Ressarcimento ICMS Subst.TribHIPÓTESE DE UTILIZAÇÃOUtilizada nas notas de ressarcimento de ICMS ST, cuja operação de compra ou venda houve cobrança de ICMS Substituto, sendo necessária a emissão de nota fiscal para permitir o crédito do imposto pelo vendedor.
INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA EMISSÃODeve ser informado o cliente, nos casos de devolução de venda, ou o fornecedor, nos casos de devolução de compra.
A CFOP utilizada será a 1.603, 2.603, 5.603 ou 6.603, conforme a UF e o tipo de devolução efetuada, sendo carregada automaticamente.
A base de cálculo e o valor do ICMS não são obrigatórios, sendo uma opção do emitente quando entender que estas informações devem ser listadas na nota fiscal.
A base e o valor do ICMS Substituto são informações obrigatórias.
O desdobramento é obrigatório, sendo que se informado um código configurado como Remessa/Transporte, não ocorrerá a integração com o financeiro. Se informado um código configurado como Apresentação ou com 1 vencimento, ocorrerá a integração com o financeiro.
PARTICULARIDADES DA NOTA FISCAL EMITIDAA nota fiscal será listada apenas com o valor e base do ICMS Substituto ressarcido, sem valor total dos produtos e com valor total da nota igual ao ICMS Substituto.
Será impresso um único item genérico, sem unidade, quantidade e valor unitário e será listado somente o valor total do item, correspondendo ao ICMS ressarcido.
PARTICULARIDADES QUANTO AO REGISTRO FISCAL (ENTRADAS/SAÍDAS)A nota fiscal será demonstrada no registro de entradas ou saídas, conforme o que foi definido no cadastro da CFOP, se informado no campo "Tipo de escrituração fiscal" somente observações, o valor irá para o campo observações e se informado no campo "Tipo de escrituração fiscal" somente valores fiscais, o valor irá para o campo imposto creditado ou debitado dependendo da operação.
EFEITOS SOBRE A APURAÇÃO DE ICMS, IPI, PIS E COFINSAs notas fiscais emitidas com CFOP's 1.603, 5.603, 2.603 e 6.603, influenciarão apenas no registro de apuração de ICMS se na CFOP estiver configurado no campo "Tipo de escrituração fiscal" como 2-Somente valores fiscais.
EFEITOS NA INTEGRAÇÃO COM CONTROLE FINANCEIRO E CONTAVILIZAÇÃOSe informado um desdobramento configurado como Remessa/Transporte, não ocorrerá a integração com o financeiro e contabilidade.
Se informado um desdobramento configurado como Apresentação ou com 1 vencimento, ocorrerá a integração com o financeiro. Neste caso, poderá ser informada a conta contábil para integração na contabilidade.
EFEITOS NO CONTROLE DE ESTOQUESEsta nota fiscal não influencia no Controle de Estoques.
|