Para que o SIGER® possa gerar as Demonstrações Contábeis e os Indicadores econômico-financeiros, é preciso configurar o plano de contas de forma que o sistema seja capaz de "reconhecer" os agrupamentos, grupos, subgrupos e acumuladores necessários.
DEFININDO A ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS
A primeira coisa a ser feita é definir se o plano de contas será estruturado conforme preconizado pela Lei 11.638/07.
O sistema já vem configurado para utilizar a nova estrutura em exercícios superiores a 2008.
É possível ajustar esta configuração para exercícios anteriores e mesmo para 2009. Para tal, deve ser acessada a janela de configuração da empresa da Contabilidade (menu 1.2.A), acionado o botão <Config.exercício>. Na janela que será aberta deve ser selecionado o exercício e qual será a estrutura do balanço.
ATRIBUINDO O AGRUPAMENTO CONTÁBIL
Trata-se de identificar as contas de Grau 1, em uma das seguintes categorias:
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7-Receitas/Custos/Despesas
O SIGER® assume automaticamente os agrupamentos, conforme as seguintes regras:
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Se o Grau 1 for identificado pelo número "1" (ou 01, 001, 0001), assume que estas contas pertencem ao agrupamento 1-Ativo
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Se o Grau 1 for identificado pelo número "2" (ou 02, 002, 0002), assume que estas contas pertencem ao agrupamento 2-Passivo
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Se for Conta de Resultado e o conteúdo do campo "Totalizador do balancete" do Grau 1 estiver configurado como "1-Receita", assume que estas contas pertencem ao agrupamento = 3-Receitas
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Demais casos será assumido agrupamento = 9-Não definido
Como não há regra específica para codificação das contas de resultado, ficando à critério de cada técnico/contador, não houve como classificar de forma automática as contas nos respectivos agrupamentos de Receita, Custos e Despesas. Para ajustar o agrupamento assumido automaticamente e/ou classificar adequadamente as contas de resultado, entre em alteração de contas (menu 1.6.A da contabilidade), selecione a conta de grau 1 (Ex.: 3-Receitas) e selecione no campo "Agrupamento" a opção adequada (no exemplo, grupo=3-Receitas). Automaticamente todas as contas subordinadas à conta de grau 1 farão parte deste agrupamento contábil.
ATRIBUINDO O GRUPO CONTÁBIL
As contas de Grau 2 deverão ser identificadas segundo as divisões do patrimônio, conforme a seguinte relação, segundo a NOVA estrutura do balanço (Lei 11.638/07):
Se a estrutura do balanço for a anterior a nova lei das SA, então a relação é a seguinte:
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6-Resultado exercícios futuros
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O SIGER® assume automaticamente os grupos (na criação do plano de contas e para planos já cadastrados antes da versão 7.60.00), conforme as seguintes regras:
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Se o Grau 1 for identificado pelo número "1" (ou 01, 001, 0001) e o Grau 2 for identificado pelo número "1" (ou 01, 001, 0001), assume que estas contas pertencem ao grupo 1-Ativo circulante
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Se o Grau 1 for identificado pelo número "2" (ou 02, 002, 0002) e o Grau 2 for identificado pelo número "1" (ou 01, 001, 0001), assume que estas contas pertencem ao grupo 4-Passivo circulante
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Se não for conta patrimonial, ou seja, o Grau 1 for maior que o definido na empresa da contabilidade como "Último grupo patrimonial", assume que estas contas pertencem ao grupo 8-Contas de resultado
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Demais casos, inicializa com 9-Não definido
Como não há regra específica para codificação do plano de contas, ficando à critério de cada técnico/contador, não houve como classificar de forma automática as contas dos demais grupos.
Para ajustar o grupo assumido automaticamente e/ou classificar adequadamente as contas nos demais grupos, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
Opção 1: Associação
Através do menu 1.6-G da contabilidade, é possível vincular simultaneamente várias contas contábeis de Grau 2 ao seu respectivo Grupo contábil.
Para tanto, basta acessar o menu mencionado, selecionar o grupo ao qual se quer vincular as contas (Ex.: A-ANC) e avançar. Serão exibidas em uma janela todas as contas sintéticas de grau 2 que ainda não pertencem à nenhum grupo. Marque as que deseja vincular e pressione o botão OK. Pronto, está feita a vinculação.
Repita a operação para cada grupo, até que todas as contas sintéticas de Grau 2 estejam vinculadas.
Opção 2: Alteração das contas
A atribuição do grupo pode ser feita diretamente pela alteração de contas (menu 1.6-A da contabilidade). Selecione a conta de Grau 2 (Ex.: 1.2-Ativo não Circulante) e selecione no campo "Grupo" a opção adequada (no exemplo, subgrupo=A-ANC). Automaticamente todas as contas subordinadas à conta de grau 2 farão parte deste grupo contábil.
ATRIBUINDO O SUBGRUPO CONTÁBIL
As contas de Grau 3 deverão ser identificadas segundo as sub-divisões do patrimônio, conforme a seguinte relação, segundo a NOVA estrutura do balanço (Lei 11.638/07):
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7- Passivo não Circulante
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B- Ajustes de Avaliação Patrimonial
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Se a estrutura do balanço for a anterior a nova lei das SA, então não será aberto campo para informação do subgrupo.
O SIGER® assume automaticamente os subgrupos (na criação do plano de contas e para planos já cadastrados antes da versão 7.60.00), conforme as seguintes regras:
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Se o Grupo for 1-Ativo Circulante, assume que estas contas pertencem ao subgrupo 1-Ativo circulante
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Se o Grupo for 2-Passivo Circulante, assume que estas contas pertencem ao subgrupo 6-Passivo circulante
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Se não for conta patrimonial, ou seja, o Grau 1 for maior que o definido na empresa da contabilidade como "Último grupo patrimonial", assume que estas contas pertencem ao subgrupo E-Conta de resultado
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Demais casos, inicializa com F-Não definido
Como não há regra específica para codificação do plano de contas, ficando à critério de cada técnico/contador, não houve como classificar de forma automática as contas dos demais subgrupos.
Para ajustar o grupo assumido automaticamente e/ou classificar adequadamente as contas nos demais subgrupos, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
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A atribuição do subgrupo pode ser feita diretamente pela alteração de contas (menu
1.6-A da contabilidade). Selecione uma conta de Grau 3 e selecione no campo "Subgrupo" a opção adequada. Automaticamente todas as contas subordinadas à conta de grau 3 farão parte deste subgrupo contábil.
IDENTIFICANDO OS ITENS PATRIMONIAIS
Para que o SIGER® possa calcular os indicadores financeiros, é precisa identificar os itens patrimoniais no plano de contas (Ex.: Clientes, Fornecedores, Estoques, etc...)
O primeiro passo é cadastrar a tabela genérica de itens patrimoniais. Acesse a manutenção de tabelas genéricas, tabela 57. Note que já estão cadastrados vários itens patrimoniais, os quais foram criados automaticamente pelo SIGER®, pois são as principais classificações utilizadas em modelos de padronização das demonstrações. Conforme a necessidade, novos itens patrimoniais podem ser cadastrados pelo usuário.
O item patrimonial deve ser indicado em cada uma das contas analíticas do plano. Como não há regras, não foi possível efetuar nenhuma classificação automática, ficando esta tarefa a cargo do usuário.
Para associar o Item Patrimonial às contas, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
Opção 1: Associação
Através do menu 1.6-N da contabilidade, é possível atribuir o Item Patrimonial simultaneamente à várias contas contábeis analíticas.
Para tanto, basta acessar o menu mencionado, selecionar o código do Item Patrimonial que se deseja gravar nas contas (Ex.: 7-Estoques) e avançar. Serão exibidas em uma janela todas as contas analíticas que ainda não tenham código de item patrimonial. Marque as que deseja vincular e pressione o botão <OK>. Pronto, está feita a vinculação.
Repita a operação para cada Item Patrimonial, até que todas as contas patrimoniais analíticas estejam vinculadas.
Opção 2: Alteração das contas
A atribuição do item patrimonial pode ser feita diretamente pela alteração de contas (menu 1.6-A da contabilidade). Selecione a conta analítica (Ex.1.1.1.01.00005-Caixa) e selecione no campo "Item Patrimonial" a opção adequada (no exemplo, código=1-Disponível).
Os seguintes itens patrimoniais encontram-se pré-cadastrados:
1 DISPONIVEL
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DISPONIVEL
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2 APLICACOES (AC)
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APLICACOES
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3 OUTRAS CIRCUL.FINANCEIRAS
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OUT.FINANC
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4 CLIENTES
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CLIENTES
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5 DEVEDORES
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DEVEDORES
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6 TITULOS DESCONTADOS
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TIT.DESCONT
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7 ESTOQUES
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ESTOQUES
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8 DESPESAS ANTECIPADAS
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DESP.ANTEC
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9 OUTRAS CIRCUL.OPERACIONAIS
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OUTRAS
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10 APLICACOES (RLP)
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APLICACOES
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11 OUTRAS FINANCEIRAS (RLP)
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OUT.FINANC
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12 CLIENTES (RLP)
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CLIENTES
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13 DEVEDORES (RLP)
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DEVEDORES
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14 OUTRAS OPERACIONAIS (RLP)
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OUTRAS
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15 INVESTIMENTOS
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INVESTIMEN
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16 IMOBILIZADO
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IMOBILIZADO
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17 DIFERIDO
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DIFERIDO
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18 SALARIOS
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SALARIOS
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19 FORNECEDORES
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FORNECES
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20 CREDORES
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CREDORES
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21 OBRIGACOES SOCIAIS
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OB.SOCIAIS
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22 OUTRAS OBRIGACOES
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OUT.OBRIG
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23 EMPRESTIMOS BANCARIOS
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EMP.BANC.
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24 OUTRAS FINANCEIRAS
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OUTRAS FIN
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25 FORNECEDORES (ELP)
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FORNECES
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26 CREDORES (ELP)
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CREDORES
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27 EMPRESTIMOS (ELP)
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EMPRESTIM
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28 FINANCIAMENTOS (ELP)
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FINANCIAM.
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29 OUTRAS-RES.EXERC.FUTUROS
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OUTRAS
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30 CAPITAL SUBSCRITO
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CAPITAL
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31 CAPITAL A INTEGRALIZAR
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CAP.A INTEG
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32 RESERVA DE CAPITAL
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RES.CAPITAL
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33 RESERVA DE LUCROS
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RES.LUCROS
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34 RESERVA DE REAVALIACAO
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RES.REAVAL
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35 LUCROS ACUMULADOS
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LUC.ACUMUL
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36 PREJUIZOS A COMPENSAR
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PREJ.A COMP
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37 IMPOSTOS A RECUPERAR
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IMP.RECUP.
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38 INTANGIVEL
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INTANGIVEL
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39 OUTRAS OPERACIONAIS (ELP)
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OUT.OP.ELP
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40 OUTRAS FINANCEIRAS (ELP)
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OUT.FIN.ELP
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41-AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL
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AJ.AVAL.PAT.
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42-AJUSTES ACUMULADOS DE CONVERSÃO
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AJ.ACUM.
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IDENTIFICANDO OS GRUPOS DE RESULTADO
Finalmente, para que o SIGER® possa calcular os indicadores econômicos, é precisa identificar os grupos de formação do resultado, conforme a seguinte relação:
O Grupo de Resultado deve ser informado nas contas sintéticas de Grau 3. Como não há regras, não foi possível efetuar nenhuma classificação automática, ficando esta tarefa a cargo do usuário.
Obs.: Conforme configuração da empresa, se aceita informar totalizador DRE em qualquer nível, também aceitará o Grupo de resultado em sub-contas a partir do grau 3.
A atribuição do Grupo de Resultado deve ser feita diretamente pela alteração de contas (menu 1.6-A da contabilidade). Selecione a conta analítica (Ex.3.1.1-Receitas) e selecione no campo "Grupo de Resultado" a opção adequada (no exemplo, 1-Receita Bruta). Automaticamente todas as contas subordinadas à conta de grau 1 farão parte deste grupo de resultado.
ATRIBUINDO OS TOTALIZADORES PARA DLPA, DFC E DVA
No plano de contas é possível atribuir totalizadores para demonstração da DLPA, DFC e DVA para que os valores já venham pré-carregados.
Para associá-los às contas, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
Opção 1: Associação
Através do menu 1.6-T da contabilidade, é possível atribuir o totalizador simultaneamente à várias contas contábeis.
Para tanto, basta acessar o menu mencionado, selecionar o tipo de totalizador (DLPA, DFC ou DVA) e o código do totalizador que se deseja gravar nas contas (Ex.: 1-Recebimentos de clientes) e avançar. Serão exibidas em uma janela todas as contas, ou se preferir na seleção pode ser indicado se considera somente as contas sem código de totalizador associado (Somente contas disponíveis). Marque as que deseja vincular e pressione o botão <OK>. Pronto, está feita a vinculação.
Repita a operação para cada tipo de totalizador e código de totalizador, até que todas as contas necessárias estejam vinculadas.
Opção 2: Alteração das contas
A atribuição dos totalizadores pode ser feita diretamente pela alteração de contas (menu <1.6-A> da contabilidade). Selecione a conta (Ex.3.1.1.01.00300-Receitas) e clique no botão <Dados adicionais>, botão <Demonstrações>, no campo do tipo de totalizador informe o código do totalizador adequado (no exemplo, código=1-Recebimentos de clientes).
IDENTIFICANDO OS TOTALIZADORES PARA DLPA, DFC e DVA
No menu 1.3 da Contabilidade, tabela genérica 67-Totalizadores DFC/DVA/DLPA/LALUR estão pré-definidos os totalizadores para demonstração da DLPA, DFC e DVA.
Nesta tabela é possível configurar por totalizador:
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Método: Utilizado para DFC, pode ser direto ou indireto
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Composição do valor DFC: Permite indicar ao totalizador DFC como será montado o valor do totalizador. Pode ser: 0-Não apura (Padrão), 1-Saldo do final do período, 2-Diferença entre saldo inicial e final, 3-Débitos do período ou 4-Créditos do período
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Operação padrão: Permite informar se soma ou diminui o valor apurado;
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Grupo da demonstração: Em qual grupo de informações o totalizador pertence. Exemplo: DLPA, 2-Aumento/redução de capital.
OUTROS FACILITADORES
Como conferir se todas as contas estão corretamente classificadas?
A pesquisa (browse) do plano de contas, exibirá em uma coluna o Grupo contábil para contas de Grau 1 e o Subgrupo contábil para as demais contas. Também exibirá na área de dados adicionais o Item Patrimonial e o Grupo de resultado, possibilitando a rápida identificação da classificação das contas.
A listagem não oficial do Plano de contas conterá mais duas colunas, listando o Grupo e o Subgrupo contábil das contas.
Como fica a geração dos próximos exercícios e a criação/transferência de contas?
A configuração do plano de contas será automaticamente copiada para o exercício seguinte, por ocasião da geração do mesmo.
Quando uma nova conta for incluída, esta herdará a configuração de Grupo/Subgrupo/Grupo de Resultado da conta sintética à qual foi subordinada. Em se tratando de conta analítica, deverá ser informado manualmente o código do Item Patrimonial.
Igualmente, quando uma conta for transferida, esta herdará as configurações de Grupo/Subgrupo/Grupo de Resultado da conta sintética para qual foi transferida.
Depois de ter ajustado a configuração de um exercício, como fazer com os demais exercícios cadastrados para a empresa?
Através do menu 1.6-X da contabilidade é possível copiar as configurações do plano de contas de um exercício para outro, mesmo entre empresas diferentes.
Primeiramente seleciona a sigla da empresa e o exercício que precisa ser configurado. Acesse o menu 1.6-X e selecione a sigla da empresa e o exercício que já está corretamente configurada (da qual serão importadas as configurações).
Ao avançar, será exibida uma janela com as configurações disponíveis para cópia. Desmarque o item que julgar que o mesmo não deve ser copiado.
Ao confirmar, as configurações selecionadas serão copiadas para o plano da empresa/ano corrente.
As seguintes configurações podem ser copiadas:
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Agrupamento/grupo/subgrupo contábil
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Total DRE e grupo de resultado DRE
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Tipo de conta para o LALUR
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Tipo de rateio de centro de custo
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Tabela de rateio de centro de custo
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Plano referencial SPED ECD
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Plano referencial SPED ECF
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Livro da contabilização auxiliar
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Tipo de conta cliente/fornecedor
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