Integração de Tributos na CTB

 
Esta implementação automatiza o processo dos registros contábeis do recolhimento e pagamento de impostos através das Guias de DARF de impostos como IPI, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL e Guias do DAS para o SIMPLES NACIONAL, reduzindo assim o retrabalho pela digitação contábil e possíveis erros de lançamento.
 
Para que a ferramenta possa ser utilizada, ajuste as configurações seguintes:
 
  • Na empresa dos Livros Fiscais, menu 1.2-A, botão <Dados das integrações>, botão <Integração com a contabilidade>, deverá estar com o campo "Integra impostos" diferente de "1-Não integra".
  •  
 
 
  • No menu LFI 2.9-B, configurar as contas para integração. Ao acessar a opção abre a janela da manutenção consolidada da configuração, clique no botão <Incluir> ou tecle F2:
 
  • No campo "Código do DARF" informar o código do recolhimento do imposto a contabilizar e em seguida informe o período de vigência da configuração. Esta configuração estará vigente para as apurações e pagamentos de impostos até que a próxima tabela de configuração seja incluída com data superior a tabela vigente. Não é necessário incluir todos os meses, somente se desejar mudar alguma configuração da tabela.
 
Informe as contas contábeis a débito e a crédito, assim como os seus históricos contábeis, para a "Apuração do imposto", "Pagamento do imposto", "Multas" e "Juros", conforme a necessidade e o SIGER® estará pronto para a contabilização deste imposto.
 
Nos links abaixo, seguem exemplos de como configurar as empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
 

SIMPLES NACIONAL

+ Saiba mais

LUCRO PRESUMIDO

+ Saiba mais

LUCRO REAL

+ Saiba mais