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Configurações

 
Para que o SIGER® possa gerar as Demonstrações Contábeis e os Indicadores econômico-financeiros, é preciso configurar o plano de contas de forma que o sistema seja capaz de "reconhecer" os agrupamentos, grupos, subgrupos e acumuladores necessários.
 
 

DEFININDO A ESTRUTURA DO PLANO DE CONTAS

A primeira coisa a ser feita é definir se o plano de contas será estruturado conforme preconizado pela Lei 11.638/07.
O sistema já vem configurado para utilizar a nova estrutura em exercícios superiores a 2008.
É possível ajustar esta configuração para exercícios anteriores e mesmo para 2009. Para tal, deve ser acessada a janela de configuração da empresa da Contabilidade (menu 1.2.A), acionado o botão <Config.exercício>. Na janela que será aberta deve ser selecionado o exercício e qual será a estrutura do balanço.
 
 

ATRIBUINDO O AGRUPAMENTO CONTÁBIL

Trata-se de identificar as contas de Grau 1, em uma das seguintes categorias:
 
O SIGER® assume automaticamente os agrupamentos, conforme as seguintes regras:
 
Como não há regra específica para codificação das contas de resultado, ficando à critério de cada técnico/contador, não houve como classificar de forma automática as contas nos respectivos agrupamentos de Receita, Custos e Despesas. Para ajustar o agrupamento assumido automaticamente e/ou classificar adequadamente as contas de resultado, entre em alteração de contas (menu 1.6.A da contabilidade), selecione a conta de grau 1 (Ex.: 3-Receitas) e selecione no campo "Agrupamento" a opção adequada (no exemplo, grupo=3-Receitas). Automaticamente todas as contas subordinadas à conta de grau 1 farão parte deste agrupamento contábil.
 
 

ATRIBUINDO O GRUPO CONTÁBIL

As contas de Grau 2 deverão ser identificadas segundo as divisões do patrimônio, conforme a seguinte relação, segundo a NOVA estrutura do balanço (Lei 11.638/07):
 
Se a estrutura do balanço for a anterior a nova lei das SA, então a relação é a seguinte:
 
O SIGER® assume automaticamente os grupos (na criação do plano de contas e para planos já cadastrados antes da versão 7.60.00), conforme as seguintes regras:
 
Como não há regra específica para codificação do plano de contas, ficando à critério de cada técnico/contador, não houve como classificar de forma automática as contas dos demais grupos.
Para ajustar o grupo assumido automaticamente e/ou classificar adequadamente as contas nos demais grupos, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
 
Opção 1: Associação
Através do menu 1.6-G da contabilidade, é possível vincular simultaneamente várias contas contábeis de Grau 2 ao seu respectivo Grupo contábil.
Para tanto, basta acessar o menu mencionado, selecionar o grupo ao qual se quer vincular as contas (Ex.: A-ANC) e avançar. Serão exibidas em uma janela todas as contas sintéticas de grau 2 que ainda não pertencem à nenhum grupo. Marque as que deseja vincular e pressione o botão OK. Pronto, está feita a vinculação.
Repita a operação para cada grupo, até que todas as contas sintéticas de Grau 2 estejam vinculadas.
 
Opção 2: Alteração das contas
A atribuição do grupo pode ser feita diretamente pela alteração de contas (menu 1.6-A da contabilidade). Selecione a conta de Grau 2 (Ex.: 1.2-Ativo não Circulante) e selecione no campo "Grupo" a opção adequada (no exemplo, subgrupo=A-ANC). Automaticamente todas as contas subordinadas à conta de grau 2 farão parte deste grupo contábil.
 
 

ATRIBUINDO O SUBGRUPO CONTÁBIL

As contas de Grau 3 deverão ser identificadas segundo as sub-divisões do patrimônio, conforme a seguinte relação, segundo a NOVA estrutura do balanço (Lei 11.638/07):
 
Se a estrutura do balanço for a anterior a nova lei das SA, então não será aberto campo para informação do subgrupo.
 
O SIGER® assume automaticamente os subgrupos (na criação do plano de contas e para planos já cadastrados antes da versão 7.60.00), conforme as seguintes regras:
 
Como não há regra específica para codificação do plano de contas, ficando à critério de cada técnico/contador, não houve como classificar de forma automática as contas dos demais subgrupos.
Para ajustar o grupo assumido automaticamente e/ou classificar adequadamente as contas nos demais subgrupos, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
 
 
 

IDENTIFICANDO OS ITENS PATRIMONIAIS

 
Para que o SIGER® possa calcular os indicadores financeiros, é precisa identificar os itens patrimoniais no plano de contas (Ex.: Clientes, Fornecedores, Estoques, etc...)
O primeiro passo é cadastrar a tabela genérica de itens patrimoniais. Acesse a manutenção de tabelas genéricas, tabela 57. Note que já estão cadastrados vários itens patrimoniais, os quais foram criados automaticamente pelo SIGER®, pois são as principais classificações utilizadas em modelos de padronização das demonstrações. Conforme a necessidade, novos itens patrimoniais podem ser cadastrados pelo usuário.
O item patrimonial deve ser indicado em cada uma das contas analíticas do plano. Como não há regras, não foi possível efetuar nenhuma classificação automática, ficando esta tarefa a cargo do usuário.
Para associar o Item Patrimonial às contas, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
 
Opção 1: Associação
Através do menu 1.6-N da contabilidade, é possível atribuir o Item Patrimonial simultaneamente à várias contas contábeis analíticas.
Para tanto, basta acessar o menu mencionado, selecionar o código do Item Patrimonial que se deseja gravar nas contas (Ex.: 7-Estoques) e avançar. Serão exibidas em uma janela todas as contas analíticas que ainda não tenham código de item patrimonial. Marque as que deseja vincular e pressione o botão <OK>. Pronto, está feita a vinculação.
Repita a operação para cada Item Patrimonial, até que todas as contas patrimoniais analíticas estejam vinculadas.
 
Opção 2: Alteração das contas
A atribuição do item patrimonial pode ser feita diretamente pela alteração de contas (menu 1.6-A da contabilidade). Selecione a conta analítica (Ex.1.1.1.01.00005-Caixa) e selecione no campo "Item Patrimonial" a opção adequada (no exemplo, código=1-Disponível).
 
Os seguintes itens patrimoniais encontram-se pré-cadastrados:
1 DISPONIVEL
DISPONIVEL
2 APLICACOES (AC)
APLICACOES
3 OUTRAS CIRCUL.FINANCEIRAS
OUT.FINANC
4 CLIENTES
CLIENTES
5 DEVEDORES
DEVEDORES
6 TITULOS DESCONTADOS
TIT.DESCONT
7 ESTOQUES
ESTOQUES
8 DESPESAS ANTECIPADAS
DESP.ANTEC
9 OUTRAS CIRCUL.OPERACIONAIS
 OUTRAS
10 APLICACOES (RLP)
APLICACOES
11 OUTRAS FINANCEIRAS (RLP)
OUT.FINANC
12 CLIENTES (RLP)
CLIENTES
13 DEVEDORES (RLP)
DEVEDORES
14 OUTRAS OPERACIONAIS (RLP)
OUTRAS
15 INVESTIMENTOS
INVESTIMEN
16 IMOBILIZADO
IMOBILIZADO
17 DIFERIDO
DIFERIDO
18 SALARIOS
SALARIOS
19 FORNECEDORES
 FORNECES
20 CREDORES
CREDORES
21 OBRIGACOES SOCIAIS
OB.SOCIAIS
22 OUTRAS OBRIGACOES
OUT.OBRIG
23 EMPRESTIMOS BANCARIOS
EMP.BANC.
24 OUTRAS FINANCEIRAS
OUTRAS FIN
25 FORNECEDORES (ELP)
FORNECES
26 CREDORES (ELP)
CREDORES
27 EMPRESTIMOS (ELP)
EMPRESTIM
28 FINANCIAMENTOS (ELP)
FINANCIAM.
29 OUTRAS-RES.EXERC.FUTUROS
OUTRAS
30 CAPITAL SUBSCRITO
CAPITAL
31 CAPITAL A INTEGRALIZAR
CAP.A INTEG
32 RESERVA DE CAPITAL
RES.CAPITAL
33 RESERVA DE LUCROS
RES.LUCROS
34 RESERVA DE REAVALIACAO
RES.REAVAL
35 LUCROS ACUMULADOS
LUC.ACUMUL
36 PREJUIZOS A COMPENSAR
PREJ.A COMP
37 IMPOSTOS A RECUPERAR
IMP.RECUP.
38 INTANGIVEL
INTANGIVEL
39 OUTRAS OPERACIONAIS (ELP)
 OUT.OP.ELP
40 OUTRAS FINANCEIRAS (ELP)
OUT.FIN.ELP
41-AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL
AJ.AVAL.PAT.
42-AJUSTES ACUMULADOS DE CONVERSÃO
AJ.ACUM.
 
 
 

IDENTIFICANDO OS GRUPOS DE RESULTADO

 
Finalmente, para que o SIGER® possa calcular os indicadores econômicos, é precisa identificar os grupos de formação do resultado, conforme a seguinte relação:
 
O Grupo de Resultado deve ser informado nas contas sintéticas de Grau 3. Como não há regras, não foi possível efetuar nenhuma classificação automática, ficando esta tarefa a cargo do usuário.
Obs.: Conforme configuração da empresa, se aceita informar totalizador DRE em qualquer nível, também aceitará o Grupo de resultado em sub-contas a partir do grau 3.
 
A atribuição do Grupo de Resultado deve ser feita diretamente pela alteração de contas (menu 1.6-A da contabilidade). Selecione a conta analítica (Ex.3.1.1-Receitas) e selecione no campo "Grupo de Resultado" a opção adequada (no exemplo, 1-Receita Bruta). Automaticamente todas as contas subordinadas à conta de grau 1 farão parte deste grupo de resultado.
 
 

ATRIBUINDO OS TOTALIZADORES PARA DLPA, DFC E DVA

 
No plano de contas é possível atribuir totalizadores para demonstração da DLPA, DFC e DVA para que os valores já venham pré-carregados.
Para associá-los às contas, uma das seguintes opções pode ser utilizada:
 
Opção 1: Associação
Através do menu 1.6-T da contabilidade, é possível atribuir o totalizador simultaneamente à várias contas contábeis.
Para tanto, basta acessar o menu mencionado, selecionar o tipo de totalizador (DLPA, DFC ou DVA) e o código do totalizador que se deseja gravar nas contas (Ex.: 1-Recebimentos de clientes) e avançar. Serão exibidas em uma janela todas as contas, ou se preferir na seleção pode ser indicado se considera somente as contas sem código de totalizador associado (Somente contas disponíveis). Marque as que deseja vincular e pressione o botão <OK>. Pronto, está feita a vinculação.
Repita a operação para cada tipo de totalizador e código de totalizador, até que todas as contas necessárias estejam vinculadas.
 
Opção 2: Alteração das contas
A atribuição dos totalizadores pode ser feita diretamente pela alteração de contas (menu <1.6-A> da contabilidade). Selecione a conta (Ex.3.1.1.01.00300-Receitas) e clique no botão <Dados adicionais>, botão <Demonstrações>, no campo do tipo de totalizador informe o código do totalizador adequado (no exemplo, código=1-Recebimentos de clientes).
 
 

IDENTIFICANDO OS TOTALIZADORES PARA DLPA, DFC e DVA

 
No menu 1.3 da Contabilidade, tabela genérica 67-Totalizadores DFC/DVA/DLPA/LALUR estão pré-definidos os totalizadores para demonstração da DLPA, DFC e DVA.
Nesta tabela é possível configurar por totalizador:
 
 

OUTROS FACILITADORES

 
Como conferir se todas as contas estão corretamente classificadas?
A pesquisa (browse) do plano de contas, exibirá em uma coluna o Grupo contábil para contas de Grau 1 e o Subgrupo contábil para as demais contas. Também exibirá na área de dados adicionais o Item Patrimonial e o Grupo de resultado, possibilitando a rápida identificação da classificação das contas.
A listagem não oficial do Plano de contas conterá mais duas colunas, listando o Grupo e o Subgrupo contábil das contas.
 
Como fica a geração dos próximos exercícios e a criação/transferência de contas?
A configuração do plano de contas será automaticamente copiada para o exercício seguinte, por ocasião da geração do mesmo.
Quando uma nova conta for incluída, esta herdará a configuração de Grupo/Subgrupo/Grupo de Resultado da conta sintética à qual foi subordinada. Em se tratando de conta analítica, deverá ser informado manualmente o código do Item Patrimonial.
Igualmente, quando uma conta for transferida, esta herdará as configurações de Grupo/Subgrupo/Grupo de Resultado da conta sintética para qual foi transferida.
 
Depois de ter ajustado a configuração de um exercício, como fazer com os demais exercícios cadastrados para a empresa?
Através do menu 1.6-X da contabilidade é possível copiar as configurações do plano de contas de um exercício para outro, mesmo entre empresas diferentes.
Primeiramente seleciona a sigla da empresa e o exercício que precisa ser configurado. Acesse o menu 1.6-X e selecione a sigla da empresa e o exercício que já está corretamente configurada (da qual serão importadas as configurações).
Ao avançar, será exibida uma janela com as configurações disponíveis para cópia. Desmarque o item que julgar que o mesmo não deve ser copiado.
Ao confirmar, as configurações selecionadas serão copiadas para o plano da empresa/ano corrente.
As seguintes configurações podem ser copiadas: