão <PCP>.
5

Rótulo

Tela informativa referente a unidade de medida para controle de estoque do produto pronto.
Ou seja: se está "UN" conforme exemplo é sinal que o produto a será produzido controla estoque por "unidades".
Logo, a produção dele será apontada por unidades.
 
6

Quantidade

Quantidade a ser produzida do produto pronto informada.
Exemplo: Se informarmos 1 unidade o SIGER irá mais tarde baixar insumos proporcionais a produção de um ítem (levando em consideração aquilo que foi cadastrado no menu 1.7 nas formulações).  Ao mesmo tempo, se forem informadas, por exemplo, 10  unidades então a quantidade de insumos será automaticamente proporcionalizada.
Obs: Caso tenha sido marcada a parametrização "Aceita vários produtos prontos" esse campo não é exibido. A quantidade deve ser informada na lista de produtos produzidos, aberta ao clicar no botão <Produtos produzidos>.
7

Lote/Série

7. Lote/Série
Lote ou série para entrada do produto (se produto controla).
Obs: Se a rastreabilidade do produto é por número de série somente a quantidade 1 será permitida. Exceto se configurada numeração de série por sequencial numérico (EST 1.2-A campo "Geração número de série - Produção" = "6-Sequencial numérico"), nesse caso permite informar quantidade maior que 1 e vai gerar as séries individuais para cada unidade do produto pronto.
8

Local de entrada

Local de estoque acerca do qual será dada entrada do produto pronto produzido compondo assim o saldo de estoque do mesmo.
 
9

Centro de custo

Caso a empresa trabalhe com a lógica de centros de custo, informar o centro de custo inerente a etapa de produção que está sendo "apontada" a partir deste menu.  Do contrário usar o padrão do sistema ( 1 ).
 
10

Solicitante

Cadastro do operador (tabela por empresa 14 - menu 1.4)
          Pode ser usado, por exemplo, para indicar o operador de produção. É obrigatório informar um requisitante.
 
Vale lembrar: O operador deve possuir permissão para ser requisitante de estoque. Do contrário haverá bloqueio na operação.
 
Exemplo: Menu 1.4-A / Opção 14 / Indicar o operador:
 
 
 
11

Local de saída

Local de estoque de onde serão baixados os insumos do produto formulado.
Importante lembrar: deve ter saldo em estoque das matérias primas informadas na formulação do item para que a baixa funcione corretamente.
 
12

Utiliza local dos insumos

Utiliza o local de estoque padrão dos insumos?
Se sim e o insumo não tiver local padrão, assume o valor informado no campo local de saída.
Se refere neste campo aqui a configuração da empresa do estoque (EST menu 1.2-A) onde pode ser informado um local padrão para baixa dos insumos a serem consumidos.
 
13

Considerar insumos dos subfórmulas

Se marcado vai considerar também a necessidade de insumos das subfórmulas da estrutura completa do produto.
Atenção: somente considera os insumos da subfórmula se o saldo da subfórmula em estoque for insuficiente para atender TODA a sua necessidade. Nesse caso considera sempre toda a necessidade da subfórmula para calcular seus insumos, ou seja não somente a diferença em relação ao saldo em estoque.
 
14

Código do relatório

Código do relatório que pode ser personalizado a partir da tabela "39-Movimentos de estoque", no gerador de relatórios do  SIGER®. Se informado será listado relatório com dodos movimentos executados na operação de baixa por formulação.
 
Após avançar na primeira tela:
 
Sistema irá abrir uma segunda tela com os insumos da formulação proporcionalizados, levando em consideração a quantidade de produto pronto a produzir informada.
Importante lembrar: É possível editar o consumo dos materiais ou até mesmo adicionar outros prontos a serem consumidos.
 
 
Nesta tela são abertos os insumos/matérias primas vinculados ao produto pronto no cadastro de formulações (menu 1.7). É possível indicar local de estoque e quantidade consumida nos campos indicados acima.
 
Vale lembrar que em relação a quantidade consumida o sistema calcula conforme o cadastro da fórmula.
Ou seja: Não é necessário efetuar nenhuma "conta extra" para lançar o "consumo".
 
Essa quantidade deverá ser alterada somente se houve alguma alteração (para mais ou para menos) em relação ao consumo padrão estabelecido no cadastro da estrutura/fórmula do produto no menu 1.7
 
É possível inclusive zerar a quantidade de saída prevista de algum insumo caso seja necessário.
Para isso é usado o botão <F2-Limpar quantidade>
 
 
Outros recursos:
E possível usar o botão <+F4-Outros materiais>
 
 
Nele podem ser adicionados outros produtos a serem consumidos na produção.
Por exemplo, itens que não estavam previstos na ficha técnica/fórmula inicial.
O sistema abrirá um grid para informar os outros materiais a serem consumidos bem como a quantidade.
 
 
Já o botão <F3-Previsto>  zera as quantidades diferentes da prevista (ou seja: distintas daquilo que está informado no cadastro da formulação) que foram editadas. É um "reset" caso o usuário queira "começar novamente" a edição das informações.
 
Ainda cabe lembrar que ao clicar neste botão você irá zerar também as quantidades informados nos materiais inseridos no botão <+F4-Outros materiais>
 
 
Ao avançar, o sistema conclui a operação:
 
Obs: Caso tenha sido marcada a parametrização "Aceita vários produtos prontos" serão gerados documentos diferentes para cada produto produzido, contando sequencialmente a partir do número do documento informado na tela inicial. A cada documento ficará vinculada a movimentação de saídas dos materiais e entrada do respectivo produto pronto.