Forma de Integração

 
A integração contábil das provisões poderá ser efetuada a qualquer momento, bastando para isso criar os lançamentos correspondentes na matriz de lançamentos.
 
Porém, antes de efetuar a inclusão dos lançamentos é necessário selecionar no SIGER® o método de contabilização das provisões e definir os lançamentos correspondentes aos movimentos de pagamento das férias e do 13º salário.
 
Para selecionar o método de contabilização das provisões, deverá ser realizada a configuração do cadastro da empresa da folha de pagamento, através dos menu 1.2-A.
 
Ao indicar a sigla da empresa, acessar o botão ,Dados Adicionais 1> e em seguida o botão <Integrações>. Logo após, nos campos "Contabiliza provisão férias" e "Contabiliza provisão 13º salário", escolher uma das opções ali apresentadas, conforme demonstrado abaixo:
 
  • "Provisão cota mensal": o SIGER® irá buscar os valores da coluna "Prov.Mês" para a contabilização.
  •  "Provisão e reversão por saldo bruto": o SIGER® irá buscar os valores da coluna "Acum.Ant" para os lançamentos de reversão e os valores da coluna "Acum.Atual" para os lançamentos de provisão.
  •  "Provisão e reversão por saldo líquido": o SIGER® irá buscar os valores da coluna "Acum.Ant" para os lançamentos de reversão e os valores da coluna "Pass.Total" para os lançamentos de provisão.
 
Nesse momento deverá ser indicado também a forma de contabilização da primeira parcela do 13º salário, através do campo "Debita primeira parcela 13º no passivo", conforme detalhado no tópico seguinte.