Pré-requisitosO inventário de estoque consiste na contagem dos produtos e comparação com que o que está indicado no SIGER®. Para que este processo tenha sucesso, fique atento nos seguintes pontos:
OS PRODUTOS INVENTARIADOS DEVEM TER PRIMEIRA ENTRADAOu seja, é impossível inventariar produtos que nunca tenham sido movimentados no SIGER®, pois será retornado erro ao tentar inventariar este tipo de produto.
Para este caso convém verificar por que está sendo inventariado um produto que, por exemplo, nunca teve entrada por nota fiscal (no caso de ser uma matéria prima ou material de revenda, por exemplo) ou nunca foi produzido (no caso de ser um produto pronto ou um produto em processo).
Como fazer numa situação dessas? Verifique o tópico "Importando saldo de produtos - primeiro movimento", que permite a importação de uma planilha de primeira entrada implantando saldos de produtos que nunca foram movimentados. + Saiba mais
AS DIGITAÇÕES DE INVENTÁRIO SEMPRE SERÃO REALIZADAS OBSERVANDO DATA, LOCAL DE ESTOQUE E PRODUTOOu seja: os ajustes são feitos por local de estoque. Se você desconhece o conceito de locais de estoque no SIGER® deve buscar maiores informações a respeito antes de executar as rotinas de inventário.
INVENTÁRIO NO PERÍODO ANTERIOR, SOBRETUTO QUANDO O MÊS SUBSEQUENTE JÁ POSSUI MOVIMENTOSSempre antes de ajustar estoque em mês anterior consulte a área de contabilidade a fim de verificar os fechamentos inerentes ao mês/ano em que será realizado o ajuste já foram efetuados. Caso a empresa realize controle de estoque por lote/número de série certifique-se que antes das digitações de inventário os lotes a serem inventariados já estejam devidamente cadastrados no sistema.
O cadastro de lotes é feito pelo modulo de estoques via menu EST 5.1-I.
CONTROLE DE ESTOQUE POR GRADE/NUMERAÇÃOCertifique-se que antes das digitações de inventário as grades a serem inventariadas já estejam devidamente cadastradas no sistema. O cadastro de grades é feito através do menu 1.4-I. + Saiba mais
CONTROLE DE ESTOQUE POR COMBINAÇÃOCertifique-se que antes das digitações de inventário as combinações a serem inventariadas já estejam devidamente cadastradas no sistema. O cadastro de grades é feito através do menu 1.7-I (pode ser acessado tanto via módulo FAT quanto EST), feito dentro do cadastro de formulações uma vez que em tese cada combinação pode ter uma estrutura diferente.
|