Execução do cálculoPASSO A PASSO PARA A EXECUÇÃO DO CÁLCULOA seguir são apresentados os passos para a execução do cálculo de MO/GGF.
ROTEIRO DE EXECUÇÃO DO CÁLCULO1. Integrar na contabilidade os consumos de materiais. Menu EST 2.9-C
Esta opção gera registros contábeis referentes as saídas de produtos que devem compor gastos gerais, por isso o valor de suas saídas deve ser distribuído como Gastos Gerais de Fabricação durante o cálculo de MO/GGF.
Exemplo: saídas por requisição de material auxiliar.
OBS: Processa somente os movimentos de estoque do tipo SAÍDA cuja conta contábil informada no cadastro do tipo de movimento esteja configurada como "Tipo de custo de fabricação" igual a "3-Gastos Gerais de Fabricação"
2. Efetuar as conferências de toda a movimentação do mês, contábil e de estoque. Menu EST 6.1-R
Faça as conferências prévias antes de executar o cálculo. Todas as inconsistências
TODOS os Centros de custo que tenham recebido lançamentos contábeis de contas classsificadas como MO ou GGF devem constar nas configurações de cálculo.
Para conferir, emita o relatório Est 6.1-R, tipo de relatório "1-Produção do mês x Configurações de cálculo".
Verifique, ao final do relatório, se algum centro de custo apresenta a mensagem "*** ERRO: NAO CONSTA EM NENHUMA CONFIGURACAO! ***".
Caso exista, efetue a distribuição desses centros de custo nas configurações de cálculo.
TODOS os Grupos de produto que tenham registro de produção no mês devem constar nas configurações de cálculo.
Para conferir, emita o relatório Est 6.1-R, tipo de relatório "1-Produção do mês x Configurações de cálculo".
Verifique, ao final do relatório, se algum grupo de produto apresenta a mensagem "*** ERRO: NAO CONSTA EM NENHUMA CONFIGURACAO! ***".
Caso exista, insira o grupo de produto na configuração de cálculo adequada.
3. Cadastrar ou copiar do mês anterior as configurações de cálculo. Menu EST 6.1-I
Antes de executar o cálculo do MO/GGF, é necessário informar todas as configurações de cálculo necessárias para o mês. Efetue a criação das configurações de cálculo de acordo com os grupos de produtos identificados no relatório de conferência indicado no item 2 acima. É possível copiar as configurações do mês anterior pela tecla de função F3 sobre o campo do código da configuração.
4. Efetuar a geração das configurações de cálculo. Menu EST 6.1-G
Ainda antes de executar o cálculo do MO/GGF é necessário efetuar a geração das configurações. Nessa rotina são carregados os centros de custos diretos para as configurações de cálculo a que pertencem e são gravados os percentuais de rateio de todos os centros de custos em todas as configurações de cálculo. Essa etapa é imprescindível antes do cálculo.
5. Executar o cálculo. Menu EST 6.2-C
O cálculo do MO/GGF efetua o rateio dos custos industriais provenientes dos registros contábeis do mês e grava no movimento de estoque dos produtos prontos e em elaboração a parcela correspondente. O rateio é feito conforme configurações de cálculo definidas pelo analista de custos, ver Configuração dos critérios de rateio. Ao executar o cálculo, sugere-se selecionar a opção "2-Sim, um relatório geral" no campo "Emitir relatório".
Durante a execução do cálculo, o SIGER® cria um relatório de conferência dos valores contábeis, dos movimentos de estoque, dos valores que foram rateados e dos totais de MO/GGF para cada configuração de cálculo. Esse relatório consiste na memória de cálculo e não tem como ser emitido novamente. É imprescindível que esse relatório seja salvo em formato TXT e, se preferir, também em formato PDF. Sugere-se criar uma pasta em um local seguro exclusiva para salvar esses relatórios.
6. Executar a integração contábil dos movimentos de estoque. Menu EST 2.9-I
Esta opção gera registros contábeis das movimentações de estoque do mês. As contas contábeis e históricos destes registros são provenientes da classificação contábil dos produtos movimentados bem como do cadastro dos tipos de movimento utilizados.
|