ERP SIGER® - Sistemas de Gestão ERP BI RH Mobile - www.rech.com.br - Rech Informática Ltda, 2019
Ícones de www.flaticon.com
Certificado Digital no SIGER®
Para realizar o download dos arquivos XMLs a partir do Web Service dos escritórios contábeis, será necessário que o Certificado Digital do escritório contábil/contador esteja configurado nos parâmetros de sistema ou nos cadastros das empresas processadas ou nas preferências do usuário que realizará o download dos arquivos XMLs:
Configurando o Certificado nos parâmetros de sistema: Acessar o menu 1.1-P, botão <Livros fiscais>, botão <Certificado Digital> e selecionar o Certificado Digital do escritório contábil/contador. Preferencialmente deve ser utilizada essa opção de menu para configuração, pois assim garante-se que para o download de XML via Web Service seja utilizado o certificado carregado aqui e para as demais rotinas do SIGER® que utilizam Certificados Digitais sejam carregados seus respectivos certificados..
Exemplificando: Ocorre em alguns escritórios contábeis a situação em que é utilizado o Certificado Digital do cliente para emissão de notas, mas para o download dos XML's via Web Service de seus clientes o escritório deve utilizar o seu próprio certificado.
Configurando o Certificado no cadastro de empresas: Acessar o LFI 1.2-A, botão <Lançamento NF>, botão <Certificado digital>, e selecionar o Certificado Digital do escritório contábil/contador:
Configurando o Certificado nas preferências do usuário: Acessar o módulo LFI 9.4-A, botão <Preferências do usuário>, botão <Outras Configurações>, e selecionar o Certificado Digital do escritório contábil/contador:
Caso configurado Certificado Digital no cadastro da empresa e nas preferências do usuário, as rotinas de download dos arquivos XMLs a partir do Web Service dos escritórios irá utilizar o Certificado Digital configurado nas preferências do usuário.
Caso configurado Certificado Digital nos parâmetros de sistema, este sempre será o utilizado para o download de XMLs via WebService para escritórios contábeis, mesmo que tenham sido cadastrados outros certificados no cadastro da empresa ou nas preferências do usuário