Manutenção da Requisição Compra

 
A partir do menu 2.1-M botão <Incluir> ou menu 2.1-I do módulo de Compras é possível incluri Requisição de Compras para produtos.
 
Manutenção da Requisição Compra
1

Requisição

1. Requisição
Cada requisição de compra é única e identificada por um código. Tecle F4 para que o SIGER® encontre o próximo código disponível.
 
2

Destino compra

2. Destino compra
Neste campo o requisitante deve indicar qual o destino que será dado ao item requisitado. O SIGER® sugere automaticamente o padrão definido na configuração do cadastro da empresa. As opções são as seguintes:
1-Consumo: Esta opção presume que os impostos não serão creditados por ocasião da compra.
2-Industrialização: Esta opção presume que os impostos poderão ser creditados por ocasião da compra, pois o item será utilizado no processo de fabricação.
3-Revenda: Esta opção presume que os impostos poderão ser creditados por ocasião da compra, pois o item será revendido pela empresa.
4-Revenda a consumidor: Os impostos são creditados na compra.
 
3

Faz saída automática

3. Faz saída automática
Este campo indica que, ao se registrar a Nota Fiscal de entrada da compra, o SIGER® deve realizar seqüencialmente os movimentos de estoque de Entrada por Compra e Saída Interna do item comprado.
 
4

Local de entrada

4. Local de entrada
Caso tenha sido indicado para realizar aentrada automática, então você deve informar o local de estoque (almoxarifado) de onde deseja que o material requisitado seja movimentado.
 
5

Centro de custo

5. Centro de custo
Deve ser informado o Centro de Custo de onde partiu a necessidade (provavelmente é o mesmo que irá consumir o item).
 
6

Requisitante

6. Requisitante
Informe o código da pessoa que está realizando a requisição de estoque. Se no cadastro do usuário estiver configurado que não permite informar outro, o SIGER® irá carregar automaticamente o código de requisitante vinculado ao usuário corrente e não permitirá a alteração.
Todos os registros de requisições de compra e ordens de compra anteriores são atualizados com o novo código do requisitante de compra.
 
7

Inclusão

7. Inclusão
O SIGER® carrega automaticamente a data e hora do sistema operacional e não permite sua alteração, exceto se tiver sido configurado para tal.
 
8

Finalidade

8. Finalidade
Trata-se do motivo, da razão que levou o requisitante a requisitar o material. Pode ser selecionado um código da tabela de finalidades e/ou pressionado o botão <Finalidade> para que abra uma janela onde pode ser digitado texto livremente, justificando o pedido.
O texto desta janela pode ser ajustado individualmente em cada item da requisição, se for necessário.
 
9

Produto

9. Produto
Informe o código do produto que está sendo requisitado. Será exibida sua descrição e unidade de medida. Observe que a possibilidade de alteração da descrição e da unidade de medida estão condicionadas à configuração do parâmetro (se permite ou não esta alteração) e à configuração da empresa que indica qual é o código do produto genérico para compras.
Na parte inferior da janela existe uma área (quadro) onde são exibidas outras informações sobre o produto selecionado.
No caso do produto possuir gabarito de configuração e o sistema estar configurado para controlar estoque por configuração/combinação do produto informado, após informado o código do mesmo será exibida a janela padrão para que seja informada a configuração do mesmo.
 
10

Quantidade e Grade

10. Quantidade e Grade
Informe a quantidade requisitada. Não será verificada, neste momento, existência de saldo disponível em estoque.
Quando o produto for controlado por tamanho, o botão <#> existente ao lado da quantidade será exibido, para que possa ser informada a distribuição da grade.
 
11

Centro de Custo

11. Centro de Custo
Deve ser informado o Centro de Custo de onde partiu a necessidade (provavelmente é o mesmo que irá consumir o item).
 
12

Data/Hora necessidade

12. Data/Hora necessidade
Para que o departamento de compras possa planejar as entregas, assim como os demais setores da empresa, é interessante que ele saiba os prazos que tem para atender a cada requisição. Assim sendo, informe a data e hora para a qual necessita o material requisitado.
 
13

Dados Adicionais

13. Dados Adicionais
Dados adicionais e específicos do item.
 
14

Observação

14. Observação
Texto adicional do item.
 
15

Histórico aprovação

15. Histórico aprovação
Demonstra os atendimentos do item.
 
 
16

Histórico atendimento

16. Histórico atendimento
Demonstra os atendimentos do item.
 
 
17

Hist.lib.bloq.

17. Hist.lib.bloq.
Exibir as liberações de bloqueios.
 
18

Req.em aberto

18. Req.em aberto
Exibir as requisições em aberto.
 
19

Últimas cotações

19. Últimas cotações
Exibir as últimas cotações.
 
 
Se o sistema não estiver configurado para efetuar a "Aprovação de Requisições de compra", a mesma ficará imediatamente disponível para que o departamento de compras dê inicio ao seu processo.
 
Caso contrário, o SIGER® irá calcular o valor teórico da requisição (utilizando o valor unitário de referência cadastrado no parâmetro) e irá comparar com as faixas de bloqueio configuradas no grupos/sub-grupo ou no próprio produto. Ainda, o SIGER® irá verificar nestas configurações se o produto necessita aprovação técnica antes que o compras inicie o processo.
 
Se houver necessidade de alguma aprovação, a requisição ficará pendente (status de Aguarda Aprovação) e não aparecerá na lista de atendimentos do depto.de compras, mas sim na lista de requisições pendentes dos aprovadores.
 
Além dos testes acima relacionados, se a empresa efetua o "Bloqueio por Valores Orçados", o SIGER® somará o valor teórico do item da requisição ao valor já realizado para a conta de despesa e centro de custo informados, alertando o usuário caso o valor orçado tenha sido extrapolado.
 
Existe também o recurso de importação de requisições. + Saiba mais