Consulta/download de Documentos Fiscais Destinados à EmpresaA lista de documentos fiscais eletrônicos possuirá todos os documentos destinados à empresa que foram consultados no Web Service. Para atualizar a lista com os últimos documentos fiscais eletrônicos disponibilizados pelo Web Service, deverá ser utilizado o botão <F2-Consulta WS>. O Web Service disponibiliza para consulta apenas os documentos fiscais eletrônicos emitidos nos últimos 3 meses, ou seja, deverá ser utilizado o botão <F2-Consulta WS> pelo menos uma vez a cada 3 meses para que a lista de documentos fiscais eletrônicos do SIGER® esteja sempre atualizada. A partir do momento em que o documento fiscal eletrônico está na lista, poderá ser baixado o arquivo XML de cada documento, assim como fazer a manifestação do destinatário, dentro do prazo de 3 meses a partir da data de autorização de uso do documento na SEFAZ. Caso não houver nenhum documento novo para ser gravado no SIGER®, será exibida mensagem informando sobre esta situação.
Ao ser carregada/atualizada a lista de documentos fiscais eletrônicos, são marcados automaticamente para download os documentos que ainda não foram baixados, não estão lançados no SIGER® e possuem manifestação "1-Confirmada operação" ou "4-Ciência da operação" ou, no caso de CT-es, todos os documentos que não tenham manifestação de "Desacordo da operação". A lista de documentos fiscais eletrônicos é exibida conforme a imagem abaixo.
Após a consulta dos documentos fiscais, caso for a primeira vez que a rotina está sendo utilizada é necessário definir no botão <Configuração> o tipo padrão de manifestação do destinatário a ser realizada no download.
Caso desejado, esta rotina pode ser usada também para fazer somente a manifestação dos documentos em lote, sem o consecutivo download dos documentos. Para isto, deve ser utilizado as opções do botão <Manifestar> de acordo com a necessidade.
Para realizar o download dos arquivos XMLs, deverão ser selecionados os documentos e clicado no botão <Download>.
![]() Existe um tempo necessário para que a informação de manifestação do documento seja atualizada no Web Service. Assim, quando indicado para realizar a manifestação no momento de baixar os arquivos, o SIGER® irá exibir uma mensagem alertando sobre essa situação e deverá ser aguardado alguns segundos (em algumas situações, minutos) para essa atualização de informação no Web Service e disponibilidade para download do arquivo XML.
Após ser realizado o download do arquivo XML, o documento fiscal eletrônico do SIGER® é atualizado indicando que "Já baixou" o arquivo XML, e após ser lançado no SIGER® o movimento dos livros fiscais, o documento novamente é atualizado indicando que já foi lançado no SIGER®, portanto sugere-se que sejam filtrados (F9-Filtros) apenas os documentos fiscais eletrônicos que ainda não foram baixados e que ainda não foram lançados no SIGER®, para visualizar na lista apenas documentos que realmente necessitam do download de seus arquivos XMLs.
OBSERVAÇÕES IMPORTATES:
ATENÇÃO: Esta alteração apenas deve ser realizada por usuários supervisores e após orientação de algum técnico da Rech Informática.
Sobre o número do NSU gravado no SIGER®, pode ter problema no uso do "F5" para buscar o último NSU caso a empresa usava este recurso de download de documentos antes de 01/06/2017. Isto porque a partir desta data foi alterado pela Sefaz o repositório destes documentos para o serviço de consulta e as autorizações começaram a receber novos números de NSU, controlados sequencialmente por destinatário do documento. Antes desta data, era um NSU único nacional. Atentar ao usar o "F5" se o NSU sugerido for muito alto em relação aos que vinham sendo retornados pelo Web Service é em decorrência desta mudança na numeração e, neste caso, deve ser informado manualmente o último NSU entre os que possuem numeração sequencial do destinatário.
|