Simples Nacional

 
Para ilustração do recurso para as empresas do SIMPLES NACIONAL, abaixo será exemplificada a configuração do código de recolhimento do imposto 6106-1.
 
  • Tipo de imposto: 1-Federal
  • Código do DARF: 6106-01
  • Período início vigência: Informar Mês/Ano que o sistema deverá passar a integrar o imposto que esta sendo configurado.
  • Esta configuração estará vigente para as apurações e pagamentos de impostos até que a próxima tabela de configuração seja incluída com Mês/Ano superior a tabela vigente.
  • Não é necessário incluir todos os meses, somente se desejar mudar alguma configuração da tabela.
  • Contabilização da apuração: 1-Valor líquido
  • Contabiliza em lançamento único: Se marcado fará a contabilização do pagamento em um lançamento único quando informadas as mesmas contas e históricos.
Exemplo: Casos em que deverá integrar caixa/banco pelo valor total com multa e juros.
 
 
 
Após ter sido efetuada a configuração das contas contábeis conforme exemplo acima, ao fazer a apuração do imposto, na janela de informação dos dados do DAS, menu 2.8-M, o SIGER® carrega automaticamente as contas nos campos para contabilização da apuração.
Se informar código de DARF que não tenha tabela de configuração da integração informada, ou ainda, for um período que não tenha uma tabela vigente, os campos de conta e histórico ficarão em branco, podendo ser preenchidos para a integração do período que esta sendo apurado.
 
O campo "Integra na Contabilidade" indica se exigirá a informação das contas e históricos, se desmarcado limpa os campos de contabilização e não registra o imposto na Contabilidade. Conforme a configuração da integração do código do DARF é possível mudar os dados de integração no momento da apuração, porém as contas e históricos alterados não são atualizados na configuração de integração do imposto.
 
 
 
Após a confirmação da apuração, se marcado o campo "Integra na Contabilidade", são gravados no módulo da Contabilidade Geral, os lançamentos do valor apurado. Para facilitar a localização do lote, a descrição é gravada como "INTEGRAÇÃO DE IMPOSTOS FEDERAIS".
 
O Número do lote criado segue a mesma regra de código estruturado de integração on-line dos livros, sendo MMDDOOO, onde MM é o mês da apuração, DD o último dia do mês e 021 o código da origem do lote.
Obs.: Nos dias 1º a 9 o formado será MDD000, pois o sistema desconsidera o zero a esquerda.
 
 
No pagamento do DARF do imposto, menu LFI 2.8-P, a partir desta implementação é exibida a janela de manutenção consolidada dos DARFs. Esta janela possui as seguintes funções:
  • Emitir DARF para pagamento
  • Informar data de pagamento
  • Excluir data de pagamento
 
Ao informar o pagamento são carregadas as contas da tabela de configuração do código DARF vigente no período do pagamento informado. Assim como na apuração, tem a opção do campo "Integra na Contabilidade" que se desmarcado, limpa os campos e não integra o pagamento na Contabilidade.
Se marcado exige as contas e históricos para contabilização.
Conforme a configuração da integração do código do DARF é possível mudar os dados de integração no momento do pagamento, porém as contas e históricos alterados não são atualizados na configuração de integração do imposto. Conforme a tabela de configuração da integração é possível também aglutinar os lançamentos de mesmo sinal (D/C) e histórico.
Por exemplo, a mesma conta credora e histórico para o pagamento, multa e juros, pode gravar em partidas separadas no lote ou apenas 1 partida a crédito somando os três valores.
 
 
Após a confirmação do pagamento, se marcado o campo "Integra na Contabilidade", são gravados na Contabilidade os lançamentos do pagamento informado.
Para facilitar a localização do lote, a descrição é gravada como "INTEG.PAGTO DE IMPOSTOS FEDERAIS".
O Número do lote criado segue a mesma regra de código estruturado de integração on-line dos livros, sendo MMDDOOO, onde MM é o mês da apuração, DD o último dia do mês e 022 o código da origem do lote.
Obs.: Nos dias 1º a 9 o formado será MDD000, pois o sistema desconsidera o zero a esquerda.
 
 
Através das consultas das apurações, no rodapé da janela são exibidos dois botões, um para consulta dos lançamentos contábeis da apuração e o outro para consulta dos lançamentos contábeis do pagamento.
Ambos testam se o DARF gravou o vínculo com a Contabilidade para então habilitar cada botão.