ConceitosTICKETS DE PESAGEMO ticket de pesagem é um documento no qual constam todas as informações referentes à carga que está sendo transportada. Neste documento são registrados os pesos de entrada/saída, data e hora de entrada/saída, placa do veículo, nome do motorista, produto carregado e seu respectivo peso líquido, entre outras informações.
A manutenção do ticket de pesagem ocorre em 3 momentos:
PESAGENS PARCIAISNeste tópico pretendemos esclarecer o processo de Pesagem Parcial, para tanto tomaremos como exemplos pesagens de CARGA, situação onde o veículo chega vazio para carregar algum produto. Para as operações de DESCARGA o princípio é o mesmo, apenas invertendo a situação pois o veículo chegará cheio para descarregar algo. Na maioria das vezes os veículos de carga transportam apenas um tipo de carga por vez, para estes casos o processo de carga se resume em pesar a tara do caminhão na entrada e pesar o peso total do caminhão carregado na saída, a diferença entre o peso de saída e o de entrada será então o peso líquido da mercadoria que será transportada.
Existem alguns veículos de carga que podem carregar mais de um produto por vez, logo são necessárias Pesagens Parciais para determinar o peso líquido de cada produto que será transportado. Quando são necessárias Pesagens Parciais, o processo de carga se resume em pesar a tara do caminhão na entrada e, a cada produto carregado, pesar novamente o caminhão para calcular o peso líquido deste produto que será transportado a partir da diferença entre o peso anterior e o peso atual.
No módulo de Controle de Portaria/Balança Rodoviária do SIGER®, em cada ticket de pesagem podem ser feitas 2 pesagens parciais e uma pesagem final, ou seja, em um ticket de pesagem podem ser transportados até 3 produtos diferentes. Para habilitar esta funcionalidade, basta configurar o parâmetro Aceita mais de uma pesagem por ticket.
TICKETS POR VOLUMEO ticket por volume é um documento no qual constam todas as informações referentes a cargas/descargas de produtos cuja unidade de medida seja em volume. Neste documento são registrados a data e hora de entrada, placa do veículo, nome do motorista, produtos carregados/recebidos (máximo de 20), entre outras informações.
A manutenção do ticket por volume ocorre em apenas uma etapa, tornando-se uma rotina muito eficiente e segura. Esta etapa inicia na chegada do veículo à empresa para efetuar a carga/descarga. Neste ponto deve ser informado o operador, a placa, os produtos que serão carregados/descarregados e outras informações exibidas conforme parametrização.
|