Desmontagem de Itens

 
O SIGER® possui um adicional que permite a realização de movimentos de estoque a partir da desmontagem de um item que possua formulação, menu EST 2.1-G.
Ou seja:
1.     Sistema dará baixas no produto pronto designado no menu de desmontagem
2.     Sistema dará entrara nos insumos/matérias primas vinculadas ao cadastro da fórmula/estrutura.
 
Vale lembrar: Esse recurso também atende a necessidades inerentes aos registros a serem gerados pelo Bloco K, pois ele vincula os movimentos de saída (do produto pronto) e de entrada (dos insumos) a um código de "ordem de produção" (usando a série "DE").
 
PRÉ-REQUISITOS:
1.     Como se trata de um adicional, o mesmo deve ser contratado. Contate a Rech informática e solicite maiores informações.
2.     Para correto funcionamento, a empresa deve possuir as formulações cadastradas corretamente.
 
Para maiores informações de como cadastrar as formulações/estruturas (ficha técnica) clique aqui -> + Saiba mais
 
CONFIGURAÇÕES:
 
Menu: EST 1.2-A, botão: <Estoque>, botão: <Desmontagem de Itens>
 
Irá abrir a tela de configurações deste adicional.
É possível definir alguns comportamentos para o adicional.
 
 
Abaixo breve detalhamento sobre cada configuração:
 
·     Número do documento: A baixa por desmontagem de itens cria no sistema um registro similar ao de uma ordem de produção. Defina nesta configuração qual será a regra para numerar estes registros. Lembrando que diferente de uma ordem de produção o recurso de baixa por desmontagem não permite a impressão da "OP". O registro de produção é gerado no sistema para ser utilizado nas declarações fiscais (sobretudo no Bloco K) e também em relatórios de produção.
·     Tipo de acesso ao produto: Define como será efetuada a digitação do produto na baixa por formulação. É possível definir acesso por código de barras usando leitor.
·     C.Custo produto desmontado: Define qual vai ser o Centro de Custo padrão para efetuar a saída do produto acabado.
·     C.Custo dados do compon.: Define qual o Centro de Custo padrão para efetuar a entrada dos insumos/matérias primas.
·     Local de entrada: Indica qual será o local de estoque padrão para a entrada dos insumos/matérias primas.
·     Local de saída: Indica qual será o local de estoque padrão para a saída do produto pronto do estoque.
·     Aceita loc.Entrada compon.: Caso deseja que seja possível editar o local de estoque de entrada dos componentes, deixe essa opção marcada. Se desmarcado não vai permitir editar o local de entrada.
  •    Herda lote do produto desmontado: Se marcada essa configuração, se for informado lote para o produto desmontado então os insumos resultantes da desmontagem que também controlam rastreabilidade por Lote vão criar automaticamente seu lote com dados copiados do lote do produto desmontado, como por exemplo o número do lote, data de fabricação, etc.
 
OPERAÇÃO:
Menu: EST 2.1-G
 
 
 
Desmontagem de Itens
1

Data do movimento

É a data de realização do movimento. É nesta data que serão registradas as saídas e entradas provenientes da operação de "desmontagem". Veja que devem ser dentro do mês vigente da empresa do estoque.
 
2

Série/Documento

Equivalente ao número da ordem de fabricação por assim dizer. A série sempre será DE (DE DEsmontagem).
 
3

Produto

Código do produto pronto a ser produzido.
Este produto deve ser "formulado" (ou seja: deve possuir uma estrutura cadastrada no menu 1.7) para que a rotina entenda que deve incluir os insumos da formulação do mesmo no movimento que está sendo efetuado.
É possível dar um F9 para que o sistema abra somente os itens que possuem formulação já cadastrada no sistema.
 
4

Combinação

Caso sua empresa utilize o cadastro de combinações pode ser informada a combinação do produto pronto a ser produzida.
Observação: se a empresa não utiliza combinações em suas formulações/engenharias, deve desmarcar o parâmetro "Permite cadastrar combinação" no menu 1.1-P, botão <PCP>.
5

Unidade

Tela informativa referente a unidade de medida para controle de estoque do produto pronto.
Ou seja: se está "UN" conforme exemplo é sinal que o produto que será desmontado controla estoque por "unidades". Logo, a desmontagem dele será por unidades.
 
6

Quantidade

Quantidade a ser desmontada do produto pronto informado.
Exemplo: Se informarmos 1 unidade o SIGER® irá baixar o produto pronto e proporcionalmente dar entrada nos seus insumos (levando em consideração aquilo que foi cadastrado no menu 1.7 nas formulações).  Ao mesmo tempo, se forem informadas, por exemplo, 10 unidades então a quantidade de insumos será automaticamente proporcionalizada.
Este é uma das principais vantagens do uso deste recurso no sistema.
 
7

Lote/série

7. Lote/série
Lote ou série para entrada do produto (se produto controla).
8

Local de saída

Local de estoque acerca do qual será dada saída do produto pronto produzido compondo assim o saldo de estoque do mesmo.
 
9

Centro de custo

Caso a empresa trabalhe com a lógica de centros de custo, informar o centro de custo inerente a etapa de produção que está sendo "desapontada" a partir deste menu.  Do contrário usar o padrão do sistema ( 1 ).
 
10

Solicitante

Cadastro do operador (tabela por empresa 14 - menu 1.4)
Pode ser usado, por exemplo, para indicar o operador de produção. É obrigatório informar um solicitante.
Vale lembrar: O operador deve possuir permissão para ser requisitante de estoque. Do contrário haverá bloqueio na operação.
Exemplo: Menu 1.4-A / Opção 14 / Indicar o operador:
 
 
 
11

Série/Nota de Compra

Neste campo vai ser informado a nota de compra que foi lançada no sistema para o produto pronto que veio do fornecedor e que vai ser desmontado.
 
Ao vincular a nota de compra no processo de desmontagem de itens irá atualizar também o custo de aquisição dos insumos que vão entrar no estoque.
Caso não for informado nenhuma nota de compra, não irá atualizar o custo de aquisição dos insumos ao entrar no estoque.
 
12

Local de entrada

Local de estoque onde irão entrar os insumos que serão gerados a partir da desmontagem do produto acabado.
 
13

Centro de custo

Caso a empresa trabalhe com a lógica de centros de custo, informar o centro de custo inerente a etapa de produção que está sendo "desapontada" a partir deste menu.  Do contrário usar o padrão do sistema ( 1 ).
 
14

Utiliza local dos componentes

Caso a flag esteja marcada vai verificar qual é o local de estoque padrão cadastrado em cada insumo e efetuar a entrada dos insumos/matéria prima nesses locais e não mais no local de entrada citado acima (Item 11).
Se a flag não estiver marcada assume que todos os insumos/matérias primas devem entrar no local de estoque informado no campo de local de entrada (item 11).
 
15

Código do relatório

Código do relatório que pode ser personalizado a partir da tabela "39-Movimentos de estoque", no gerador de relatórios do  SIGER®.
Se informado será listado relatório com dodos movimentos executados na operação de desmontagem.
Se o campo estiver em branco não será impresso relatório.
 
 
 

Após avançar na primeira tela:

 
Sistema irá abrir uma segunda tela com os insumos da formulação proporcionalizados, levando em consideração a quantidade de produto pronto informada.
Importante lembrar: É possível editar a quantidade dos materiais ou até mesmo adicionar outros insumos a serem gerados.
 
 
 
Nesta tela são abertos os insumos/matérias primas vinculados ao produto pronto no cadastro de formulações (menu 1.7). É possível indicar a quantidade a ser gerada no campo indicado acima.
Vale lembrar que em relação a quantidade que vai ser gerada de insumos, o sistema calcula conforme o cadastro da formulação, ou seja, não é necessário efetuar nenhuma "conta extra" para ter a quantidade correta.
Essa quantidade deverá ser alterada somente se houve alguma alteração (para mais ou para menos) em relação ao consumo padrão estabelecido no cadastro da estrutura/fórmula do produto no menu 1.7
É possível inclusive zerar a quantidade de entrada prevista de algum insumo caso seja necessário. Para isso é usado o botão <F2-Limpar quantidade>
 
 
 

Outros recursos:

 
É possível utilizar também o botão <+F4-Outros materiais>
Nele podem ser adicionados outros produtos que vão entrar no estoque que poderiam conter no acabado. Por exemplo, itens que não estavam previstos na ficha técnica/fórmula inicial.
O sistema abrirá um grid para informar os outros materiais a serem consumidos bem como a quantidade.
 
 
 
Já o botão <F3-Previsto> zera as quantidades diferentes da prevista (ou seja: distintas daquilo que está informado no cadastro da formulação) que foram editadas. É um "reset" caso o usuário queira "começar novamente" a edição das informações.
 
Ainda cabe lembrar que ao clicar neste botão você irá zerar também as quantidades informados nos materiais inseridos no botão <+F4-Outros materiais>
 
 
Ao avançar o sistema conclui a operação.
 
Sistema dará baixas dos produtos prontos informados. E também dará entrada nos insumos/matérias primas vinculados na fórmula ou adicionados no processo de desmontagem.