Análise de Rentabilidade Diária

 

VISÃO GERAL

Esta opção permite fazer uma análise das vendas diárias, levando em consideração os pedidos faturados no período selecionado e permitindo que se faça uma projeção para o mês inteiro. Disponível no menu FAT 5.8-R.
 

SELEÇÃO - RENTABILIDADE DIÁRIA

 
Análise de Rentabilidade Diária
1

Quantidade de dias úteis do mês

1. Quantidade de dias úteis do mês
Informe a quantidade de dias úteis do mês correspondente ao período a ser analisado. Independente do dia do mês em que o relatório está sendo executado, deve-se informar a quantidade de dias úteis total do mês para que a projeção seja feita corretamente.
2

PIS/COFINS

2. PIS/COFINS
Somatório das alíquotas integrais de PIS e COFINS - definidas conforme o tipo de lucro da empresa - para apuração da receita líquida da venda. Este percentual será utilizado para calcular o valor do PIS/COFINS do item, que será descontado do valor total do item para que se encontre a margem de lucro do mesmo.
3

Deduzir PIS/COFINS da venda

3. Deduzir PIS/COFINS da venda
Quando marcado irá descontar do total somado as alíquotas integrais de PIS e COFINS conforme lucro configurado na empresa.
4

% propaganda

4. % propaganda
Percentual estimado de custos com propaganda - demonstrado na coluna "Despesa".
5

% frete

5. % frete
Percentual estimado de custos com fretes - demonstrado na coluna "Despesa".
6

Valor do custo fixo

6. Valor do custo fixo
Informe o valor do custo fixo correspondente ao período analisado. Encaixam-se neste valor, todos aqueles custos/despesas que não estão incorporados ao custo do produto.
7

Valores c/Frete/Seguro/Desp.acessória

7. Valores c/Frete/Seguro/Desp.acessória
Indica se deve ou não somar ou subtrair os valores de frete, seguro e despesas acessórias dos pedidos nas despesas.
8

Valores com IPI

8. Valores com IPI
Quando marcado, irá somar o valor de IPI nas despesas.
9

% despesas

9. % despesas
Percentual estimado de despesas apropriáveis ao custo - demonstrado na coluna "Despesa".
10

% juros ao mês

10. % juros ao mês
Percentual de juros a ser aplicado com base no prazo médio de vencimento - demonstrado na colina "Juros".
 
Ao avançar a tela inicial, será exibida a Seleção Padrão de Vendas, e nela o campo "Custo dos materiais vendidos".
 
 
 
Custo da mercadoria vendida é obtido pela multiplicação da quantidade vendida pelo custo do produto. As opções disponíveis para o custo do produto são as seguintes:
1-Preço de Reposição do Pedido: Quantidade multiplicada pelo custo do produto vendido na época da emissão da nota fiscal. O custo do produto vendido é obtido conforme a configuração da empresa do faturamento, botão <Itens do pedido>, campo "Origem do custo", podendo ser:
  • Preço de reposição: obtido a partir do preço de reposição proveniente do cadastro do produto na época
  • Custo médio: obtido a partir do preço médio do estoque do produto na época
  • Última compra: obtido a partir do valor da última compra do produto na époc.
2-Preço de Reposição cad.Produto: Quantidade multiplicada pelo preço de reposição em Reais do cadastro do produto, obtido no momento da emissão do relatório.
3-Preço Médio (Mês Fatur.Pedido): Quantidade multiplicada pelo preço médio de estoque do mês do faturamento da emissão da nota fiscal, obtido a partir do acumulado de estoque.
4-Vl.Médio Entradas(Mês Fat.Ped): Quantidade multiplicada pelo preço médio de todas as entradas de estoque (Valor total de entradas / Quantidade total de entradas), inclusive entradas internas e transferências, do mês do faturamento da emissão da nota fiscal.
5-Vl.Médio Saídas(Mês Fatur.Ped): Quantidade multiplicada pelo preço médio de todas as saídas de estoque (Valor total de saídas / Quantidade total de saídas), inclusive saídas internas e transferências, do mês do faturamento da emissão da nota fiscal.
6-Pr.Venda em Moeda Estrangeira: Quantidade multiplicada pelo preço de venda em moeda estrangeira do cadastro do produto, obtido no momento da emissão do relatório.
7-Preço Médio (Mater., MO e GGF): Quantidade multiplicada pelo preço médio de estoque do mês do faturamento da emissão.
8-Custo gerencial: Quantidade multiplicada pelo custo gerencial em Reais do cadastro do produto, obtido no momento da emissão do relatório.
9-Custo Médio Ponderado: Utiliza o valor total do movimento de estoque originado da nota fiscal emitida como custo total. A opção 3-Preço Médio verifica o preço médio a partir do acumulado de estoque, enquanto que esta opção verifica o movimento de estoque vinculado à nota emitida.
A-Pr.Reposição Moeda Estrangeira: Quantidade multiplicada pelo preço de reposição em Moeda Estrangeira do cadastro do produto, obtido no momento da emissão do relatório.
B-Custo Gerencial M.Estrangeira: Quantidade multiplicada pelo custo gerencial em Moeda Estrangeira do cadastro do produto, obtido no momento da emissão do relatório.
C-Custo da OP: Custo de todos os movimentos de saída interna da ordem de produção vinculado ao pedido do faturamento.
D-Custo do Lote: Quantidade multiplicada pelo custo unitário de compra e/ou produção do lote vendido. Havendo compras, utiliza o preço médio obtido através do total comprado até a data da venda. Havendo produção, utiliza o preço médio do custo total de produção. Lotes de matéria-prima consumidos na produção também são valorizados pelo mesmo critério. Matérias-primas e embalagens consumidas que não são controladas por lote assumem o valor do movimento de saída para consumo (preço médio de estoque). Para produtos vendidos sem lote, assume preço médio de estoque do mês do faturamento, como faz na opção "3-Preço médio (mês fatur.pedido)".
E-Último custo de aquisição: Quantidade multiplicada pelo custo de aquisição em Reais informado no cadastro do produto, obtido no momento da emissão do relatório. No cadastro do produto consta a última alteração deste custo, no entanto sempre utilizará o último custo de aquisição gravado.
F-Custo Gerencial(Dat.mov.Estoq): Quantidade multiplicada pelo custo gerencial na data do movimento de estoque gerado pelo item do pedido, mesma data de faturamento do pedido.
G-Custo Aquisição(Dat.mov.Estoq): Quantidade multiplicada pelo custo de aquisição na data do movimento de estoque gerado pelo item do pedido, mesma data de faturamento do pedido.
H-Preço reposição(Dat.mov.Estoq): Quantidade multiplicada pelo preço de reposição na data do movimento de estoque gerado pelo item do pedido, mesma data de faturamento do pedido.