Configurações e preparação dos cadastros
Configurações para usar o cálculo de MO/GGF
No cadastro da empresa do módulo de estoque são feitas as seguintes configurações:
-
Tipo de integração com a contabilidade;
-
Contabiliza serviço externo da OP separado;
-
Faz apuração de custos MO/GGF;
-
Calcula MO/GGF em separado.
Para efetuar essas configurações, acessar o módulo de controle de estoques e acessar a alteração do cadastro da empresa, no menu 1-Cadastros, 2-Empresas, A-Alteração de Empresas. Informar a sigla da empresa e clicar no botão <Dados Adicionais>.


 Tipo de integração com contabilidade
Neste campo será configurada a forma como serão criados os lançamentos contábeis dos movimentos de estoque. São quatro opções:
-
-
Nesta opção será criado um lançamento para cada combinação de classificação contábil, tipo de movimento do estoque, variação de movimento de estoque e número de registro de movimento do estoque.
-
-
Nesta opção serão criados lançamentos totalizados por dia para cada combinação de classificação contábil, tipo de movimento do estoque e variação de movimento de estoque.
-
-
Nessa opção serão criados lançamentos totalizados por mês para cada combinação de classificação contábil, tipo de movimento de estoque e variação de movimento de estoque.
-
-
Nesta opção será criado um lançamento totalizado para cada combinação de data, classificação contábil, tipo de movimento de estoque e número do documento.
|
 Contabiliza serv.exter.da OP separado
Em alguns casos, uma determinada empresa possui a fabricação de um produto que numa determinada etapa precisa enviar materiais para ser industrializado por terceiros. O valor desse serviço de industrialização será "guardado" dentro da Ordem de Produção para quando o produto for concluído e entrar no estoque, ele seja valorizado também por esse serviço de industrialização. Essa configuração serve para que esse valor de serviço de terceiros possa ser contabilizado em conta própria, a fim de facilitar a conciliação contábil desses valores.
|
 Faz apuração de custos MO/GGF
Neste campo se configura a forma como o cálculo do custo de produção, ou cálculo do MO/GGF, fará o rateio dos custos industriais para os produtos fabricados e em fabricação no mês. São 5 opções de forma de rateio:
-
Rateio por quantidade produzida
-
Efetua o rateio do MO/GGF pela quantidade produzida.
-
-
Não efetua cálculo de MO/GGF.
-
Rateio por tempo de produção
-
Efetua o rateio de MO/GGF pelo tempo de produção informado nas Ordens de Produção.
-
Rateio por tempo de produção PREVISTO
-
Efetua o rateio de MO/GGF pelo tempo de produção constante na formulação do produto. Na formulação do produto é informado o tempo previsto correspondente a uma unidade. Durante o cálculo do MO/GGF, para encontrar a proporção de rateio de cada OP, esse tempo é multiplicado pela quantidade produzida para encontrar o tempo previsto total de cada Ordem de Produção.
-
Rateio por quantidade pela 2ª unidade
-
Efetua o rateio do MO/GGF pela quantidade produzida convertida na segunda unidade de medida do produto fabricado.
-
Rateio por tempo de produção EFETIVO
-
Efetua o rateio de MO/GGF pelo tempo de produção informado nas Ordens de Produção e apropria os custos industriais na proporção do tempo efetivo utilizado pela fábrica em relação ao tempo total disponível na fábrica. O tempo total disponível deverá ser informado mensalmente e o tempo total efetivo de produção é apurado pelo montante dos registros informados nas Ordens de Produção.
|
 Calcula MO/GGF em separado
Quando a empresa fabrica os componentes do produto principal em Ordem de Produção distinta, esses componentes receberão valorização por MO/GGF. O valor final do componente produzida será composto por Materiais, MO e GGF. Ao ser consumido esse componente na fabricação de um novo produto, os valores de custo desse componente serão absorvidos pelo novo produto, sendo que este também terá valorização por MO/GGF de sua própria etapa de produção. Se esse campo estiver desmarcado, os valores de MO/GGF do componente serão somados ao valor de materiais do novo produto. Se esse campo estiver marcado, os valores de MO/GGF do componente serão mantidos separados em campo próprio para o novo produto.
|
Cadastro de Classificações Contábeis
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.3, Tabela 08-Classificações contábeis.
-
Criar classificações contábeis de acordo com as contas patrimoniais de estoque (MATERIA-PRIMA, EMBALAGEM, PRODUTO PRONTO, etc).
-
Configurar adequadamente as contas contábeis vinculadas às classificações contábeis. Campo "Conta contábil" e janela "Dados específicos por empresa" acessada pelo botão "Dados por empresa". Estas contas são úteis para maior acerto no lançamento de notas de compra e também são utilizadas para geração dos registros contábeis da movimentação de estoque.
Cadastro de Grupos de Produtos
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.4, Tabela 03-Grupos de produtos.
-
Criar classificação de grupos de produtos (produzidos) condizente com o mix de produtos fabricados pela empresa. Serão utilizados para criar agrupamentos de produtos afins como critério de rateio (ver Configuração dos critérios de rateio).
Cadastro de Produtos
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.6.
-
Os produtos produzidos devem estar corretamente classificados nos Grupos de Produtos e Classificações Contábeis;
-
Criar o cadastro do
Produto em Elaboração
.
Quando uma Ordem de Produção teve registros de consumo de materiais e não ficou pronta no final do mês, o valor desse consumo de materiais deve obrigatoriamente ser registrado em conta de Produtos em Elaboração. No módulo de controle de estoques, esse valor também deve ser listado no Livro Registro de Inventário totalizando na Classificação Contábil de Produto em Elaboração. Além disso, essa Ordem de Produção pode também receber valores de MO/GGF correspondentes ao mês em que teve horas de produção. Esses valores de MO/GGF ficarão registrados no movimento de Produto em Elaboração até que o produto em fabricação esteja pronto e ocorra sua entrada em estoque. Para que ocorram esses registros de valores em Produto em Elaboração, é necessário cadastrar um produto e classificá-lo como Produto em Elaboração.
Pode ser criado um produto em elaboração para cada produto pronto que a empresa produz, ou um produto em elaboração para cada Grupo de Produtos prontos que a empresa produz.
Para que o SIGER® faça a movimentação do Produto em Elaboração, este deve estar vinculado ou ao Produto Pronto ou ao Grupo de Produtos, conforme a melhor opção de acordo com o mix de produtos da empresa.
Cadastrar Produto em Elaboração
EST - 1.6-i
Campo "Tipo" manter a opção "1-Produto"
Acessar o botão <Estoque/Compras>
Campo "Movimenta estoque" selecionar a opção "4-Produto em elaboração"
Vincular ao Produto Pronto
EST - 1.6-a
Alterar o cadastro do produto pronto e acessar o botão <Estoque/Compras>
No campo "Produto em elaboração" informar o código do produto em elaboração correspondente ao produto pronto.
Vincular ao Grupo de Produtos
EST - 1.4-a
Acessar a tabela "03-Grupo de produtos"
Informar o código do grupo de produtos e acessar o botão <Padrões produção>.
No campo "Produto em elaboração" informar o código do produto em elaboração correspondente ao grupo de produtos.
Movimentação do Produto em Elaboração
Ao executar o cálculo do MO/GGF o SIGER® cria automaticamente os movimentos do produto em elaboração. Serão SEMPRE dois movimentos:
-
03/73 - ENTRADA ESTOQUE EM ELABORAÇÃO no último dia do mês
-
05/74 - SAÍDA ESTOQUE EM ELABORAÇÃO no primeiro dia do mês seguinte
No último dia do mês é criado o movimento 03/73 para registrar no módulo de estoques e na contabilidade os valores que a Ordem de Produção obteve referente a consumo de materiais e absorção de MO/GGF. No primeiro dia do mês seguinte é criado o movimento 05/74 para "devolver" esses valores para a Ordem de Produção. Caso o produto em fabricação fique pronto, esses valores do movimento de saída do produto em elaboração serão também acrescentados ao produto pronto. Caso a Ordem de Produção novamente não fique pronta, será novamente criado um ciclo de produto em elaboração, criando o movimento 03/73 no último dia do mês e o movimento 05/74 no primeiro dia do mês seguinte.
Engenharia dos produtos - Formulações/Estruturas
Módulo/Menu: Controle de Estoques, 1.7
-
Devem ser cadastradas as formulações/estruturas dos produtos produzidos pela empresa.
-
Devem estar corretamente informados os consumos de cada item.
-
Se o tempo PREVISTO de produção é um critério de rateio de MO/GGF utilizado pela empresa, devem ser informados os tempos estimados das operações nas formulações/estruturas.
Cadastro de Centros de Custo
Módulo/Menu: Controle de Estoques ou Contabilidade, 1.4, Tabela 02-Centros de custo.
-
Cadastrar os centros de custo de acordo com as preferências da empresa e conforme as necessidades de apresentação no Mapa de custos.
-
Também devem ser consideradas as necessidades do controle de produção (apontamentos) por centros de custo.
Cadastro de Plano de Contas Contábeis
Módulo/Menu: Contabilidade, 1.6.
-
Criar as contas para apropriação dos valores de MO e GGF na movimentação de estoques. Estas contas devem fazer parte do mesmo grupo contábil das contas que originaram os valores de MO/GGF (ex: SALARIOS, MANUTENÇÃO, ENERGIA ELETRICA, etc) e devem ser contas redutoras. Essas contas receberão lançamentos credores, para reverter os custos industriais do mês e agregar esses custos nas contas de estoque dentro do ativo, ao mesmo tempo que o SIGER® grava esses valores nos movimentos de estoque.
-
Configurar adequadamente o campo "Rateio de centros de custo" em cada conta. Campo localizado na janela "Dados adicionais";
-
Configurar adequadamente o campo "Tipo de custo de fabricação" em cada conta. Campo localizado na janela "Dados adicionais";