Forma de acondicionamento

 

Um produto forma de acondicionamento é um item envasado, ou seja, deixou de ser "a granel" e agora está em um recipiente.

Como exemplo podemos imaginar uma empresa que produz um determinado produto líquido, que é produzido em litros. Este produto é colocado em embalagens

(

+ Saiba mais
)

de 10 litros.

 
Quando o produto base de acondicionamento já está cadastrado e há a necessidade de criar formas de acondicionamento, pode ser utilizado o menu 1.6-R para realizar a vinculação.
Ao acessar o menu, há a possibilidade de realizar a vinculação das formas de acondicionamento de duas formas: digitação ou planilha.
 
 
Digitação: Esta opção permite ao usuário que digite as embalagens, quantidades por embalagem e ainda consiga acessas os dados específicos da forma de acondicionamento.
 
Menu 1.6-R, opção digitação
 
 
Importação de planilha: Esta opção permite ao usuário vincular as formas de acondicionamento através de uma planilha. Pode ser gerado um arquivo exemplo, que já tem as coluna prontas para preenchimento, e assim realizar a inclusão dos dados. É possível visualizar o layout através do botão "Detalhes do layout".
 
Menu 1.6-R, opção importação de planilha
 
Após utilizar esta opção de importação, caso necessite alterar algo dentro do cadastro do produto que é forma de acondicionamento pode ser acessado o menu 1.6-R, opção por digitação, e após ir em Dados Específicos para alterar seus dados. Outra alternativa é acessar o menu 1.6-A e indicar o código do novo produto (forma de acondicionamento) ou do produto que é a base de acondicionamento (tanto uma opção ou outra irá carregar o código do produto que é base de acondicionamento), avançar e gravar este produto, após isso será aberta a janela de alteração dos produtos acondicionados.
 
 

No cadastro do produto forma de acondicionamento há a indicação de que ele é uma forma de acondicionamento e tem formulação. Os produtos que são formas de acondicionamento tem o mesmo código do produto base, porém os zeros são substituídos pelo código da embalagem que é utilizada.

Exemplo: Produto forma de acondicionamento = 110:

 

Consulta de produto via 1.6-C

 

» Vale ressaltar que a unidade do produto forma de acondicionamento deve ser diferente da unidade do produto base de acondicionamento, pois a partir do momento que ele é envasado, não vai ser controlado em litros (tendo como base o exemplo das imagens), por exemplo.

 

O produto forma de acondicionamento tem em sua formulação

(+ Saiba mais

) todos os itens que serão utilizados para seu envase, como por exemplo a embalagem em que será colocado, rótulos, lacres, etc.

» Um detalhe importante é que na formulação do produto forma de acondicionamento, quando é indicado consumo de embalagem, devemos ficar atentos a quantidade que será consumida. Podemos notar o caso da formulação do produto de código 110, que é uma forma de acondicionamento de 10L. O consumo deve ser 1 embalagem para cada 10 litros. Desta forma para cada 10 litros deve ser consumido 0,1 embalagem, assim o cálculo do consumo ficará correto.

 
 

Um detalhe importante é que na formulação do produto acondicionado deve ter uma operação previamente configurada para ter o tipo de operação (

+ Saiba mais

) como 13-Acondicionamento, conforme imagem abaixo:

 

Consulta feita a partir do menu 1.4-C, tabela 23.

 

Este item pode ser produzido através de uma ordem de produção com tipo 3-Ordem de acondicionamento (

+ Saiba mais

) ou através de uma ordem de produção do tipo 4-Ord.produção c/acondicionamento (

+ Saiba mais

).

 

Em sua grande maioria, produtos forma de acondicionamento são embalagens com quantidades de líquidos e muito utilizados em indústrias químicas. Porém qualquer produto que permita ser envasado/embalado pode se tornar uma forma de acondicionamento, este produto não precisa ter seu cadastro base necessariamente com a unidade litro.

Exemplos:

- Produtos de limpeza: Sabão em pó (embalagens de 1Kg, 5Kg e 10Kg) , detergente para louça (acondicionado em embalagens de 500 ml e 1 litro), água sanitária (Embalagens de 2 litros e 5 litros).

- Produtos de higiene: Creme dental (Embalagens de 70g e 90 g), creme de cabelo (recipientes de 200 ml e 500 ml).

- Alimentos: Farinhas/farofas (Pacotes de 500 g), grãos processados (Arroz/feijão/ervilha - Embalagens de 500g), água com gás (Recipientes de 500 ml e 1 litro).

- Alimentos para animais: Rações (Embalagens de 10 Kg e 15 Kg).