Manter os dados dos clientes e fornecedores atualizados é muito importante, por isso o SIGER® disponibiliza um cadastro completo, que tem todas as informações que você precisa para ter controle do seu negócio.
A manutenção de clientes e de fornecedores é feita pelo menu 1.5 e estádisponível em todos os módulos.
No módulo Financeiro, o tipo de cadastro irá definir junto com a espécie se o documento é a pagar ou a receber.
Código
Identificador do cadastro no SIGER®.
Função auxiliar: F4-1º código disponível
Na inclusão, quando foco está nesse campo, é possível utilizar essa função para buscar 1º código disponível por grupo de cadastro OU 1º código disponível a partir de um código em específico.
Tipo de cadastro
Identificação se o cadastro é cliente ou fornecedor.
Função auxiliar: F3-Importa cadastro
Na inclusão, quando o foco está nesse campo, é possível utilizar essa função para importar dados de outro cliente ou fornecedor já cadastrado.
Função auxiliar: F6-Inclusão de prospect
Na inclusão, quando foco está nesse campo, é possível fazer uma inclusão facilitada. Veja abaixo o item "Cadastro é prospect".
Tipo inscrição (CNPJ/CPF)
Indica se o cadastro é de Pessoa Física (CPF) ou Pessoa Jurídica (CNPJ).
Para cadastros do EXTERIOR utilizar sempre a opção CNPJ e informar 00.000.000/0001-91.
Função auxiliar: F7-Busca dados da Sefaz/Receita.
Quando foco está nesse campo, é possível utilizar essa função para buscar dados do CNPJ informado a partir do Site da Receita Federal OU Webservice SeFaz Estadual.
Importação de dados do 1-Webservice SeFaz Estadual: Requer certificado digital da empresa
Importação de dados do 2-Site da Receita Federal: Não necessita certificado digital da empresa
Função auxiliar: Acessa site da Receita Federal para consultar dados cadastrais.
Ao clicar no ícone da Receita Federal abre o site para consulta, com CNPJ copiado. Basta utilizar CTRL+V para colar o CPF/CNPJ no site.
Razão social
Razão Social do cadastro, limitado a 32 caracteres.
Função auxiliar: F7-Busca dados da Sefaz/Receita
Quando foco está nesse campo, é possível utilizar essa função para buscar dados do CNPJ informado a partir do Site da Receita Federal OU Webservice SeFaz Estadual.
Conceito
Conceito do cadastro - forma de classificação.
Fantasia
Nome fantasia do cadastro.
Código alternativo
Código alternativo para localização do cadastro - campo alfanumérico que pode conter código estruturado.
Razão social completa
Razão social completa sem abreviações, limitado em 60 caracteres.
Cadastro é prospect
Identificação de cadastros que ainda não foram oficializados, estão prospectando.
De maneira simplificada, um prospect representa uma oportunidade de negócio futuro. Esse cadastro se torna um cliente no momento em que o mesmo adquire um produto ou serviço ofertado.
Para facilmente diferenciar um cadastro considerado prospect dos demais no SIGER®, disponibilizamos a criação da marcação “Cadastro é prospect“, que tem como finalidade indicar se o cadastro corrente é prospect.
Inclusão facilitada
Com o objetivo de agilizar o cadastro de prospects foi disponibilizada a tecla de função “F6-Inclusão de prospect” (quando o foco está no campo “Tipo de cadastro“) somente na opção de inclusão de clientes/fornecedores. Usualmente, o usuário possui poucas informações referentes ao registro no momento da inclusão.
Ao utilizar essa função (F6), o parâmetro “Cadastro é prospect” é marcada e os seguintes campos são inicializados: CPF/CNPJ, fantasia, CEP, logradouro, bairro, município. Dessa forma, o único campo obrigatório a ser preenchido é a razão social. Os campos que não foram citados e que estão configurados como obrigatórios no grupo de cadastro não são inicializados (recomenda-se configurar como obrigatório, pelo menos, o telefone comercial).
Teste de telefone duplicado
Foi criado o parâmetro “Testa duplicação de telefones” (acessado através do menu 1.1-P, botão <Cadastro Clientes/Fornecedores>) que indica se deve ser feita verificação de duplicidade dos campos: telefone comercial 1, telefone comercial 2 e celular. O objetivo é alertar o usuário que já existe outro cadastro na base de dados com o mesmo número de telefone que está sendo informado na manutenção. O padrão é não testar.
Filtro na pesquisa
Nos filtros da pesquisa de clientes/fornecedores (F8) foi adicionado o filtro “Exibir prospects“, que deve ser utilizada para indicar se omite prospects. O padrão é exibir.
Diferenciação visual
Como indicação visual para os cadastros marcados como prospects em telas, grids e listagens. Passamos a exibir a tag “[P]” no início da razão social e da descrição longa do cadastro. Essa tag é inserida e removida de maneira automática, em todos os pontos em que o registro é utilizado, com exceção do próprio cadastro.
Encarregado comercial
Contato do cliente que servirá como referência comercial para o cadastro do cliente/fornecedor.
Telefone comercial 1
Telefone comercial - ícone ao lado permite iniciar uma conversa via WhastApp.
Se o aplicativo do WhatsApp estiver instalado no computador, abrirá automaticamente o aplicativo, diretamente na conversa com o número do cadastro.
No caso de não ter o aplicativo instalado, há a opção de abrir a conversa na versão web do aplicativo (pelo navegador de internet), após clicar no botão “INICIAR CONVERSA”.
Se o telefone informado não tiver WhatsApp, o próprio se encarrega de avisar ao usuário que o telefone é inválido.
Telefone comercial 2
Telefone comercial - ícone ao lado permite iniciar uma conversa via WhastApp.
Se o aplicativo do WhatsApp estiver instalado no computador, abrirá automaticamente o aplicativo, diretamente na conversa com o número do cadastro.
No caso de não ter o aplicativo instalado, há a opção de abrir a conversa na versão web do aplicativo (pelo navegador de internet), após clicar no botão “INICIAR CONVERSA”.
Se o telefone informado não tiver WhatsApp, o próprio se encarrega de avisar ao usuário que o telefone é inválido.
Celular
Telefone Celular - ícone ao lado permite iniciar uma conversa via WhastApp.
Se o aplicativo do WhatsApp estiver instalado no computador, abrirá automaticamente o aplicativo, diretamente na conversa com o número do cadastro.
No caso de não ter o aplicativo instalado, há a opção de abrir a conversa na versão web do aplicativo (pelo navegador de internet), após clicar no botão “INICIAR CONVERSA”.
Se o telefone informado não tiver WhatsApp, o próprio se encarrega de avisar ao usuário que o telefone é inválido.
CEP
CEP do endereço do cadastro.
Função auxiliar: F7-Busca CEP pelo Logradouro
Quando o foco está nesse campo, é possível utilizar essa função para carregar o CEP a partir do logradouro/endereço digitado.
Essa mesma função poderá ser acionada clicando no ícone do binóculos, botão ao lado do campo de CEP.
Logradouro
Logradouro do cadastro - conforme registro nacional.
Função auxiliar: F9-Busca logradouro pelo CEP
Quando foco está nesse campo, é possível utilizar essa função para carregar o endereço a partir do CEP digitado.
Função auxiliar: F8-Pequisa CEP em endereços já cadastrados
Quando foco está nesse campo, é possível utilizar essa função para consultar a lista de CEPs já informados em outros cadastros.
Número
Número do endereço do cadastro.
Complemento
Complemento do endereço. Exemplo: Apto 1, Quadra 1, Lote 1, Andar 1 etc.
Bairro
Bairro onde o cadastro é localizado.
Caixa postal
Caixa Postal para Pessoas Físicas e Jurídicas
É o serviço que possibilita ao cliente alugar uma Caixa Postal exclusiva em uma agência dos Correios para receber encomendas e correspondências.
Caixa Postal Comunitária:
São destinadas ao recebimento de correspondências dos moradores de comunidades onde não há um endereço oficial. O serviço é gratuito e oferecido pelos Correios, mediante assinatura de um termo de compromisso.
Linhas de produtos fornecidos pelo/para o cadastro - utilizado em forcedores.
Contatos
Dados dos contatos do cliente/fornecedor - permite configurar responsáveis para cobranças, entrega, dados comerciais.
Os contatos de um cliente/fornecedor também podem ser acessados através do meu 1.5-N (manutenção consolidada de contatos dos cadastros).
Obs.: o bloqueio de acesso do usuário ao menu 1.5-N não impede que o mesmo faça inclusão/alteração/consulta aos contatos pelo cadastro do cliente/fornecedor.
Se você deseje retringir acesso do usuário aos contatos, deve utilizar a configuração específica de bloqueios/restrições do cadastro de usuários, botão <Bloqueios/Restrições>, botão <Clientes/Fornecedores>, botão <Manutenção>.
O campo de "Contatos" possui as seguintes opções de restrição de acesso:
Códigos pelos quais o cadastro (clientes ou fornecedor) identificam os produtos. Para cada produto da empresa pode haver um código diferente para o cliente ou fornecedor.