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Mapa de Fluxo com Disponibilidade

 
Mapa de Fluxo com Disponibilidade é emitido no meu FIN 4.8-P.
 
Este relatório possibilita a análise cruzadas entre as disponibilidades (movimentos/saldos de caixas e contas correntes) com o planejamento financeiro.
 
Este relatório não tem opções de saída de impressão, como PDF, visualização ou RTF, em função das particularidades dos formatos possíveis de geração do mesmo, o mapa de fluxo com disponibilidades será gerando sempre em planilha XLS ou XLSX.
 
 
Mapa de Fluxo com Disponibilidade
1

Totaliza recebimentos por

Este campo define como devem ser agrupados/totalizados os recebimentos, opções disponíveis:
1-Local de cobrança: Agrupa os valores dos documentos por local de cobrança.
2-Grupo de cadastro: Agrupa os valores dos documentos por grupo de cadastro.
3-Zona venda/região: Agrupa os valores dos documentos por zona e região, mas para os cadastros dos clientes devem estar configurados com a sua região.+ Saiba mais
4-Conta planejamento: Agrupa os valores dos documentos pela conta de planejamento financeiro, importante salientar que o planejamento financeiro compreende o módulo adicional ao controle financeiro, logo precisa ser contratado.+ Saiba mais
 
2

Totaliza pagamentos por

Este campo define como devem ser agrupados/totalizados os pagamentos, opções disponíveis:
1-Local de cobrança: Agrupa os valores dos documentos por local de cobrança.
2-Grupo de cadastro: Agrupa os valores dos documentos por grupo de cadastro.
4-Conta planejamento: Agrupa os valores dos documentos pela conta de planejamento financeiro, importante salientar que o planejamento financeiro compreende o módulo adicional ao controle financeiro, logo precisa ser contratado.+ Saiba mais
 
3

Tipo de períodos

Este campo define os tipos de período para processamento do relatório, opções disponíveis:
1-Dia/Semana/Mês: Nessa opção os campos "Data de fluxo inicial", "Final" e "Quantidade de dias" são desabilitados.
2-Dias da semana: Nessa opção os campos "Data de fluxo inicial" e "Final" são desabilitados e habilita o campo "Quantidade de dias".
3-Dias período: Nessa opção os campos "Data de fluxo inicial" e "Final" são habilitados.
4-Mensal: Nessa opção os campos "Data de fluxo inicial" e "Final" são alterados para "Período inicial" e "Final".
 
4

Data de referência

Data de referência usada para posição dos documentos, não serão considerados documentos emitidos após esta data.
 
A data de referencia não é utilizada para verificar a situação de pagamento do documento nessa data, se pago ou em aberto, utilizada somente para processar os documentos gerados após essa data.
 
5

Data de fluxo inicial e final

Informar neste campo a data inicial e final do período de fluxo de caixa a analisar.
 
Quando selecionada a opção "4-Mensal" no campo "Tipo de períodos", a descrição deste campo é alterada para "Período inicial" e "Final".
 
6

Lista valores de documentos

Este campo define a listagem da coluna com os valores dos documentos previstos e realizados, opções disponíveis:
1-Previsto+Realizado: Lista uma coluna com os valores dos documentos previstos + realizados, exibindo um comparativo em percentual.
2-Previsto: Lista uma coluna com valores dos documentos somente previstos.
3-Realizado: Lista uma coluna com valores dos documentos somente previstos.
 
7

Lista totalizador cta.plan

Este campo define o tipo de totalização a lista para as contas do planejamento financeiro, opções disponíveis:
1-Não: Não lista totalizador para as contas do planejamento financeiro.
2-Subgrupo: Totaliza as contas por subgrupo.
3-Grupo: Totaliza as contas por grupo.
4-Subgrupo/Grupo: Totaliza as contas por subgrupo e grupo.
 
Observação: O planejamento financeiro compreende um módulo adicional do controle financeiro, deve ser contratado junto ao comercial da Rech.
 
8

Tipo de moeda

Seleção da moeda para conversão dos valores dos documentos, opção disponível quando a empresa possui o módulo adicional variação monetária.
 
Observação: Variação monetária compreende um módulo adicional do controle financeiro, deve ser contratado junto ao comercial da Rech.
 
9

Doctos pagos s/reflexo financeiro

Se marcado este campo, ignora no movimento realizado as baixas de documentos que não integraram no caixa/conta corrente de disponibilidades.
 
10

Lista saldo inicial projetado

Este campo define se lista o saldo inicial projetado no mapa de fluxo de caixa.
 
O saldo projetado é listado tendo como base o valor realizado da data de referência para os próximos valores previstos listados, ou seja, após a data de referência é considerado como saldo previsto o valor realizado na data de referência, para que as projeções de datas posteriores fiquem mais próximas ao que a empresa tem de valores realizados.
 
Portanto, nestes movimentos será desconsiderado o saldo inicial disponibilidades e calculado o saldo final considerando apenas o saldo projetado.
 
11

Integra previsão contratos

Quando marcado, serão considerados os contratos com previsão de entrada ou saída no fluxo de caixa, dependo do tipo de contrato (clientes ou fornecedores).
 
Desmarcado, não processa os contratos para previsão de fluxo.
 
Observação: Este campo será exibido caso a empresa possua contratado o módulo M-Gestão de Contratos.
 
12

Integra previsão de vendas

Marcado o campo, serão considerados os pedidos não faturados como previsão de entrada no fluxo de caixa, considerando o(s) vencimento(s) a partir da data de previsão de entrega, informados nos pedidos de venda.
 
Desmarcado, não serão processados os pedidos não faturados para previsão de entrada no fluxo.
 
Observação: Este campo será exibido caso a empresa possua o módulo 5-Vendas e Faturamento contratado.
 
13

Integra previsão compras

Quando marcado, serão consideradas as ordens de compra não entregues com previsão de saída no fluxo de caixa, considerando a data de vencimento ou vencimentos informados na ordem de compra, baseados na data de previsão de entrega da ordem de compra.
 
Desmarcado, não processa as ordens de compra para previsão de saída do fluxo.
 
Observação: Este campo será exibido caso a empresa possua contratado o módulo 8-Controle de Compras.
 
14

Considera saldo disponibilidades

Este campo define a data para considerar o saldo das disponibilidades, caixas/contas correntes, opções disponíveis:
1-Data de movimento: Considera saldo de disponibilidade dos movimentos pela data de movimento.
2-Data de conciliação: Considera saldo de disponibilidade dos movimentos pela data de conciliação, serão considerados somente os movimentos conciliados, utilizar essa opção quando realiza a conciliação dos movimentos de caixa/conta corrente pelos menus FIN 3.4-Z ou FIN 3.7-C.+ Saiba mais
 
15

Tipo de liquidação

Este campo define o tipo de liquidação dos documentos, opções disponíveis:
1-Data de pagamento: Lista os documentos considerando a data de pagamento do documento.
2-Data de crédito: Lista os documentos considerando a data de crédito do documento.
 
Observação: Os documentos podem ter diferença entre a data de pagamento e a data de crédito, por exemplo, os documentos a receber (clientes) quando enviados a cobrança bancária, dependendo da negociação com o banco, o valor recebido da quitação do título é creditado um ou dois dias posteriormente a data de pagamento.
 
Exemplo do documento destacando as data de pagamento e crédito:
 
 
16

Lista código agrupamento

Este campo define a listagem dos códigos das contas contábeis e de planejamento financeiro nos agrupamentos (recebimentos/pagamentos), opções disponíveis:
1-Sim, analítico/acesso: Identifica as contas contábeis pelo código analítico e as contas do planejamento pelo código de acesso.
2-Sim, sintético/estruturado: Identifica as contas contábeis pelo código sintético e as contas do planejamento pelo código estruturado.
3-Não lista código: Não lista código nos agrupamentos, identificada os agrupamentos apenas a descrição.
 
17

Saldo inicial

Este campo permite definir o saldo inicial a ser considerado no mapa de fluxo de caixa, este campo é importante para correta análise do relatório de fluxo de caixa, pois será a partir dessa seleção que o SIGER® processará os movimentos dos caixas/contas correntes para calcular o saldo inicial do relatório, se não informar o saldo ou selecionar as opções de processamento do saldo, o relatório sempre iniciará com saldo zero. Opções disponíveis:
1-Informa manual: Permite informar manualmente o saldo inicial a ser considerado no fluxo de caixa, essa opção é utilizada quando não é realizado o controle de caixa/conta corrente no SIGER®, então o responsável pela emissão do relatório pode informar manualmente o saldo das contas correntes.
2-Saldo anterior à data inicial: Calcula o saldo inicial processando os movimentos do caixa/conta corrente até o dia anterior ao início do fluxo. Por exemplo, se emitir o fluxo de caixa com a data inicial de fluxo no dia 01/09, o SIGER® processará os movimentos de caixa/conta corrente até o dia 31/08.
3-Saldo dos movimentos: Calcula o saldo inicial processando todos os movimentos do caixa/conta corrente, inclusive movimentos posteriores ao início do fluxo.
 
Observação: Quando selecionado as opções 2 ou 3, o SIGER® exibirá a janela "Caixa/conta corrente" para selecionar os caixas e contas correntes para compor o saldo das disponibilidades.
 
 
Na tabela genérica 11-Caixa/conta corrente possui o campo para definir se os caixas e contas correntes integram com fluxo de caixa + Saiba mais, então para os caixas que não devem ser considerados na emissão dos relatórios de fluxo de caixa, selecionar a opção "3-Não exibe" e para os caixas que serão considerados na composição do saldo das disponibilidades, selecionar a opção "1-Sim".
 
 
18

Cta.planej. para  adto. viagem

Conta do planejamento financeiro para movimentação de adiantamentos de viagens registrados em caixa, se não houver contas específicas no movimento.
 
Na tabela genérica de 11-Caixas/Contas correntes + Saiba mais existe a configuração do tipo de conta, uma das opções é de adiantamento viagens/despesas, então para os movimentos desses caixas de adiantamento de viagens ou despesas, será considerada a conta do planejamento financeiro informada neste campo, caso não houver contas informadas nos movimentos.
 
Exemplo de caixa/conta corrente de adiantamento viagens/despesas.
 
19

Empr.a consolidar

O mapa de fluxo com disponibilidade possibilita a consolidação de empresas, desde que as mesmas compartilhem os mesmos cadastros de clientes e fornecedores. Caso as siglas de empresas selecionadas não compartilhem os cadastros, será exibida mensagem de atenção, conforme exemplo a seguir.
 
 
Importante: Em caso de dúvidas com o compartilhamento de cadastros, entrar em contato com o Suporte da Rech, a mudança deste parâmetro pode comprometer a integridade da base de dados.
 
20

Quantidade de semanas

Este campo define a quantidade de semanas a processar no mapa de fluxo, esse campo será habilitado somente quando selecionada a opção "2-Dias da semana" no campo "Tipo de períodos".
 
21

Sem fluxo de caixa

Marcado o campo, listará, inclusive, os documentos que não possuem o campo "Fluxo de caixa" marcado no documento do financeiro.
 
Desmarcado, serão listados somente os documentos que possuem o campo "Fluxo de caixa" marcado.
 
Observação: Os documentos podem ser gravados no financeiro com o campo "Fluxo de caixa" desmarcado, dependendo da configuração da espécie de documento, do local de cobrança ou caso o usuário tenha desmarcado manualmente.
 
Como identificar que o documento está marcado para não listar ou processar no relatório de fluxo de caixa, exemplo na imagem a seguir.
 
 
22

Considera vencto apresentação

Este campo define se devem considerar os documentos com vencimento apresentação no mapa de fluxo.
 
Para o SIGER® demonstrar os documentos que possuem as datas de emissão e vencimento iguais, marcar este campo.
 
23

Receitas/despesas extra caixa

Este campo define se serão processados os movimentos de receita ou despesa extra caixa, na tabela genérica de 11-Caixas/Contas correntes + Saiba mais existe a configuração do tipo de conta, uma das opções é de receita/despesa.
 
Recebimento e pagamento extra caixa são as baixas das retenções dos impostos, como Funrural, PIS, COFINS, CSLL, ISSQN, INSS e IRRF e os movimentos de caixa/conta corrente inclusos diretamente no menu FIN 3.4-I sem vínculo com documento.
 
Se marcado serão aceitos os caixas/contas correntes para movimentos extra caixa. Os movimentos vinculados aos caixas/contas correntes selecionados serão considerados como receita/despesas extra caixa.
 
Os movimentos serão mostrados como “(+) TOTAL RECEBIMENTOS EXTRA CAIXA” ou “(-) TOTAL PAGAMENTOS EXTRA CAIXA”.
 
Na emissão do mapa de fluxo o SIGER® exibirá a janela "Caixa/conta corrente" específica para selecionar os códigos dos caixas/conta correntes extra caixa que serão processados.
 
 
Este campo será habilitado quando seleciona as opções "2-Saldo anterior a data inicial" ou "3-Saldo dos movimentos" no campo "Saldo inicial".
 
Exemplo de caixa/conta corrente de receita/despesas.
 
 
24

Lista previsto estimado

Se marcado lista coluna de valor previsto estimado, valor que é formado pelos documentos do tipo P-Previsão do período listado.
 
No financeiro é possível incluir documentos do tipo previsão, normalmente utilizado para gerar previsões de despesas fixas da empresa. + Saiba mais
 
Exemplo de documento tipo P-Previsão.
 
 
25

Lista pagtos antecipados no previsto

Se marcado considera nos valores previstos, também, os documentos que foram pagos antes da data de fluxo.
 
Desmarcado, os documentos pagos antes da data de fluxo serão considerados como realizado.
 
26

Considera valor de entrada original

Se marcado este campo, será considerado o valor original de entrada da ordem de compra para listagem do fluxo sem considerar impostos, descontos e acréscimos.
 
Desmarcado listar o valor total da ordem de compra, considerando os impostos, descontos e acréscimos.
 
Este campo será habilitado somente quando marcado o campo "Integra previsão de compras".
 
27

Considera somente vlr.mercadorias

Este campo será habilitado somente quando marcado o campo "Integra previsão de compras".
 
Marcado, para ordens de compra de importação considerar para valor de fluxo somente o valor das mercadorias, sem considerar os valores de impostos e despesas gerais, como frete, seguro, etc.
 
Desmarcado, será considerado o valor total da ordem de compra.
 
28

Lista detalhamento de movimentos

Este campo define a listagem do detalhamento de movimentos em aba adicional da planilha, opções disponíveis:
 
1-Não: Não lista detalhamento de movimentos em aba adicional a planilha.
 
2-Sim, geral: Lista detalhamento de movimentos e movimentos de caixa/conta corrente que compõem os totais diários em uma nova aba com todos os dias da listagem.
 
Exemplo da planilha com aba geral:
 
 
Exemplo da aba de detalhamento diário:
 
 
3-Sim por dia: Lista detalhamento de movimentos e movimentos de caixa/conta corrente que compõem os totais diários em uma nova aba para cada dia da listagem.
 
Exemplo da planilha com abas por dia:
 
 
Exemplo da aba de detalhamento por dia:
 
 
4-Sim, por mês: Lista detalhamento de movimentos e movimentos de caixa/conta corrente que compõem os totais em abas mensais.
 
Exemplo da geração da planilha com abas por mês
 
 
Exemplo da aba de detalhamento por mês:
 
 
29

Histórico p/doctos detalhados

Este campo define o tipo de histórico a listar para os documentos detalhados, opções disponíveis:
1-Financeiro: Históricos padrões do financeiro.
 
Exemplo do detalhamento com histórico financeiro:
 
 
2-Contábil: O histórico contábil é utilizando quando a empresa possui integração entre o módulo contabilidade e financeiro.
 
Exemplo do detalhamento com o histórico contábil: