ERP SIGER® - Sistemas de Gestão ERP BI RH Mobile - www.rech.com.br - Rech Informática Ltda, 2022
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Integração Folha X Contabilidade
Menu FPA 4.A (G) Gerar integração (A) Alterar integração (I) Incluir conta na integração (E) Excluir conta da integração (L) listar a integração (T) Integra a folha na contabilidade utilizado para fazer a rotina de gerar, listar, ajustar e importar a integração da folha para o módulo Contabilidade dentro do SIGER®.
Primeiro passo para fazer a integração da folha com a contabilidade, quando a empresa existe no módulo da Folha de Pagamento e no módulo Contabilidade, será fazer as devidas configurações desta integração no cadastro da empresa no menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, campo "Integração Contabilidade".
Integra com contabilidade
Check box marcada indica que será integrada a Folha de Pagamentos com a Contabilidade dentro do SIGER®. Se o módulo contábil for sistema de terceiros, esta fcheck box deverá ficar desmarcada.
Sigla de integração
Informar a Sigla da empresa cadastrada no módulo Contabilidade que será integrada à Folha de Pagamento. Se no plano de contas no módulo contábil, menu CTB 1.6-M, houver filial dentro da mesma conta, onde serão integradas todas as filiais na mesma conta, é necessário informar a filial onde será feito a integração da folha (p.ex., MATRIZ será 1, filial 1 no módulo FPA será 2 no módulo CTB e assim sucessivamente. Também é possível informar a filial no cadastro do departamento, menu 1.4-M, Tabela 02, para fazer a integração separada. Para isso acontecer precisará marcar a check box "Filial Depto.".
Contabiliza provisão férias
Selecionar como será feita a contabilização das férias na integração contábil, no SIGER® existem 03 (três) opções.
1- Provisão cota mensal: Contabiliza a provisão pelo valor da conta mensal, menu FPA 4.9-R.
2- Provisão e reversão por saldo bruto: Contabiliza a provisão pelo saldo acumulado do mês atual, revertendo o saldo acumulado do mês anterior, menu FPA 4.9-R.
3- Provisão e reversão pelo líquido: Contabiliza a provisão pelo líquido a pagar do mês (passivo total), revertendo o líquido a pagar do mês anterior (acumulado do mês anterior), menu FPA 4.9-R.
Contabiliza provisão de 13º salário
Selecionar como será feito a contabilização do 13º salário na integração contábil, no SIGER® existem 03 (três) opções.
1- Provisão cota mensal: Contabiliza a provisão pelo valor da conta mensal, menu FPA 4.9-L.
2- Provisão e reversão por saldo bruto: Contabiliza a provisão pelo saldo acumulado do mês atual, revertendo o saldo acumulado do mês anterior no menu FPA 4.9-L.
3- Provisão e reversão pelo líquido: Contabiliza a provisão pelo líquido a pagar do mês (passivo total), revertendo o líquido a pagar do mês anterior (acumulado do mês anterior), no menu FPA 4.9-L.
Debita antecipação 13º sal. no passivo
Check box marcada vai debitar na contabilidade a primeira parcela do 13º salário na conta de provisão no passivo.
Realiza contabilização centralizada
Check box marcada indica que a contabilização será centralizada da matriz e suas filiais. Check box somente habilita quando as filias estão cadastra dentro da SIGLA da matriz.
Forma agrupamento de departamentos
Selecionar o tipo de agrupamento na integração da folha para contabilidade, no SIGER® existem 03 (três) opções:
1- Grupo contábil: Aceita o grupo contábil na manutenção da matriz de integração, menu FPA 4.A-I, permitindo assim agrupar os departamentos em grupos contábeis, menu 1.4-M.
2- Departamento: Aceita o departamento na manutenção da matriz de integração, permitindo configurar as matrizes por departamento, menu FPA 4.A-I.
3- Departamento/seção: Aceita o departamento e seção na manutenção da matriz de integração, permitindo configurar as matrizes por departamento e seção, menu FPA 4.A-I.
Deptos/Gr. contábeis em siglas diferentes
Check box marcada, permite fazer a integração de departamentos/grupos contábeis em siglas diferentes na contabilidade. Está configuração não permite cadastrar matriz com departamento zero (Geral).
Permite rateio de valores
Check box marcada, permite fazer o rateio de valores de um mesmo evento para mais de uma conta.
INCLUSÃO DA MATRIZ DE INTEGRAÇÃO
Menu FPA 4.A-I utilizado para incluir a matriz de integração para cada conta contábil, definido-se o tipo de abrangência da conta, que pode ser TODAS, MENSAL, 13º SALÁRIO, ADIANTAMENTO DE SALÁRIO E 13º etc., Grupo contábil / Departamento ou Departamento e seção, se a conta é débito ou crédito e a inclusão dos eventos da folha de pagamento referente a cada conta contábil.
Recomenda-se sempre incluir a matriz sem usar a abrangência TODAS, pois no futuro, quando for necessário integrar o 13º salário a pagar em um conta diferente da folha mensal, não será possível por causa de TODAS as abrangências. Resumindo, a abrangência, TODAS será uma única matriz para todos os tipos de folha, mensal, 13º, adiantamento e complementar.
Filial
Informar a filial que irá cadastrar a matriz de integração.
Abrangência tipo de folha
Selecionar abrangência do tipo de folha referente a conta que irá cadastrar. Recomenda-se não usar a abrangência zero. Neste caso, se esta incluída a matriz para integrar a folha mensal, a abrangência será 1-Somente mensal/provisões de férias/13º salário/intermitente. No SIGER® a matriz de integração deve ser incluída de acordo com o tipo de folha que será integrada na contabilidade.
Grupo contábil
Quando a empresa configura, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, campo "Forma de agrupamento departamento" que utiliza grupo contábil, vai abrir o campo para informar o grupo contábil de acordo com a conta que esta incluído (p.ex.,GRUPO 1 é a ADM, GRUPO 2 é PRODUÇÃO).
Departamento
Quando a empresa configura, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, "Forma de agrupamento departamento" que utiliza Departamento, vai abrir o campo para informar o departamento de acordo com a conta que está incluída (p.ex.,DEPARTAMENTO 1 é a ADM, DEPARTAMENTO 2 é PRODUÇÃO). A empresa poderá integrar todos os departamentos na mesma conta. Desta forma, no campo DEPARTAMENTO deverá informar zero que significa "TODOS" ou "GERAL".
Seção
Quando a empresa configura, menu FPA 1.2-A, botão <Integrações>, "Forma de agrupamento departamento" que utiliza Departamento/Seção, vai abrir o campo para informar a seção do departamento de acordo com a conta que está incluída (p.ex.,DEPARTAMENTO 1 é a ADM e a SEÇÃO 1 é RH, SEÇÃO 2 FISCAL, SEÇÃO 3 FINANCIERO e SEÇÃO 4 CONTABILIDADE).
Conta contábil
Informar a conta contábil que deseja incluir. Tecla F8 vai abrir o plano de contas da contabilidade para pesquisar a conta que deseja incluir.
Tipo
Selecionar o tipo de conta, se é debito ou crédito.
Sequência
Informar sequência da mesma conta, quando necessário. Exemplo: conta salário na despesa é no débito, poderá incluir a mesma conta com a sequência 1 para separar as horas extras. Porém, na integração da folha, as horas extras serão integradas na mesma conta do salário, somente na visualização da matriz irá aparecer separado.
Utiliza conta funcionário
Check box marcada, indica que será utilizada a conta contábil no cadastro do funcionário, menu FPA 1.8-A, botão <Cálculo e Pagto>, campo "Conta contábil". Configuração usada para integrar o PRO LABORE a pagar em conta diferente da Folha a pagar no passivo.
Importa matriz
Botão utilizado para importar os dados de conta para outra. Utilizado, por exemplo, para importar a conta salário da despesa do departamento 1 para o departamento 2. ATENÇÃO: quando todas as contas são iguais entre os departamentos, se cadastra um departamento e depois copia-se todas as contas para todos os outros departamentos, pelo menu FPA 4.A-O.
Tipo de histórico
Selecionar o tipo de histórico que será utilizado nas contas contábeis, na visualização da integração para identificar a conta, menu FPA 4.A-L e na listagem dos relatórios no módulo Contábil. No SIGER® existem 03 (três) tipos.
1- Somente histórico digitado: Digita o histórico contábil referente a conta.
2- Somente histórico contábil: Usa-se a tecla F8 para pesquisar o histórico contábil, se não existe, poderá incluir usando a tecla F5.
3- Histórico contáibl + histórico digitado: Utiliza o histórico contábil e o digitado.
Histórico
Informar o histórico da conta, forma de identificar a conta na listagem dos relatórios.
Histórico reversão
Informar o histórico de reversão da conta, forma de identificar a reversão da conta na listagem dos relatórios. Este histórico é obrigatório em todas as contas de provisão.
Evento
Informar os códigos dos eventos que pertencem a esta conta. Exemplo: conta de salário na despesa, informar os eventos que compõe os salários dos funcionários. Pode ser usada a listagem da folha sintética, menu FPA 4.1-T.
Tipo
Nesta coluna vai demonstrar o tipo de evento informado, se é desconto, vencimento ou tributo.
Acumulação
Usado para selecionar se o evento deve ser somado ou subtraído. Exemplo: a conta salário na despesa é no débito e os vencimentos devem ser somados com os descontos, como faltas, atrasos (devendo ser subtraído).
Modelo lançamento
Permite usar um modelo na inclusão de uma conta nova.