Custos

 
Os custos dos produtos são base para diversas análises contábeis e de situação financeira das empresas, mas o principal impacto se dará no preço de venda - já que o valor de venda é baseado em quanto o produto custa efetivamente para a empresa. Estes valores movimentam estoque, e é baseado nestes movimentos que são definidos preço de reposição, custo de aquisição, custo médio e custo gerencial.
Abaixo, a descrição de cada um destes valores, e em cada um deles a demonstração de como é calculado.
 
 

PREÇO DE REPOSIÇÃO

É o quanto foi pago para que aquele produto chegasse ao estoque, pode ser por meio de compra ou da produção.
 
 

CUSTO DE AQUISIÇÃO

Valor efetivo para adquirir o produto. Calculado apenas para compras, irá descontar todos os tributos creditáveis e somara possíveis encargos e despesas.
 
 

CUSTO MÉDIO

Valor médio de entradas do produto no estoque, utilizado como forma de valorização do estoque pelo SIGER®. Também existe variação do cálculo para produtos produzidos e produtos comprados.
 
 

CUSTO GERENCIAL

Custo adicional para análises dos valores de estoque conforme entendimento e usabilidade da empresa, por este motivo a forma com que ele é calculado é configurado.