Encerramento Mensal Automático

 
É possível realizar o encerramento mensal do estoque a partir de execução por linha de comando, possibilitando a criação de tarefas agendadas no servidor da empresa. Essa solicitação já era conhecida por empresa que realizam suas vendas com Palm e/ou outros dispositivos que necessitam a sincronização com o sistema de estoque, já que o período de estoque divergente da data e faturamento trará problemas nas vendas dos representantes.
 
Outro diferencial que a rotina traz é a possibilidade de enviar um e-mail para o responsável pelo estoque informando que a rotina foi efetuada com sucesso.
 
ATENÇÃO: Essa rotina pode ser utilizada  apenas quando não existem inconsistências de meses anteriores ao atual.
 

REQUISITOS IMPORTANTES

  • Ter acesso ao servidor com privilégios administrativos
  • Ter acesso ao usuário supervisor do SIGER® (será necessário criar e configurar um usuário específico para isso bem como alterar parâmetros do sistema)
 

USUÁRIO PARA ENCERRAMENTO

  • Criar um usuário específico para encerramento automático do estoque. Para isso será necessário contatar a pessoa que tem permissão para tal.
  • No botão <Telefone/E-mail>, no campo "Endereço de e-mail" informar o endereço no qual SIGER® enviará os e-mails do encerramento automático.
  • Botão <Bloqueios/Restrições>, botão <Outros bloqueios/restrições>, campo "Bloqueia execuções" como "3-Sim, Permite bloquear e também forçar encerramento". Este parâmetro vai solicitar o encerramento para outras sessões do SIGER® automaticamente, para poder abrir o acumulado de estoque com exclusividade para o encerramento do estoque.
 
IMPORTANTE: Para casos onde a configuração do e-mail seja do tipo "MAPI" (programa padrão de e-mail's do sistema operacional - Outlook, Live Mail), verificar no programa de e-mails se há alguma configuração para envios de e-mails automaticamente.
No Windows Live Mail terá de ser acessado <Arquivo>, item <Opções>, botão <Opções de segurança>, aba <Segurança>, desmarcar parâmetro "Avisar quando outro aplicativo tentar enviar e-mail como se fosse eu" para evitar que no encerramento automático no momento de enviar e-mail de notificação ao usuário que a rotina teve sucesso que o WINDOWS chame uma mensagem questionando usuário se o mesmo permite ou não o envio desta mensagem.
 
Em relação a configuração do seu programa padrão de e-mail's procure o TI da sua empresa compartilhando as informações acima.
 

CONFIGURAÇÕES NO SIGER®

  • No menu EST 1-1-P, botão <Estoque>, campo "Dias p/início conferência" é configurado a quantidade de dias para iniciar a conferência automática de pré-encerramento mensal. Se zerado o SIGER® vai deixar para fazer somente no último dia do mês.
 
 

TAREFA AGENDADA

Realizada as configurações, deverá ser criada tarefa agendada no servidor no melhor horário para que o encerramento automático seja executado. Buscar auxilio do seu TI caso nunca tenha criado uma tarefa automática no sistema operacional do seu servidor.
 
A tarefa agendada deverá executar a seguinte linha de comando:
 
START SIGER.EXE VS-USUARI:ENCER_AUTOMATICO VS-SENUSU:?????? VS-SIGEMP:XXX VS-OPCMEN:744E VS-FLGFUN:ENC
 
Explicando:
VS-USUARI:ENCER_AUTOMATICO: É o nome do usuário criado para execução desta tarefa no primeiro passo deste manual
VS-SENUSU:??????: É a senha deste usuário.
VS-SIGEMP:XXX: É a sigla da empresa do estoque
 
Lembrando que deverá ser uma tarefa agendada para cada sigla de estoque da empresa.