ConfiguraçõesO SIGER® vai resolver tudo para mim?Será uma tarefa quase impossível gerar o Bloco K sem o apoio de um sistema de gestão ERP que entenda as operações industriais.
A equipe da Rech Informática está fazendo o seu melhor para facilitar ao máximo o dia a dia de seus usuários no cumprimento desta nova obrigação fiscal.
O SIGER® permitirá que você parametrize as regras de negócio, registre as movimentações de estoque e posteriormente processe estes movimentos para gerar os registros exigidos pelo Fisco.
Infelizmente não há mágica, o maior desafio está nas adaptações que as empresas precisarão adotar nos processos internos de controle e de registro da produção e do estoque. Muitas práticas usualmente utilizadas terão de ser abandonadas, e outras terão de ser adotadas. Isso demanda tempo e muito empenho de todos os envolvidos nos processos das empresas.
Procure se aproximar do seu escritório de serviços contábeis e/ou sua assessoria tributária.
Quais sistemas (módulos) do SIGER® preciso ter instalados para gerar o Bloco K?É necessário possuir no mínimo o sistema de Controle de Estoques do SIGER®. Contudo, é aconselhável que a movimentação seja gerada pelo sistema de Gestão Industrial.
Opcionalmente, pode ser utilizada a Movimentação por Formulação (Adicional do SIGER®).
Se pretende segregar as movimentações por Combinação, é necessário contratar o adicional de Controle de Estoques por Combinação/Configuração.
No sistema de Livros Fiscais, o Bloco K será gerado juntamente com o SPED Fiscal, pelo menu 5.4-E
Será disponibilizado menu para geração do Bloco K no sistema de Controle de Estoques, menu 4.6-K
Lembre-se: a qualidade da informação gerada pelo SIGER® somente pode ser garantida quando da elaboração e fiel aplicação de processos empresariais adequados às necessidades da sua empresa.
|