Formulação/Engenharia/EstruturaO cadastro da Formulação/Engenharia/Estrutura é a base de funcionamento do sistema de Gestão Industrial e também será uma das principais fontes de informação para geração do Bloco K.
As exigências do Bloco K tornaram necessário que as empresas aumentem o rigor no controle deste importante cadastro.
Uma das informações solicitadas pelo Fisco é o percentual de perda/quebra normal do insumo. O SIGER® disponibiliza um campo para que seja informado este dado.
O SIGER® vai bloquear a remoção de insumos da formulação/engenharia/estrutura se já tiver sido gerada OP para a mesma.
O SIGER® disponibilizará, nas revisões, campo para informar qual item da formulação/estrutura original um insumo está substituindo.
Veja abaixo como realizar a configuração da Formulação/Estrutura/Engenharia:
Informação do % de Perda Padrão
Acessar a alteração de formulações/estruturas/engenharias através do menu 1.7-A.
O campo está disponível para produtos com ou sem combinação, em todas as revisões, nos <Dados adicionais do item>, botão <Dados p/ Resíduos> .
![]() Identificação dos insumos cuja aquisição é responsabilidade do terceiro que realizara a industrialização
Quando um produto é produzido por terceiros (beneficiamento) é possível que tenham sido informados na formulação/engenharia/estrutura, além dos insumos enviados pelo remetente, também aqueles que serão adquiridos pelo terceiro, apenas para manter um controle da ficha técnica. Estes insumos não devem ser informados no Registro 0210 do SPED.
Para que o SIGER® saiba diferenciar estes insumos se faz necessário que nos itens da formulação seja informado (dados adicionais do item) que a aquisição do insumo é responsabilidade do terceiro.
Acessar a alteração de formulações/estruturas/engenharias através do menu 1.7-A. O campo está disponível para produtos com ou sem combinação, em todas as revisões. (Necessário estar configurado no 1.1-P, botão <PCP>, botão <Dados Adicionais dos Itens> campo "Define responsável pela aquisição do insumo".
![]() Cadastro de revisões da formulação/engenharia/estrutura para automatizar a substituição de insumos
» Apenas para entrega de todos os registros do Bloco K
A legislação prevê que a lista técnica de um item não deva ser mudada após ter sido informada no Bloco K, se houver mudança deve ser criado um novo código de produto fabricado. Contudo, abre a possibilidade de que um ou mais insumos sejam substituídos total ou parcialmente por outro equivalente.
Implementamos no SIGER® a figura da Revisão da formulação/engenharia/estrutura para facilitar esta tarefa de substituição.
Precisamos partir do pressuposto que o produto resultante é o mesmo e cada revisão constitui uma relação de insumos substitutos. Sendo assim, em cada revisão, ao ser adicionado um insumo que não exista na revisão zero, o usuário deverá informar à qual insumo ele está substituindo.
Na geração do Bloco K, se houver mais de uma revisão para cada formulação, então o SIGER® fará a leitura de todas as revisões existentes que já tiverem sido utilizadas. Serão declarados todos os insumos da revisão zero e os insumos das demais revisões que não tem substituto informado (adições).
Quando for declarado o consumo da produção (K235) os itens substitutos das revisões que foram utilizadas em OPs serão enviados referenciando os substituídos.
Acessar a alteração de formulações/estruturas/engenharias através do menu 1.7-A. Se a revisão ainda não está cadastrada, incluí-la através do menu 1.7-N.
O campo está disponível para produtos com ou sem combinação, exceto na revisão zero.
![]() |