×
Menu

Calendário

 
O calendário foi desenvolvido para facilitar a análise do relatório de fluxo de caixa, possibilitando ao gestor financeiro tomadas de decisões assertivas, sendo visualmente prático, pois exibe informações objetivas para cada dia do período analisado.
 
 
A emissão deste relatório é no menu FIN 4.1-A (Calendário Fluxo de Caixa) e segue os mesmos padrões do relatório FIN 4.1-L + Saiba mais, sendo que os campos de agrupamentos, ordenação e totalizações são desabilitados porque não se aplicam ao formato calendário. Outra diferença é na seleção padrão dos documentos do financeiro, os campos de datas são desabilitados.
 
Exemplo do fluxo no formato de calendário.
 
 
É possível detalhar os documentos clicando no botão <Detalhes> ao lado do dia, será exibida a janela detalhamento do fluxo de caixa do dia dd/mm/aaaa, nessa janela é possível acessar a consulta dos documentos e alterá-los, pelos respectivos botões <F4-Consulta> e <F6-Alteração>.
 
 
Outros recursos estão disponíveis na parte superior esquerda do calendário, como as setas para navegação para os anos ou meses anteriores e posteriores, é possível retroceder ou avançar as datas com as funções F2-Ano anterior, F3-Mês anterior, F4-Próximo mês e F6-Próximo ano, gerar gráfico, impressão e identificação das cores de legenda.
 
Exemplo do gráfico gerado a partir do calendário.
 
 
No botão <Configurações> estão disponíveis configurações para data de referência para meses anteriores e valores dos documentos.
 
 
No campo "Data ref. p/meses anteriores" estão disponíveis as opções:
1-Data original: Mantém a data de referência original da seleção, para valores previstos, serão exibidos em meses anteriores somente documentos em atraso.
2-1º dia mês anterior: Considera como data de referência o primeiro dia do mês anterior.
3-Mesmo dia mês anterior: Traz a data de referência para o mês anterior utilizando o mesmo dia da referência da seleção.
4-Último dia mês anterior: Considera como data de referência o último dia do mês anterior.
 
O campo "Valores dos documentos" define a forma de processamento e exibição do valor dos documentos, estão disponíveis as opções:
1-Previsto: A listagem de valores previstos considera todos os documentos do período pela data de vencimento ou fluxo. O saldo inicial diário será definido conforme os recebimentos e pagamentos previstos da data anterior.
2-Realizado: Se selecionado para listar valores realizados, considera somente os documentos emitidos até a data de referência e que foram quitados, exibindo-os pela data de pagamento ou crédito. O saldo inicial diário será definido conforme os recebimentos e pagamentos efetivados por movimentos de caixa/conta corrente até o dia anterior.
 
O campo "Doctos pagos s/reflexo financeiro" é habilitado quando selecionada a opção "2-Realizado" no campo "Valores dos documentos". Se desmarcado ignora no movimento realizado as baixas de documentos que não envolvem caixa/conta corrente de disponibilidades.