Atendimento das Requisições
Atender uma requisição implica na tarefa de "separar" o material requisitado (picking) e disponibilizá-lo ao requisitante.
Foi desenvolvida no SIGER® uma ferramenta para realizar o registro eletrônico do atendimento da requisição. Esta ferramenta foi concebida com base na seguinte proposta de rotina operacional:
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O atendente do almoxarifado visualiza em uma janela as requisições aprovadas que estão aguardando atendimento
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Verifica (no SIGER® e no almoxarifado) a existência e disponibilidade do item, na quantidade requisitada
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Separa fisicamente o material requisitado
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Registra eletronicamente no SIGER® que realizou a separação do material
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Efetua a entrega ao requisitante
Efetuados estes passos, a requisição deverá aparecer na janela do requisitante como Atendida (conforme configuração, poderá passar diretamente para status de Entregue).
ATENDER REQUISIÇÕES
As requisições de estoque também possuem manutenção consolidada: Menu EST 2.A-M!
Para aprovação individual, pode ser utilizado o menu EST 2.A-T.
Será exibida a janela que contém todas as requisições que estão pendentes de atendimento. Por padrão, são exibidas todas as requisições aprovadas, independente do almoxarifado sugerido na requisição. O próximo passo é selecionar no Grid a requisição que deseja atender e acionar o botão <Atender item>. Isto fará com que seja aberta a janela na qual o atendente do almoxarifado irá informar os dados do atendimento da requisição.
 Seq.atendimento
Um item de requisição não precisa, necessariamente, ser atendido em uma única vez. Por determinadas questões, tais como falta ou escassez de material, pode ocorrer do almoxarifado atender a mesma em parcelas.
Cada vez que for realizado um atendimento parcial, o SIGER® irá criar automaticamente uma "Seqüência de atendimento", a fim de retratar na íntegra os movimentos realizados.
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 Local de saída
Informe o código do Local de Estoque de onde o material será retirado (local da baixa ou saída por transferência). Caso tenha sido informado local de saída na requisição de estoque, este será sugerido no momento do atendimento, contudo, pode ser alterado conforme critério do atendente do almoxarifado.
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 Local entr.transf.
Quando o tipo de movimento requisitado for "Transferência de Local", então deverá ser informado o local de destino da mercadoria.
Caso tenha sido informado local de entrada na requisição de estoque, este será sugerido no momento do atendimento, contudo, pode ser alterado conforme critério do atendente do almoxarifado.
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 Data movimento
Neste campo deve ser informada a data em que ocorreu a saída do material. Somente pode ser digitado o dia, sendo que o mês e ano são obtidos do período em processamento do estoque.
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 Quantidade
Deve ser informada a quantidade que está sendo atendida neste movimento. O SIGER® sugere automaticamente o saldo a atender da requisição.
Se for informada quantidade MENOR que o saldo a atender, o SIGER® irá questionar o operador se deseja PARCELAR ou CANCELAR o saldo da requisição. Caso seja parcelada, o saldo não atendido ficará em aberto, sendo possível realizar novo atendimento mais tarde. Se for selecionada opção cancelar, então o saldo não atendido será transformado em "quantidade cancelada", não podendo mais ser realizado nenhum atendimento da requisição.
Se o sistema estiver configurado para controlar aprovações, então não será possível informar quantidade MAIOR que o saldo a atender da requisição.
OBS.: Não pode ser informada quantidade maior do que a quantidade livre em estoque, no local selecionado.
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 Valor unitário
Corresponde ao valor do movimento de estoque que será gerado pelo atendimento da requisição. O SIGER® sugere automaticamente o custo médio de estoque vigente para o produto no momento do atendimento da requisição. Procure não alterar este valor para que não ocorram distorções na valorização de movimentos futuros com este produto.
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 Valor total
Corresponde à multiplicação do valor unitário pela quantidade atendida.
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 Série/nota
Estas informações identificam o movimento que será gerado no estoque. A série é fixada pelo sistema em RQ e não pode ser alterada.
O número do documento é sugerido pelo SIGER®, sendo utilizado o mesmo número da requisição de estoque que está sendo atendida. Este número pode ser alterado.
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 Lote/Série saída
Quando o produto requisitado estiver configurado para ser rastreado por Número de Lote ou por Número de Série, deverá ser informado o número do lote ou série que está sendo entregue.
OBS.: Não pode ser selecionado lote/série cuja quantidade livre em estoque, no local selecionado, seja menor do que a quantidade atendida.
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 Lote/Série entr.
Quando o produto requisitado estiver configurado para ser rastreado por Número de Lote ou por Número de Série, deverá ser informado o número do lote ou série que está sendo recebido.
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 Var.saí.
Variação do movimento de saída do estoque.
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 Var.ent.
Variação do movimento de entrada do estoque.
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 Lotes
Aceita o rateio de lotes/séries.
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 Rateio de lotes
Utilizado em situações onde é movimentando mais de um lote do produto.
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 Observação
Observação do movimento.
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 Vinc. movto
Vinculação do movimento.
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Ao confirmar o atendimento de um item da requisição (ou da requisição toda), o SIGER® realiza os seguintes movimentos:
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Movimento de saída interna (ou saída por transferência) no módulo de Controle de Estoques, no local informado e data informados
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Movimento de entrada por transferência no módulo de Controle de Estoques, no local informado e data informados; (se o tipo de movimento requisitado foi de transferência)
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Registra atendimento para a requisição de estoque, na quantidade informada, atualizando o saldo a atender da mesma
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Se o saldo a atender da requisição for zerado, seu status é trocado para "Atendida". Se o sistema estiver configurado para não controlar confirmação de entrega, então o status é trocado para "Entregue", que é a última posição existente (fim do ciclo de vida da requisição).
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