×
Menu

Encerramento Mensal Automático

 
É possível realizar o encerramento mensal do estoque a partir de execução por linha de comando, possibilitando a criação de tarefas agendadas no servidor da empresa.
Essa automação é indicada para empresas que realizam suas vendas por dispositivos móveis (on-line) e/ou outros dispositivos que necessitam a sincronização com o sistema de estoque, bem como integração com sistema de produção (entrada/saídas no estoque on-line).
 
Outro diferencial que a rotina traz é a possibilidade de enviar um e-mail para o responsável pelo estoque informando que a rotina foi efetuada com sucesso, bem como relatório de conferência pré-encerramento (EST 4.4-A).
 
ATENÇÃO: Essa rotina pode ser utilizada  apenas quando não existem inconsistências de meses anteriores ao atual.
 

REQUISITOS IMPORTANTES

 

USUÁRIO PARA ENCERRAMENTO

 
 
 
 
 
IMPORTANTE: Para casos onde a configuração do e-mail seja do tipo "MAPI" (programa padrão de e-mail's do sistema operacional - Outlook, Live Mail), verificar no programa de e-mails se há alguma configuração para envios de e-mails automaticamente.
 
No Windows Live Mail terá de ser acessado <Arquivo>, <Opções>, botão <Opções de segurança>, aba <Segurança>, desmarcar parâmetro "Avisar quando outro aplicativo tentar enviar e-mail como se fosse eu" para evitar que no encerramento automático o WINDOWS exiba uma mensagem questionando o usuário se o mesmo permite ou não o envio desta mensagem. no momento de enviar e-mail de notificação ao usuário que a rotina teve sucesso que o WINDOWS chame uma mensagem questionando usuário se o mesmo permite ou não o envio desta mensagem.
 
Em relação a configuração do seu programa padrão de e-mail's procure o TI da sua empresa compartilhando as informações acima.
 

CONFIGURAÇÕES NO SIGER®

 
 
 

TAREFA AGENDADA

 
Realizadas as configurações, deverá ser criada tarefa agendada no servidor, no melhor horário para que o encerramento automático seja executado.
Busque auxílio do seu TI caso nunca tenha criado uma tarefa automática no sistema operacional do seu servidor.
 
A tarefa agendada deverá executar a seguinte linha de comando:
 
START SIGER.EXE VS-USUARI:ENCERRAMENTO VS-SENUSU:?????? VS-SIGEMP:XXX VS-OPCMEN:744E VS-FLGFUN:ENC
 
Explicando parâmetros passados na linha de comando:
 
START SIGER.EXE: Executa o SIGER®
VS-USUARI:ENCERRAMENTO: é o nome do usuário criado para execução desta tarefa no primeiro passo deste manual
VS-SENUSU:??????: é a senha deste usuário
VS-SIGEMP:XXX: é a sigla da empresa do estoque
VS-OPCMEN:744E: abre o módulo 7-ESTOQUE na opção de menu EST 4.4-E
VS-FLGFUN:ENC: se não tiver inconsistência apontada no relatório de pré-encerramento e tiver no dia "d" (último dia do mês), executa o ENCERRAMENTO do estoque.
 
Lembrando que deverá ser uma tarefa agendada para cada sigla de empresa do estoque.
 
 

TIPOS DE E-MAILS QUE A ROTINA PODE ENVIAR

 
Quando o período do sistema operacional é MENOR que o período do estoque do SIGER®:
É apenas enviado e-mail indicando que o período da base do estoque esta inconsistente. Provavelmente o sistema operacional está com data incorreta.
 
 
Quando o período do sistema é IGUAL ao período do estoque do <A FAZER>: Inserir valor variável aqui:
Se os dias para início da conferência estão dentro do período configurado no parâmetro do sistema, executará a rotina de pré-encerramento do estoque (EST 4.4-A) automaticamente, ao final envia e-mail indicando ao usuário o status do processamento.
 
Inconsistência(s) que impedirão encerramento:
 
Inconsistência(s) que NÃO impedirão encerramento:
 
Indicando que NÃO há inconsistência:
 
 
Período do sistema operacional é MAIOR que o período do estoque do SIGER®:
Encerramento automático efetuado com sucesso!
 
Virou o mês, contudo o estoque não foi encerrado ainda.
Neste caso, significa que o encerramento mensal do estoque (EST 4.4-E) deve ser executado manualmente.