Encerramento Mensal Automático
É possível realizar o encerramento mensal do estoque a partir de execução por linha de comando, possibilitando a criação de tarefas agendadas no servidor da empresa.
Essa automação é indicada para empresas que realizam suas vendas por dispositivos móveis (on-line) e/ou outros dispositivos que necessitam a sincronização com o sistema de estoque, bem como integração com sistema de produção (entrada/saídas no estoque on-line).
Outro diferencial que a rotina traz é a possibilidade de enviar um e-mail para o responsável pelo estoque informando que a rotina foi efetuada com sucesso, bem como
relatório de conferência pré-encerramento (
EST 4.4-A).
ATENÇÃO: Essa rotina pode ser utilizada apenas quando não existem inconsistências de meses anteriores ao atual.
REQUISITOS IMPORTANTES
-
Ter acesso ao servidor com privilégios administrativos
-
Ter acesso ao usuário supervisor do <A FAZER>: Inserir valor variável aqui (será necessário criar e configurar um usuário específico para isso bem como alterar parâmetros do sistema)
USUÁRIO PARA ENCERRAMENTO
-
Criar um usuário específico para encerramento automático do estoque. Para isso será necessário contatar a pessoa que tem permissão para tal, veja manual de
manutenção de usuários.
-
No botão <Telefone/E-mail>, no campo "
Endereço de e-mail" informar o endereço para o qual SIGER® enviará os e-mails do encerramento automático.
-
Botão <Bloqueios/Restrições>, botão <
Outros bloqueios/restrições>, campo "Bloqueia execuções" como "
3-Sim, Permite bloquear e também forçar encerramento". Este parâmetro vai solicitar o encerramento para outras sessões do SIGER® automaticamente, para poder abrir o acumulado de estoque com exclusividade para o encerramento do estoque.
IMPORTANTE: Para casos onde a configuração do e-mail seja do tipo "MAPI" (programa padrão de e-mail's do sistema operacional - Outlook, Live Mail), verificar no programa de e-mails se há alguma configuração para envios de e-mails automaticamente.
No Windows Live Mail terá de ser acessado <Arquivo>, <Opções>, botão <Opções de segurança>, aba <Segurança>, desmarcar parâmetro "Avisar quando outro aplicativo tentar enviar e-mail como se fosse eu" para evitar que no encerramento automático o WINDOWS exiba uma mensagem questionando o usuário se o mesmo permite ou não o envio desta mensagem. no momento de enviar e-mail de notificação ao usuário que a rotina teve sucesso que o WINDOWS chame uma mensagem questionando usuário se o mesmo permite ou não o envio desta mensagem.
Em relação a configuração do seu programa padrão de e-mail's procure o TI da sua empresa compartilhando as informações acima.
CONFIGURAÇÕES NO SIGER®
-
No menu
EST 1-1-P, botão <Estoque>, campo "Dias p/início conferência" é configurado a quantidade de
dias CORRIDOS para iniciar a conferência automática de pré-encerramento mensal (envio do relatório de
conferência pré-encerramento EST 4.4-A).
-
Se zerado, o SIGER® vai deixar para fazer somente no último dia do mês.
-
Sugerimos 7 dias para que haja tempo hábil para resolução das inconsistências.
TAREFA AGENDADA
Realizadas as configurações, deverá ser criada tarefa agendada no servidor, no melhor horário para que o encerramento automático seja executado.
Busque auxílio do seu TI caso nunca tenha criado uma tarefa automática no sistema operacional do seu servidor.
A tarefa agendada deverá executar a seguinte linha de comando:
START SIGER.EXE VS-USUARI:ENCERRAMENTO VS-SENUSU:?????? VS-SIGEMP:XXX VS-OPCMEN:744E VS-FLGFUN:ENC
Explicando parâmetros passados na linha de comando:
START SIGER.EXE: Executa o SIGER®
VS-USUARI:ENCERRAMENTO: é o nome do usuário criado para execução desta tarefa no primeiro passo deste manual
VS-SENUSU:??????: é a senha deste usuário
VS-SIGEMP:XXX: é a sigla da empresa do estoque
VS-OPCMEN:744E: abre o módulo 7-ESTOQUE na opção de menu EST 4.4-E
VS-FLGFUN:ENC: se não tiver inconsistência apontada no relatório de pré-encerramento e tiver no dia "d" (último dia do mês), executa o ENCERRAMENTO do estoque.
Lembrando que deverá ser uma tarefa agendada para cada sigla de empresa do estoque.
TIPOS DE E-MAILS QUE A ROTINA PODE ENVIAR
Quando o período do sistema operacional é MENOR que o período do estoque do SIGER®:
É apenas enviado e-mail indicando que o período da base do estoque esta inconsistente. Provavelmente o sistema operacional está com data incorreta.
Quando o período do sistema é IGUAL ao período do estoque do <A FAZER>: Inserir valor variável aqui:
Se os dias para início da conferência estão dentro do período configurado no parâmetro do sistema, executará a rotina de pré-encerramento do estoque (EST 4.4-A) automaticamente, ao final envia e-mail indicando ao usuário o status do processamento.
Inconsistência(s) que impedirão encerramento:
Inconsistência(s) que NÃO impedirão encerramento:
Indicando que NÃO há inconsistência:
Período do sistema operacional é MAIOR que o período do estoque do SIGER®:
Encerramento automático efetuado com sucesso!
Virou o mês, contudo o estoque não foi encerrado ainda.
Neste caso, significa que o encerramento mensal do estoque (EST 4.4-E) deve ser executado manualmente.